Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

RACISMO

Atriz contratada da Globo critica yellowface na novela Cara e Coragem

CAMILA MAIA/TV GLOBO

Os atores Paolla Oliveira e Marcelo Serrado como Pat e Moa e Bruno de Luca e Ana Clara de Lima como eles mesmos em Cara e Coragem; eles estão um ao lado do outro olhando para a foto e sorrindo, vestidos de chineses

Pat (Paolla Oliveira) e Moa (Marcelo Serrado) com Bruno de Luca e Ana Clara em Cara e Coragem

ARTHUR PAZIN

arthurpazin@noticiasdatv.com

Publicado em 5/8/2022 - 13h48

Em Cara e Coragem, Bruno de Luca e Ana Clara Lima gravaram participação ao lado de Pat (Paolla Oliveira) e Moa (Marcelo Serrado) como eles mesmos na gravação de um comercial inspirado na cultura chinesa. Nas redes sociais, Ana Hikari, atriz contratada da Globo, criticou o uso de atores brancos na sequência, acusando a novela das sete de fazer yellowface.

A ação, que em português significa cara amarela, consiste em atribuir a artistas brancos aspectos a fim de representar uma pessoa com etnia asiática ou oriental, semelhante à prática de blackface com negros. No caso do folhetim, o quarteto aparece em imagens divulgadas usando trajes, acessórios e maquiagem da cultura chinesa.

Na novela, a dupla participará de um comercial em que Pat e Moa vão atuar como dublês das verdadeiras estrelas da propaganda. Os protagonistas da trama também precisaram se caracterizar como chineses para representar os famosos na sequência. Os dois, inclusive, já surgiram nos últimos capítulos com roupas características, ensaiando para a gravação. 

A cena foi divulgada pelo Gshow em suas redes sociais e também pela Comunicação da emissora. "Pat e Moa serão convocados para uma nova gravação em Cara e Coragem. Desta vez, eles serão os dublês de ação de ninguém mais, ninguém menos que Ana Clara e Bruno de Luca, num set todo inspirado na cultura oriental. Eu já amei", escreveu o portal da Globo no Instagram.

Confira a publicação:

Após a divulgação do Gshow, brasileiros com descendência amarela repercutiram negativamente o uso dos atores caracterizados como chineses na cena. Gus Balducci, colunista de k-pop, escreveu em seu perfil no Twitter que "para a Globo, não existem atores amarelos no Brasil", lamentando a falta de representatividade no trecho em questão da novela.

Foi por meio desta publicação que Ana Hikari, atriz amarela, que é contratada da Globo e atuou em novelas como Malhação Viva a Diferença (2017) e Quanto Mais Vida, Melhor! (2021), criticou a postura da emissora. Ela republicou a postagem do colega utilizando uma sequência de "emoticons" de palhaço e escreveu:

"Esse emoticon é a minha foto do crachá de atriz contratada da casa cada vez que a empresa faz uns yellowface/whitewashing [prática de embranquecer negros]/abordagens racistas, e eu tenho que fingir que tá tudo certo", publicou.

A criadora de conteúdo nipo-brasileira Bruna Tukamoto também foi ao Twitter manifestar seu repúdio à emissora. Ela criticou o uso de atores brancos "fantasiados" de orientais, termo usado pelo Gshow, que de acordo com ela é "problemático". "Só é uma pena que esse set oriental está regado de estereótipos, bem caricato e todo inspirado na cultura oriental, sem oriental", disse.

Vale lembrar que em 2016 a emissora também foi alvo de críticas e manifestações após escalar os atores Giovanna Antonelli e Luis Mello para viverem japoneses em Sol Nascente, trama de Walther Negrão, Suzana Pires e Júlio Fischer.

A cena com a participação de Bruno de Luca e Ana Clara estava prevista para começar no capítulo da última quinta (4) e terminar nesta sexta (5). Procurada pelo Notícias da TV para comentar o caso, a Globo não respondeu até a conclusão deste texto. Caso a emissora se posicione, a reportagem será atualizada.

Confira as reações:

Escrita por Claudia Souto e com direção artística de Natalia Grimberg, Cara e Coragem aborda o universo dos dublês e será substituído por Vai na Fé, trama de autoria de Rosane Svartman Confira os resumos da novela das sete da Globo que o Notícias da TV publica diariamente.


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Ouça "#112 - Grávida de bebê-diabo, Irma ganha poderes em Pantanal" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Cara e Coragem e outras novelas:


Resumos Semanais

Cara e Coragem: Resumo dos próximos capítulos da novela da Globo - 11 a 14/1

Quarta, 11/1 (Capítulo 195)
Pat revela a Rômulo que estava monitorando os encontros deles para Ítalo. Danilo se desespera com a Citação e exige que Célia arrume um encontro dele com Rebeca. Regina chora com medo de ser presa. Batata ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.