Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
TikTok

JOSÉ DE ABREU

Ator expõe motivo do sumiço de Gustavo na 1ª versão de Pantanal: 'Sem satisfação'

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Montagem do ator José de Abreu como Gustavo em Pantanal (1990) e atualmente

José de Abreu como Gustavo em Pantanal (1990) e atualmente; personagem sumiu na novela

DÉBORA LIMA

debora@noticiasdatv.com

Publicado em 26/5/2022 - 9h04

Intérprete de Gustavo na 1ª versão de Pantanal, exibida em 1990 pela extinta Manchete (1983-1999), José de Abreu explicou o motivo do sumiço do personagem na história: a falta de interesse do público no núcleo do Rio de Janeiro. "Tiraram o Gustavo da novela sem nenhuma satisfação mesmo", expôs o ator. No remake da Globo, o psicólogo ganhou um final diferente na pele de Caco Ciocler.

No folhetim escrito por Benedito Ruy Barbosa, Gustavo desapareceu depois da morte de Madeleine (vivida por Ítala Nandi na época). "O Jayme [Monjardim], lá na Manchete, tinha aquele medidor de Ibope. Sempre que a novela mostrava o núcleo do Rio, a audiência caía. Então, ele e o Benedito queriam manter a história no Pantanal, óbvio. E a parte do Rio foi diminuindo", contou Abreu.

"Aí a Ítala saiu, e eu fiquei com poucas cenas. Até que, um dia, o Jayme me liga e diz: 'Vamos gravar em Noronha. Soube que o Paulo Ubiratan [diretor] vai fazer Riacho Doce lá. Eu quero fazer antes'. Nunca tinham gravado em Fernando de Noronha", revelou o ator em entrevista à coluna de Patrícia Kogut, do jornal O Globo.

José de Abreu foi convidado por Monjardim para protagonizar a série O Canto das Sereias (1990). "Eu perguntei: 'E como faz com o Gustavo?'. Ele respondeu: 'Não está dando certo a novela no Rio de Janeiro. Eu te tiro e você volta no final'", detalhou o veterano.

A ideia era que o personagem retornasse ao Pantanal nos últimos capítulos e aparecesse escrevendo na chalana, mas isso não aconteceu. "Fui para Noronha, e tiraram o Gustavo da novela sem nenhuma satisfação mesmo. Ele sumiu. Eu sei que fiquei em Noronha seis meses, morando lá por conta da Manchete", continuou Abreu.

Eles me esqueceram. E não voltei para Pantanal. Liguei para o Jayme perguntando, e ele disse: 'Ih, caramba, esqueci de você. Mas vamos fazer A História de Ana Raio e Zé Trovão [1991], então.

Na adaptação feita por Bruno Luperi, no entanto, Gustavo decidiu mudar de vida após a morte de Madeleine (Karine Teles). O psicólogo fechou o consultório e partiu em uma viagem pelo mundo com Nayara (Victoria Rossetti).


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Ouça "#102 - Tudo sobre o final de Quanto Mais Vida, Melhor!" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Pantanal e outras novelas:


Últimas de Novela Pantanal


Resumos Semanais

Novela Pantanal: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 25/6 a 9/7

Sábado, 25/6 (Capítulo 78)
Mariana insiste em dizer que não vai para o Pantanal. José Lucas comenta com José Leôncio que ele foi muito duro com Tadeu. Zuleica fica estarrecida quando Marcelo revela que sabe que Guta é sua irmã. ... Continue lendo

Leia também

Enquete

Pantanal perde audiência: novela está chata?

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.