Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

TORCIDA DECLARADA

CBF 'esnoba' SBT e respira aliviada com volta da Libertadores para Globo

ALEXANDRE VIDAL/FLAMENGO

Arrascaeta faz gol na Libertadores 2022 e aponta para a câmera com seriedade

Arrascaeta do Flamengo; CBF não esconde que comemorou o retorno da Libertadores para a Globo

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 26/5/2022 - 6h40

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) não esconde nos bastidores que está feliz com o retorno da Libertadores para a Globo em 2023. O SBT havia mudado o dia das transmissões para as noites de terça, o que segundo a entidade prejudicava muito o calendário de seus torneios. A volta dos jogos para as quartas-feiras é vista com bons olhos.

O Notícias da TV apurou que a torcida a favor da Globo vinha principalmente da direção de competições da entidade, atualmente comandada por Júlio Avelar, ex-executivo da Fifa. Até mesmo o presidente, Ednaldo Rodrigues, tinha interesse no retorno da competição para o principal conglomerado de mídia do país do que na permanência do SBT.

A mudança dos jogos para terças-feiras fez com que a entidade tivesse que mexer no calendário do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil. Times populares como Flamengo e Palmeiras, por exemplo, ficaram impossibilitados de ter seus jogos agendados para o domingo no torneio nacional --quando tivessem compromisso da Libertadores na terça seguinte. Com isso, jogos grandes e importantes precisaram ser remanejados para o sábado.

Pela regra feita em parceria pela CBF e a Conmebol (Confederação Brasileira de Futebol), times de futebol precisam resguardar um espaço de 66 horas entre um jogo e outro para evitar desgaste físico exagerado.

A CBF entende que terá mais tranquilidade para montar o calendário de transmissões às quartas e domingos, porque sua relação com a Globo é bastante próxima.

Globo volta à Libertadores em 2023

Depois de "fazer as pazes" com a entidade, a Globo se deu melhor e levou a transmissão da Libertadores entre 2023 e 2026. Ela poderá mostrar até 25 jogos por ano. Já o SBT ficou com os direitos da Copa Sul-Americana, o segundo torneio mais importante, e vai passar 13 partidas por temporada. 

Para a emissora líder, a volta da Libertadores é importante para subir a audiência de seus eventos de futebol. No caso do SBT, a compra da Sul-Americana assegura a manutenção de um torneio continental regional importante durante mais quatro anos.

As duas últimas finais de Libertadores, que foram disputadas por times brasileiros, superaram a casa dos 30 pontos e venceram a Globo em todo o Brasil. O SBT não via números assim desde o início da década de 2000, quando viveu sua melhor fase da história em audiência. 


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.