Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

DESESPERO

Além de Maria Santa, João Pedro carregará culpa por outra morte em Renascer

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Em cena de Renascer, Juan Paiva está com a expressão séria, olhando para alguém

João Pedro (Juan Paiva) em Renascer: tabaréu se sentirá culpado pela morte do irmão em seus braços

CARLA BITTENCOURT, colunista

carla@noticiasdatv.com

Publicado em 15/4/2024 - 20h00

A vida não será nada fácil para João Pedro (Juan Paiva) em Renascer. Enjeitado desde que nasceu e preterido por Mariana (Theresa Fonseca), o protagonista da novela das nove da Globo carregará agora mais uma culpa. Além de se sentir responsável pela morte de Maria Santa (Duda Santos), o tabaréu ficará apavorado por ter vacilado no momento da morte de José Venâncio (Rodrigo Simas).

João Pedro estará dirigindo o carro que será atingido pelo tiro fatal. Desesperado com a morte do irmão, o caçula de José Inocêncio (Marcos Palmeira) se sentirá culpado. "Eu vinha vîno no caminho mais mano Zé Venâncio quâno veio o tiro de num sei onde... Do nada. Se num tivesse tão distraído...", lamentará ele a Lu (Eli Ferreira).

"Pelo amor de Deus, João, você não vai começar a se culpar por isso também!", repreenderá a professora. "Eu num devia de tá tão desatento da vida!", continuará ele, desarvorado. "Como você pode querer se responsabilizar por isso?", insistirá ela, tentando acalmar o amigo.

Mas João Pedro não se acalmará: "Era pra eu, fessora! Devia eu espaiado lá na sala... Que nem divia sê eu a morrê no parto, não mainha! Aquela bala num era pra ele... Era pra mim!". "Não fala isso, João! Por tudo o que é mais sagrado... Não diga uma coisa dessa", dirá Lu.

Deocleciano lembrará que é preciso contar a José Inocêncio o que aconteceu com José Venâncio, e João Pedro cairá em prantos, nervoso. ", não, padinho... Num quero eu a lhe a notícia... Que é capaiz de ele pensá que fui eu que matei o mano Zé Venâncio. Como sempre pensô que fui eu que matei mainha", rebaterá.

"Vocês faz o que vocês quisé...", dirá ele, que se mandará para o quarto. Deocleciano, então, decidirá dar a notícia ao amigo e pedirá que Augusto (Renan Monteiro) fique por ali: "Dotô fique aqui, pra lidá com o que tivé que lidá... Com teu painho me converso eu".

Como Venâncio vai morrer?

No capítulo da novela das nove da Globo previsto para ir ao ar na próxima segunda-feira (22), um tiro alvejará o carro em que estarão Venâncio e João Pedro. O caçula estará levando Venâncio até Ilhéus quando um disparo estilhaçará o vidro da frente do veículo. Ambos levarão um susto e, num primeiro momento, não dará para ver que o publicitário foi ferido.

"Tá bem, mano?, perguntará João Pedro. "Tô...", responderá ele, enquanto correrá as mãos pelo corpo, num gesto automático, ainda tomado pela adrenalina e o desespero da situação. "Ô, peste... Que susto foi esse?", falará o tabaréu. "Eu acho... Acho que me pegaram", dirá Venâncio, tirando as mãos de cima do corpo. João perceberá o irmão encharcado de sangue.

A emoção, então, tomará conta das cenas seguintes. João Pedro entrará com Venâncio nos braços, quase desmaiado, na casa de Morena (Ana Cecília Costa) e Deocleciano. Ele demonstrará a maior dificuldade, por conta do peso, até descansar o irmão em algum lugar por lá. "Está estafado, comovido, perdido na vida", escreveu Bruno Luperi no roteiro da cena.

Em seguida Deocleciano e Zinha (Samantha Jones) se aproximarão, chocados. "Pegaro nóis na estrada, padinho... certaram o mano Zé Venâncio bem no meio do peito", contará ele, que pedirá à amiga que chame José Augusto.

Venâncio começará a delirar chamando por Maria Santa, deixando João Pedro apavorado. "Chame mainha, João... Chame ela, chame mainha pra ela vim me buscá", pedirá. "Ninguém vai vim lhe buscá, mano véi... Tá me ôvino?! Ninguém! Nós tâmo em casa... Mano Zé Augusto vem vîno... Vai se acabá tudo bem...", falará João Pedro. "Eu não quero ir, João", dirá, assustado. "Então fica, mano! Fica aqui mais eu! Fica!", implorará.

Augusto chegará por lá, mas João Pedro já estará morto. "Não há nada o que se possa fazer. Ele não tá mais aqui... O mano tá lá, junto de mainha", falará o médico.

Renascer foi escrita e criada pelo autor Benedito Ruy Barbosa. A primeira versão foi ao ar na Globo em 1993. Bruno Luperi é neto do novelista e responsável pela adaptação da saga rural que estreou no horário nobre em janeiro. O remake ficará no ar até setembro.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas:


Resumos Semanais

Renascer: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 21/5 a 1º/6

Terça, 21/5 (Capítulo 104)
Dona Patroa demonstra arrependimento de ter voltado para casa. Joana pensa na proposta de indenização de Egídio a Tião. Buba e Augusto ficam juntos. Morena diz a Deocleciano que estranhou o fato de Teca querer morar ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.