Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

INDIGNAÇÃO

Acusado de roubo, Tião se transforma e muda radicalmente em Renascer

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

O ator Irandhir Santos está em cena da novela Renascer caracterizado como o personagem Tião Galinha

Tião Galinha (Irandhir Santos) dará lição no coronel após ser acusado injustamente de roubo

MÁRCIA PEREIRA, colunista

marcia@noticiadastv.com

Publicado em 29/6/2024 - 17h00

Após abandonar Joana (Alice Carvalho), Tião Galinha (Irandhir Santos) virará suspeito de cometer um crime em Renascer. Ele ficará indignado quando José Inocêncio (Marcos Palmeira) acusá-lo de invadir suas terras e roubar cacau junto com os outros moradores do assentamento. O coronel cairá na conversa de Egídio (Vladimir Brichta), o verdadeiro ladrão na novela das nove da Globo.

A mentira jogada pelo vilão recairá sobre o ex-catador de caranguejos, que terá sido demitido do trabalho nas roças de João Pedro (Juan Paiva). A sequência marca o momento de uma transformação no comportamento do peão, que não aceitará a calúnia e defenderá os sem-terra com unhas e dentes.

José Inocêncio chegará ao acampamento e começará a fazer questionamentos a Dalva (Maria Zenayde). "Num sabêmo nada de seu cacau, não, sinhô... Que nóis também nunca invadîmo terra ninhuma", responderá a idosa. "E tão atrás de que esse tempo aqui acampando?", continuará o coronel, em cena prevista para ir ao ar na terça (2).

A multidão abrirá caminho para Tião Galinha chegar perto de Dalva. "Tâmo atrás de terra parada!", ele falará. "E que a Justiça já indicô que tão disponivê pra reforma agrária", declarará Dalva. "Que é que fazêno aqui, Tião?", indagará Deocleciano (Jackson Antunes).

"Me ajuntei ao movimento, Deocreciano... Despois que vocês dispensôeu da fazenda", dirá Tião. "Veja só, Deocleciano, que azar o nosso? Dispensâmo Tião Galinha e, no dia seguinte, roubaram o nosso cacau!", falará Inocêncio, que soltará um sorriso de deboche na cara de todos.

Tião se ofenderá e levantará a casa, além do tom de voz. "Quê que o sinhôquerêno dizê com isso?", gritará. "Que certamente você teve tempo de conhecer as coisas por lá... Aprendê os caminho", soltará o fazendeiro, que verá Tião discursar indignado na frente de todos:

Fosse por mim, ieu tarra trabaiâno de graça, que as coisa que aprendî ni suas terranum tem dinhêro no mundo que pagasse! Se tem um defeito que Deus me deu nessa vida, sêo José Inocênço, foi num sabê robá! O sinhô pode revirá cada um desses barraco... Desde que tenha um documento que prove que tem esse direito.

Inocêncio perguntará se suas suspeitas não bastam. "Suspeita por suspeita, José Inocênço... Nós tumbém têmo as nossa a vosso respeito! Nem por isso saímo entâno ni sua casa... Invadîno suas terra nem coisa ninhuma. Vocês levaram cada um de meus sonhos embora... Cada um deles! A minha decência vocês num vão levá!", rebaterá o peão.

Leia também -> Resumo dos próximos capítulos da novela Renascer.

Renascer foi escrita e criada pelo autor Benedito Ruy Barbosa. A primeira versão foi ao ar na Globo em 1993. Bruno Luperi é neto do novelista e responsável pela adaptação da saga rural que estreou no horário nobre em janeiro. O remake ficará no ar até setembro.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas:


Resumos Semanais

Resumo de Renascer: Capítulos da semana da novela da Globo - 1º a 13/7

Segunda, 1º/7 (Capítulo 139)
Mariana desconfia de que Egídio tenha roubado o cacau de José Inocêncio e tenta obter informação através de Marçal. Inácia aconselha o patrão a se acertar com Mariana e lembra que a aliança entre a neta ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.