Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

VALDEMIRO SANTIAGO

Rede Brasil aluga programação para Igreja Mundial durante 22 horas diárias

DIVULGAÇÃO/GOVERNO FEDERAL

Pastor Valdemiro Santiago, com uma blusa preta e um cachecol cinza, e um chapéu de cowboy, dando um joinha para o seu lado direito

Valdemiro Santiago, líder da Igreja Mundial, comprou 22 horas de programação na Rede Brasil

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 14/7/2021 - 14h46
Atualizado em 16/7/2021 - 17h00

[Erramos: Diferentemente do informado neste texto, a Rede Brasil de Televisão não vendeu 22 horas de sua programação para a Igreja Mundial do Poder de Deus. A emissora informou que vendeu 12 horas de sua programação no canal 12 e outras 12 horas no canal 50 de São Paulo. As informações corretas foram publicadas em novo texto em 16 de julho de 2021. O texto a seguir não foi alterado.]

A Rede Brasil, TV nanica que está presente em grande parte das capitais do país, alugou nesta semana 22 horas de sua programação diária para a Igreja Mundial do Poder de Deus, do pastor Valdemiro Santiago. A transmissão do sinal começou nesta terça-feira (13). É a terceira emissora pequena que entra nesse esquema --CNT e Rede 21 já operam assim com a Igreja Universal do Reino de Deus.

Procurada pelo Notícias da TV, a emissora confirmou o aluguel para a IMPD, mas não quis confirmar tempo de duração e valores pagos. A coluna apurou que o tempo de acordo é de um ano. Fontes do mercado publicitário estimam que um aluguel de programação da Rede Brasil sai hoje por cerca de R$ 8 milhões por mês.

Valdemiro Santiago pagava esse valor até o ano passado para usar a frequência do canal 32 de São Paulo, que já foi da MTV Brasil e que é atualmente ocupado pela Loading. Se a Justiça não considerar o canal ilegal em briga na Justiça que será decidida na semana que vem, a Jovem Pan assumirá o canal.

O negócio era algo que Valdemiro Santiago queria desde o ano passado, quando perdeu o canal 32. A Rede Brasil tem retransmissoras nas maiores cidades do Brasil. Em São Paulo, a Rede Brasil é o canal 12 e pode ser encontrada entre TV Gazeta e Band.

Crise mudou Rede Brasil

Mesmo com o aluguel, a Rede Brasil não vai demitir ninguém. Desde o início de 2021, a TV usa uma outro número para exibir sua programação --o canal 50 em São Paulo. Com o nome fantasia de RBTV, leva ao ar as atrações que eram exibidas no antigo canal 12.

A estratégia de mudança foi de seu dono, Marcos Tolentino, que tem duas concessões diferentes. O canal 12 foi colocado para aluguel, enquanto o canal 50, em que funcionava a antiga TV Metropolitana, fica com conteúdo como programas de entretenimento e séries dos anos 1960 e 1970. A crise econômica da pandemia da Covid-19 causou essa alteração. 

Com os lucros dos alugueis, o grupo instalou na TV Metropolitana um novo modelo de negócio, sem a preocupação e a necessidade de buscar empresas que vendem pílulas milagrosas ou cintas emagrecedoras para ações de merchandising duvidosas que bancam as atrações.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.