FENÔMENO DA QUARENTENA
REPRODUÇÃO/YOUTUBE
Marília Mendonça, Gusttavo Lima e Sandy estão no top 5 da audiência das lives no YouTube mundial
Fenômeno na quarentena, as lives se tornaram uma opção de entretenimento durante o período de distaciamento social ao redor do mundo. No entanto, foi no Brasil que os shows ao vivo e online se popularizaram. No ranking mundial de picos de audiência em lives do YouTube, artistas brasileiros ocupam quatro das cinco primeiras posições.
Os sertanejos dominam. A líder é Marília Mendonça, que chegou a ter 3,3 milhões de espectadores simultâneos na apresentação de 8 de abril. Na segunda colocação, a dupla Jorge & Mateus teve mais de 3,16 milhões de contas assistindo à transmissão em 4 de abril. Os dados foram compilados pelo YouTube para o Notícias da TV.
O único artista estrangeiro que ocupa o top 5 do ranking é Andrea Bocelli. A live do tenor, que foi transmitida diretamente da vazia Catedral de Milão, na Itália, um dos países mais afetados pelo coronavírus, teve um pico de 2,8 milhões de pessoas.
Em quarto lugar, está Gusttavo Lima, o precursor dos shows solidários no Brasil. O sertanejo fez uma apresentação de cinco horas em 28 de março e chegou a ter 750 mil acessos simultâneos, o que provou para os outros cantores e para as marcas que esse formato de show em casa era uma saída para faturar durante a quarentena.
O recorde do cantor, no entanto, foi conquistado na segunda edição do Buteco em Casa, em 11 de abril, quando a audiência atingiu 2,76 milhões de contas no YouTube ao mesmo tempo. O show durou mais de sete horas, arrecadou diversas doações e acabou alvo de investigação do Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária), que apura suposto abuso de bebida alcoólica.
Após essa intervenção, as lives ficaram mais comportadas e, mesmo naquelas em que os cantores são patrocinados por marcas de cerveja, o consumo da bebida em frente às câmeras é evitado.
Na quinta colocação do ranking mundial de apresentações, está o show bem família de Sandy e Junior, que contou com a participação do músico Lucas Lima, marido da cantora, e de Xororó, pai da dupla. Foram 2,54 milhões de pessoas sintonizadas ao mesmo tempo. Até o astro Rodrigo Santoro participou via telefone e teve o apelido revelado ao vivo.
No Brasil, apresentações de Henrique & Juliano, Wesley Safadão, Zé Neto & Cristiano, Amigos (Leonardo, Chitãozinho & Xororó, Zezé Di Camargo & Luciano), Raça Negra, Roberto Carlos e Bruno & Marrone foram algumas das que também ultrapassaram a marca de 1 milhão de espectadores simultâneos.
De acordo com o YouTube, as visualizações são determinadas por meio de sistemas que fazem uma verificação para assegurar que os vídeos são vistos por humanos, e não por robôs ou programas de computador, por exemplo.
A rede social não determina um tempo mínimo de visualização para fazer a contagem de audiência, mas explica que tem um filtro para considerar quais visualizações são reais e quais não são por meio de uma "análise rigorosa".
Algumas lives não ficam disponíveis nos perfis dos artistas depois que os shows acabam, em muitos casos por uma questão de estratégia da agência ou gravadora. Nos canais do YouTube de cantores como Marília Mendonça, Henrique e Juliano e Zé Neto e Cristiano, está disponível apenas a live da Workshow, empresa de agenciamento dos artistas, que realizou um encontro online com eles em 17 de abril.
Veja abaixo as cinco lives do YouTube que tiveram os maiores picos de audiência:
Ranking de audiência do YouTube
Artista | Pico de visualizações | Data |
Marília Mendonça | 3,3 milhões | 8/4 |
Jorge & Mateus | 3,16 milhões | 4/4 |
Andrea Bocelli | 2,8 milhões | 12/4 |
Gusttavo Lima | 2,76 milhões | 11/4 |
Sandy & Junior | 2,54 milhões | 21/4 |
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.