Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

MARATONA INFANTIL

'Novelas eternas' do SBT, Chiquititas e Poliana viram fenômeno na Netflix

LOURIVAL RIBEIRO/SBT

Igor Jansen e Sophia Valverde comem pipoca e tomam refrigerante em uma sala de cinema em cena de As Aventuras de Poliana

Igor Jansen e Sophia Valverde em cena de As Aventuras de Poliana; novela estreou na Netflix

LUCIANO GUARALDO e ELBA KRISS

luciano@noticiasdatv.com

Publicado em 28/11/2020 - 7h05

Em suas exibições originais, As Aventuras de Poliana (2018) e Chiquititas (2013) ficaram mais de dois anos no ar, tornando-se as duas novelas mais longas da TV brasileira. Com 564 e 545 capítulos, respectivamente, as tramas infantojuvenis do SBT são um desafio e tanto para quem gosta de acompanhar a história em esquema de maratona. Mas isso não impediu os folhetins de virarem fenômeno na Netflix.

Adicionada ao catálogo da gigante do streaming no último dia 18, a novelinha estrelada por Sophia Valverde e Igor Jansen entrou no top da plataforma e não saiu mais. Ainda divide espaço com as órfãs do Raio de Luz, que estão entre as mais buscadas pelos assinantes brasileiros da Netflix há três meses.

O sucesso das novelas chama a atenção porque elas estão juntas no Top 10 da plataforma justamente na semana em que o SBT decidiu eliminar uma faixa de reprise de suas tramas infantojuvenis. A reprise de Cúmplices de Um Resgate (2015) chegou ao fim no dia 25 e não ganhou uma substituta --a emissora de Silvio Santos deixou Chiquititas sozinha e adiantou o começo do Programa do Ratinho para as 22h15.

O curioso é que as crianças que gostam das duas tramas não precisariam recorrer a um serviço pago para assisti-las. Chiquititas é reprisada pelo SBT desde 29 de junho, e Poliana está disponível completa no YouTube oficial da novela. Então, por que as duas são tão populares na Netflix?

"Eu acredito que seja um efeito da pandemia. As pessoas passaram a abordar muito [o elenco] sobre a novela nesse período de isolamento e de ausência de aulas para a garotada", aponta Eric Surita, intérprete do Beto na trama de 2013, ao Notícias da TV.

Júlia Olliver, que viveu a Pata na história adaptada por Iris Abravanel, acredita que o sucesso vai muito além do isolamento social por causa do coronavírus. "Acho que é efeito das Chiquititas mesmo, porque está na Netflix há muito tempo. Tem gente que está assistindo à reprise no SBT agora e corre para a Netflix [para ver como a história continua]", especula a atriz.

Ela também defende que uma parte do público que acompanha a novela no streaming atualmente nem era nascida durante a exibição original --o remake estreou há sete anos, afinal. "Tem gente que não sabe que é novela, porque na Netflix está como série. Tem criança que não era nascida e acha que é, realmente, uma série da Netflix e não uma novela do SBT."

O ator Ernando Tiago, de 56 anos, nem entende muito bem como o streaming funciona. Porém, o intérprete de Cícero, pai de Tati (Gabriella Saraivah) e Vivi (Lívia Inhudes), valoriza a sobrevida que as novelas ganham na plataforma. "Faz com que o trabalho não seja esquecido. A gente tem que se acostumar com isso de estar constantemente no ar. É uma plataforma nova, mas, para mim, é uma alegria. Eu só tenho a agradecer", conta o veterano.

A Netflix não divulga os números de espectadores das duas novelinhas, mas certamente está satisfeita com o retorno que conseguiu com as aquisições, que batem produções originais do serviço. Chiquititas, por exemplo, está à frente do fenômeno O Gambito da Rainha, e Poliana tem mais público do que o filme A Princesa e a Plebeia - Nova Aventura, dois sucessos mundiais.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.