Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

NO TOP 10 BRASIL

Com SBT proibido de lucrar com Chiquititas, fãs recorrem à Netflix para maratonar novela

REPRODUÇÃO/NETFLIX

Print da tela da Netflix com a opção de assistir e a sinopse da novela Chiquititas, com imagem das atrizes Giulia Garcia (à esquerda) e Gabriella Saraivah (à dir.) assustadas como as personagens Ana e Tati, respectivamente, da novela Chiquititias, do SBT

Ana (Giulia Garcia, à esq.) e Tati (Gabriella Saraivah) representam a novela Chiquititas no catálogo da Netflix

KELLY MIYASHIRO

kelly@noticiasdatv.com

Publicado em 2/9/2020 - 7h05

Sem interesse em assistir Chiquititas no SBT e com a retirada dos capítulos do canal do YouTube da emissora --proibida pela Telefe de lucrar em cima da história de Cris Morena na internet--, os fãs da novela infantil têm recorrido à Netflix para maratonar a trama do orfanato Raio de Luz. A plataforma disponibiliza em seu catálogo os 545 capítulos do folhetim, que entrou no top 10 Brasil de conteúdos mais vistos sete anos após sua estreia.

Diferentemente do SBT, que exibe o remake de Chiquititas (2013) há cerca de dois meses com muitos cortes, a Netflix oferece os episódios inteiros, o que atrai os telespectadores que não querem consumir apenas um capítulo por dia.

Antigamente, o SBT conseguia lucrar mais com a saga de Mili (Giovanna Grigio) graças a uma playlist da novela publicado em seu canal no YouTube, que atualmente tem mais de 10 milhões de inscritos. Com a disponibilização do conteúdo gratuito, assim como acontece com As Aventuras de Poliana (2018), os capítulos conseguiam centenas de milhares de views dos fãs. 

Os perfis da plataforma que têm uma audiência alta conseguem a monetização (ganhar dinheiro baseado na quantidade de visualizações e engajamento) dos vídeos em dólares --pagos pelo Google ao proprietário do canal.

Entretanto, há quatro meses, a Telefe --emissora argentina detentora dos direitos autorais de Chiquititas-- obrigou a empresa de Silvio Santos a excluir os vídeos de suas mídias digitais, além de proibir a disponibilização do conteúdo da trama na plataforma SBT Vídeos, exclusiva para assinantes.

De acordo com uma cláusula do contrato entre as empresas, assinado em 2013, a empresa de Silvio Santos pode exibir a novela na TV durante 20 anos, mas não tem permissão para veicular trechos em plataformas digitais. Procurada pelo Notícias da TV, a assessoria de imprensa da emissora confirmou as informações. 

Já os assinantes da Netflix podem maratonar os quase 550 capítulos na hora que quiserem, enquanto o contrato do streaming com a Telefe estiver vigente. No último fim de semana, a novelinha entrou na lista de dez conteúdos mais vistos por brasileiros. Na segunda-feira (31), Chiquititas estava em quarto lugar no top 10 Brasil e subiu para a terceira posição na terça (1).


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.