Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
TikTok

ESTRATÉGIA DE OURO

De olho nos millennials, marcas visitam o passado para lucro no presente

REPRODUÇÃO/DISNEY+ E HBO MAX

Montagem com Carrie Fisher como Princesa Leia em Star Wars e Daniel Radcliffe nos filmes da saga Harry Potter

Princesa Leia (Carrie Fisher) em Star Wars e Harry Potter (Daniel Radcliffe) na franquia homônima

ERICK MATHEUS NERY

erick@noticiasdatv.com

Publicado em 15/11/2021 - 7h00

Qual cheiro marcou a sua infância? Qual filme encantou a sua adolescência e te emociona até hoje? De olho nessas valiosas memórias afetivas, as empresas decidiram visitar o passado para conquistarem lucros no presente, especialmente com os millennials, como são chamadas as pessoas que nasceram entre as décadas de 1980 e 1990.

O motivo deste investimento também está atrelado ao poder econômico desta faixa etária, que atualmente encontra-se entre 25 a 40 anos. Segundo a pesquisa Millennial & Gen Z 2021, levantamento global realizado pela consultoria Deloitte, 50% dos millennials brasileiros entrevistados acreditam na melhora econômica com o pós-pandemia. No mundo, esta taxa é de 27%.

Entre os entrevistados desta faixa etária, 72% contam com empregos de tempo integral ou parcial, o que promove uma certa estabilidade financeira. Soma-se aqui o fato de 74% dos millennials ocuparem cargos em níveis pleno, sênior e de liderança em empresas, com salários mais altos do que os registrados pela geração Z (nascidos entre 1995 e 2003, no critério da pesquisa).

A primeira geração dos filmes da saga Star Wars mobilizou fãs da cultura geek entre o final da década de 1970 e os anos 1980. De olho neste público, a Riachuelo conta com uma linha de roupas e produtos para a casa deste universo.

"Em 2015, fizemos a nossa primeira aposta para o público mais adulto com personagens, com o lançamento de produtos de casa de Star Wars. Abrimos a loja da avenida Paulista. Quando deu 13h, visitei a loja, e as prateleiras estavam vazias. Pedimos um caminhão extra do Centro de Distribuição, pois existia uma demanda que, muitas vezes, não estava sendo atendida", relembra Julia Medeiros, gerente de Produtos Licenciados da Riachuelo.

A executiva afirma que os clientes ficaram sentados no chão da loja enquanto aguardavam a chegada da nova remessa dos produtos. "O povo avançou em cima dos carrinhos, e a gerente começou a jogar os produtos", comenta.

Para atender aos millennials, a empresa investiu nos últimos meses em produtos de séries da Netflix, como La Casa de Papel e Stranger Things, e em franquias de videogames, como Fortnite e Rainbow Six. Conforme antecipado com exclusividade pelo Notícias da TV, a coleção de Round 6 está em desenvolvimento pela varejista e deve chegar às lojas até o começo de 2022.

DIVULGAÇÃO

Produtos da Chilli Beans e O Boticário

Produtos da Chilli Beans e O Boticário

Lembranças atemporais

O bruxo mais amado do mundo, Harry Potter, inspirou uma coleção de óculos e relógios da Chilli Beans, que foi lançada em outubro. Com um catálogo de 50 produtos, a linha moderniza momentos da franquia de longas lançados na década de 2000.

"Procuramos licenciamentos que tenham feat [parceria] com a Chilli Beans. Dependendo do que a gente faz, falamos com públicos diferentes e construímos uma relação com as novas gerações que entram no mercado. Fazemos isso há dez anos, então aprendemos a fazer, a escolher o que funciona e o que não. É um segredinho, uma estratégia", avalia Caito Maia, fundador da marca.

As parcerias que fazemos contam com dois fatores decisivos. O primeiro é que elas estejam no nosso guarda-chuva, que é música, moda, arte e geek. O segundo é a escolha do target [público-alvo] que queremos falar. Escolhemos nomes e marcas para falarmos com a geração que queremos. Nos dias de hoje, é muito difícil pegar uma coleção para falar com todo mundo, estamos cada vez mais segmentados.

Neste mesmo caminho, O Boticário recorreu ao cheiro de um doce icônico dos anos 1980: as gomas de mascar Bubbaloo. A edição limitada lançada em outubro esgotou em poucas semanas e permaneceu nos assuntos mais comentados do Twitter, devido às lembranças da infância proporcionadas por estes produtos.

"Imaginávamos que seria uma linha muito buscada e comentada, mas de fato foi acima do que estava previsto e extrapolamos o público alvo --alcançamos uma diversidade de públicos-- adultos, jovens, adolescentes e até crianças, que consomem ou não Boticário e que se interessaram pelo lançamentos. O que nos diz que nostalgia está com tudo e tem uma força gigante nos dias de hoje. Apostamos na ideia e deu muito certo", pontua Vanessa Machado, diretora de produtos Corpo & Banho do Grupo Boticário.

"Sabendo o quanto o cheiro é relevante para a marca e para as pessoas, trazemos sempre isso na perfumaria e em diversas linhas de produtos, como é o caso de Cuide-se Bem Bubbaloo. Para esse lançamento, queríamos um cheiro que remetesse à nostalgia e às boas lembranças", completa.

Prêmio NTV Melhores do ano


Leia também

Enquete

Qual foi o melhor telejornal ou programa jornalístico do ano?

Web Stories

+
Juan Paiva rouba a cena em Um Lugar ao Sol; conheça a história do atorGui Araujo deixa A Fazenda 13 após expor lado prepotente e preconceituoso; relembreDe série na Netflix a aposentadoria: Por onde anda o elenco de O Cravo e a Rosa?Vladimir Brichta contracena com a filha em Quanto Mais Vida, Melhor; veja outros casosConfinado em A Fazenda 13, Dynho não sabe que Mirella pediu divórcio; como fica o caso?

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Mais lidas