Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

SERVIÇOS EM ALTA

Com pandemia, apps de streaming crescem 300% em aparelhos Android; entenda

REPRODUÇÃO/YOUTUBE

Imagem de Lily Collins como Emily no trailer da segunda temporada de Emily em Paris

Emily (Lily Collins) na série Emily em Paris, sucesso da Netflix; aplicativos de streaming crescem

O crescimento observado no streaming durante a pandemia da Covid-19 também proporcionou uma mudança na forma de consumo das plataformas pelo público brasileiro. Entre 2019 e 2021, os aplicativos de serviços do gênero apresentaram um crescimento de 300% na Google Play, loja de aplicativos dos dispositivos Android.

Segundo um levantamento realizado pela empresa RankMyApp obtido pelo Notícias da TV, em 2019 (pré-pandemia), a Netflix ocupava o primeiro lugar na lista dos aplicativos mais procurados da Google Play na categoria de entretenimento e era o único serviço de streaming no Top 5 da lista.

Em 2020, o Globoplay entrou nesse ranking, mas ficou com o terceiro lugar, enquanto a gigante do streaming permanecia no topo. No primeiro semestre de 2021, a Netflix seguia na liderança, mas o serviço da Globo perdeu espaço, sendo substituído pelo Disney+ na terceira colocação. PlutoTV e Prime Video também conquistaram terreno e ocuparam o quarto e o quinto lugar da lista, respectivamente.

"O mercado de mobile marketing costuma tratar com conversão pós instalação ou conversão de fundo de funil. Ou seja, a conversão esperada de quem instala um aplicativo de streaming é a de que faça uma assinatura com pagamento recorrente. Quanto mais novas instalações, maior a conversão em assinaturas pode ter", explicou Leandro Scalise, CEO da RankMyApp.

Segundo dados coletados pela reportagem em outubro de 2021, o ranking de aplicativos mais procurados no Google Play já foi alterado com a entrada de novas plataformas no mercado, como HBO Max e Star+. Confira:

  • Netflix (segundo lugar);
  • PlutoTV (terceiro lugar);
  • Prime Video (quarto lugar);
  • HBO Max (sexto lugar);
  • Star+ (décimo lugar);
  • Disney+ (12º lugar);
  • Globoplay (14º lugar);
  • Paramount+ (23º lugar);

"Todo crescimento mobile é bastante volátil, então não podemos confirmar que os aplicativos realmente continuarão neste ritmo. Por experiência, podemos dizer que o crescimento pode se tornar mais estável por conta da acessibilidade e mudanças de comportamento do público, mudanças essas que foram mais aceleradas pela pandemia", destacou o executivo.

Mudanças na Apple Store

No período analisado pelo estudo, os aplicativos de streaming apresentaram um comportamento diferente entre os usuários de dispositivos da Apple. Em 2019, Netflix, Globoplay e Prime Video apareciam no ranking dos mais procurados na loja do sistema operacional, na primeira, quarta e quinta posição, respectivamente.

Em 2020, estes três streaming seguiram no ranking, mas em posições diferentes: Netflix em segundo lugar, Prime Video em terceiro e o Globoplay em quarto.

No primeiro semestre deste ano, o Globoplay ganhou força na Apple Store e passou a ocupar o primeiro lugar do ranking. Disney+, Netflix e Prime Video ocupavam o segundo, terceiro e quarto lugar, respectivamente. O estudo também identificou que o streaming familiar da Disney foi o melhor avaliado entre os usuários de aparelhos como iPhone e iPad, com nota 3,1 de 0 a 5.

Para a reportagem, Scalise pontuou alguns fatores que influenciaram na avaliação positiva do público com o Disney+: "As campanhas paralelas em diferentes canais, que reforçam as vantagens e os lançamentos do aplicativo, e o alto investimento para uma boa performance no aplicativo puxam essa nota para cima. Além disso, focar na experiência do usuário com aplicativo funcional e fácil de navegar influencia também na avaliação dos usuários dos apps de streaming".

Prime Video conquistou a nota 2,9, e a Netflix ficou com 2,5. O Globoplay apareceu na lanterna da avaliação popular, com 1,7. "Uma das premissas da fidelização de clientes é que um cliente satisfeito tende a retornar. Os aplicativos que têm maiores pontuações costumam ter cuidados e atenção adicionais às avaliações dos clientes, como forma de evolução do produto", ponderou o profissional.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.