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MUDANÇAS VIRÃO?

Com números abaixo do esperado, Netflix enfrenta pressão dos acionistas

REPRODUÇÃO/NETFLIX

Montagem com Miguel Herrán como Rio em La Casa de Papel e Joey King como Elle em A Barraca do Beijo 3

Rio (Miguel Herrán) em La Casa de Papel e Elle (Joey King) em A Barraca do Beijo 3, apostas da Netflix

Após um forte crescimento durante a pandemia da Covid-19, a Netflix começa a vivenciar uma crise no mercado financeiro. O balanço do segundo trimestre de 2021 decepcionou os investidores, que agora pressionam a gigante do streaming para terem acesso às novidades do catálogo e às próximas estratégias empresariais da companhia. 

"Os investidores estão olhando, principalmente, para os filmes e séries que a Netflix pretende lançar em 2022. Eles já estão pedindo para que a empresa abra mais esses nomes, mas ela ainda não fez isso. [Essa pressão] É para o mercado entender de onde vai vir esse crescimento, quais serão os produtos que vão chamar mais atenção", explica Guilherme Zanin, estrategista da Avenue Securities, ao Notícias da TV.

No balanço apresentado na terça-feira (20), a companhia seguiu com o seu tradicional suspense no anúncio das próximas produções. Entre os lançamentos do terceiro trimestre de 2021, estão presentes as novas temporadas de La Casa de Papel e Sex Education, e os filmes A Barraca do Beijo 3 e Justiça em Família, estrelado por Jason Momoa --todos já haviam sido divulgados anteriormente.

"A Netflix foi uma das empresas beneficiadas com o cenário pandêmico, porém elas acabam perdendo espaço com a reabertura da economia. Neste balanço, a empresa teve o pior crescimento em número de usuários por trimestre desde 2018, o que mostra uma desaceleração no número de pessoas que usam a plataforma, em nível global", pontua Zanin.

O economista ressalta que, mesmo com a liderança da Netflix na guerra do streaming, a estagnação dos números e o aumento do valor da assinatura acenderam mais alertas no mercado.

Os números estão bem acima da Disney e da Amazon, porém os rivais estão começando a chegar mais perto. Enquanto as concorrentes crescem acima de dois dígitos, a Netflix cresceu apenas 1,3% neste trimestre.

Neste cenário, o "bolso" dos acionistas também ficou irritado. "O lucro por ação foi de apenas US$ 2,97 no trimestre, e o esperado era de US$ 3,16. Ou seja, a empresa está conseguindo crescer a receita, mas os custos de reabertura da economia e da produção de novos produtos voltam a impactar os números", comenta.

Uma das esperanças para que a companhia conquiste números melhores nos próximos meses veio do anúncio da entrada da Netflix no mundo dos games. A promessa da gigante do streaming é que os jogos sejam disponibilizados sem nenhum aumento no preço da assinatura.

"O mercado de games é bem intenso em capital, porém é inegável que a Netflix tem acesso a recursos e, se eles querem entrar, vão entrar com força. A empresa contratou um executivo de realidade aumentada [Greg Peters, ex-Facebook], será que vão vender Netflix junto com um óculos 3D? Não sabemos ainda de nada!", provoca Zanin.


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