HOMENAGEM
REPRODUÇÃO/BBC Films
Jodie Foster como Nancy Hollander em O Mauritano; atriz estará na abertura de Cannes, em julho
Vencedora de dois Oscar, Jodie Foster foi a escolhida deste ano para receber a Palma de Ouro honorária do Festival de Cinema de Cannes. Aos 58 anos, a atriz confirmou sua participação como convidada de honra na abertura do evento, marcada para 6 de julho, na França. No ano passado, a cerimônia foi cancelada por causa da pandemia da Covid-19.
O prêmio especial reconhece conquistas na carreira artística e o compromisso com questões maiores do que o mercado do cinema em jornada pessoal.
O festival já homenageou artistas de diferentes gerações, nacionalidades e áreas de trabalho. Na lista estão nomes como os atores Alain Delon, Jane Fonda e Jeanne Moreau (1928-2017), o escritor e diretor Bernardo Bertolucci (1941-2018) e o cineasta português Manoel de Oliveira (1908–2015).
Segundo o site Deadline, Jodie afirmou que Cannes é um festival ao qual deve muito de sua carreira. Sua primeira participação no evento ocorreu em 1976, aos 13 anos, quando foi promover Taxi Driver, de Martin Scorsese. O filme levou a Palma de Ouro, o principal prêmio.
"Mudou completamente a minha vida. Minha primeira vez foi um momento decisivo para mim. Exibir um dos meus filmes aqui sempre foi um sonho. Estou lisonjeada por Cannes ter pensado em mim e estou muito honrada em poder compartilhar algumas palavras de sabedoria ou contar uma ou duas aventuras com um nova geração de cineastas", comentou a atriz.
"Jodie Foster nos deu um presente incrível ao vir comemorar o retorno do festival. Sua aura é incomparável: ela incorpora a modernidade, a inteligência radiante da independência e a necessidade de liberdade", afirmou Pierre Lescure, presidente do festival.
Apesar de nunca ter vencido o prêmio de interpretação feminina no festival, ela coleciona grandes conquistas na carreira. Entre os maiores reconhecimentos estão os Oscar de melhor atriz por Acusados (1988) e O Silêncio dos Inocentes (1991), este último também lhe rendeu o Bafta, maior prêmio britânico de TV e cinema, de melhor atriz.
Jodie tem no currículo mais de 80 trabalhos de atuação, entre atrações na TV e no cinema. Seu mais recente trabalho foi no longa O Mauritano (2021). Como diretora, já esteve no comando de dez produções, casos do filme Jogo do Dinheiro (2016) e do episódio Arkangel (2017), de Black Mirror.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.