FAUSTÃO NA BAND
REPRODUÇÃO/BAND
Fausto Silva durante o programa exibido pela Band na quarta (17); apresentador deixará emissora
A segunda passagem de Fausto Silva pela Band chega ao fim nas próximas semanas em crise de audiência e financeira e após pouco mais de 360 programas. Em reunião com a equipe no início da noite de ontem (17), o diretor-geral da atração, Cris Gomes, anunciou que o titular do Faustão na Band gravará seu programa somente até a próxima semana. A decisão de encerrar a parceira foi tomada em comum acordo entre o apresentador e a emissora.
Fausto Silva, 73 anos, deixa a Band e ainda não tem nada acertado com nenhuma outra rede. Em junho, o programa deverá ser apresentado por seu filho, João Guilherme Silva, e por Anne Lottermann, ex-apresentadora do mapa-tempo do Jornal Nacional. Ambos são coapresentadores da atração.
Em julho, deverão ser apresentadas reprises do Faustão na Band. No segundo semestre, conforme foi dito à equipe, um novo programa diário ocupará o mesmo horário nobre da Band.
A informação foi revelada em primeira mão pelo colunista Lucas Pasin, do UOL, e confirmada por fontes do Notícias da TV. Faustão não se pronunciou até o momento.
Em nota à imprensa, a Band informou que a decisão foi tomada por ambas as partes. "Em comum acordo com a Band, o apresentador Fausto Silva deixará o programa diário no segundo semestre. Ao sair, Faustão terá comandado com competência e profissionalismo as noites da Band por um ano e meio."
"O Faustão na Band, com mais de 700 horas de programação, 350 edições e a participação dos maiores nomes da classe artística do Brasil, trouxe alegria, diversão e informação para milhões de famílias brasileiras. A Band seguirá investindo nesta faixa de entretenimento com atrações diárias e novidades que serão anunciadas em breve", continua o texto.
Durante a reunião com a equipe do Faustão da Band, o diretor Cris Gomes explicou que a decisão se deve principalmente a "fatores orçamentários". A audiência está muito baixa, na faixa dos 2,5 pontos no Ibope da Grande São Paulo, e não fatura o suficiente para dar lucro. Ou seja, está no vermelho. Mesmo na Band, Faustão ainda é um dos maiores salários da televisão brasileira --especula-se que seja em torno de R$ 5 milhões mensais.
A princípio não haverá demissões de produtores, diretores e técnicos. Isso porque a mesma equipe de profissionais deverá tocar a nova atração, no segundo semestre.
A notícia do fim do contrato da Band com Fausto Silva já era esperada por parte da equipe. O próprio apresentador não demonstrava segurança quanto a seu futuro na emissora, devido ao desempenho comercial insuficiente.
O anúncio ocorreu após um dia inteiro de gravações. Fausto deixou o estúdio e se reuniu com Cris Gomes. Depois, se trancou no camarim e não voltou para gravar um último quadro previsto para o dia.
Faustão acertou sua volta à Band em maio de 2021, após negociar com a Globo que o Domingão do Faustão ficaria no ar somente até o final daquele ano. A Globo, contudo, não gostou de Fausto ter vazado que iria para a Band e resolveu antecipar sua saída. Ele foi substituído Tiago Leifert e depois por Luciano Huck.
O Faustão na Band enfrentou crise nos bastidores logo após seu início, em 17 de janeiro de 2022. O bom desempenho na estreia, com picos de 9,9 pontos, não se confirmou nos dias seguintes. A falta de anunciantes obrigou a produção a fazer os primeiros cortes. Um acordo com o Bradesco, no valor de R$ 89 milhões, deu fôlego à atração.
Os bastidores, porém, continuaram tensos. Em março, apenas dois meses após a estreia, o apresentador viu a irmã, Leonor Corrêa, uma das diretoras do programa, deixar a produção e ser demitida meses depois.
No fim do ano passado, a Band passou o facão e demitiu mais uma parte da equipe da atração. A emissora dispensou todas as bailarinas que estavam no tradicional Balé do Faustão. A medida foi tomada justamente para cortar ainda mais custos e adaptar o programa à realidade econômica do mercado em 2023.
Como as metas de audiência e faturamento não foram atingidas, a atração deixou um prejuízo milionário em 2022. Por isso, Fausto Silva teve uma redução de 50% em seu salário.
Neste ano, o programa criou novos quadros e investiu mais em notícias para tentar levantar a audiência. Em abril, a atração diminuiu a prestação de serviço e decidiu apostar em game shows semanais, como o Jogo da Adivinhação e o Jogo da Sedução, remontagem de um quadro utilizado pelo apresentador em 2001 no extinto Domingão do Faustão (1989-2021).
Faustão chegou a receber uma sondagem da Record para trocar de emissora. A ideia foi do comercial da empresa e um jantar com Antônio Guerreiro, vice-presidente de Jornalismo da TV de Edir Macedo aconteceu. Fausto, no entanto, recusou e ficou na Band. "Lá na Band tenho liberdade e me pagam direitinho", disse o apresentador com exclusividade ao Notícias da TV à época.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.