Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

CORTE DE CUSTOS

Band enxuga equipe de Faustão e demite dez funcionários antes do Natal

DIVULGAÇÃO/BAND

Faustão no palco de seu programa na Band

Fausto Silva em seu programa na Band: atração demitiu dez funcionários para cortar custos

GABRIEL VAQUER

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 15/12/2022 - 18h09

Como parte das medidas para adequar os custos de produção do programa para o ano que vem, o Faustão na Band demitiu dez profissionais ao longo desta quinta-feira (15). Diferentes áreas foram afetadas, como a produção e o famoso balé que acompanha Fausto Silva durante a atração. Outros cortes não estão descartados no ano que vem.

Segundo apurou o Notícias da TV, o clima é de tristeza, mas de conformismo. As dispensas já eram esperadas justamente pela arrecadação publicitária abaixo do que se projetava em 2022.

Nos últimos meses, cortes na estrutura de Faustão foram frequentes, mas eram feitos aos poucos. O motivo é que a Band não consegue fazer a conta fechar. Uma fornecedora do cenário da atração, montado em dezembro do ano passado, inclusive, acusa a emissora de não pagar uma dívida de R$ 600 mil. 

Mesmo com os problemas e com a audiência na casa dos 3 pontos na Grande São Paulo São Paulo, a Band vai manter Faustão em sua grade diária no ano que vem. Se virasse semanal, o prejuízo poderia ser ainda maior para a empresa de Johnny Saad.

Crise nos bastidores

O Faustão na Band enfrentou crises nos bastidores logo após seu início, em 17 de janeiro. O bom desempenho na estreia, com picos de 9,9 pontos, não se confirmou nos dias seguintes, e a falta de anunciantes obrigou a produção a fazer os primeiros cortes. No final de janeiro, um acordo com o Bradesco, no valor de R$ 89 milhões, deu fôlego à atração.

Os bastidores, porém, continuaram tensos. Em março, apenas dois meses após a estreia, Faustão viu sua irmã, Leonor Corrêa, uma das diretoras do programa, deixar a produção. A crise teria sido o motivo da saída da profissional. Oficialmente, no entanto, Leonor saiu porque a Band a convocou para tocar um projeto de recuperação do acervo e de produção de dramaturgia e documentários.

A tesoura nos custos continuou no segundo semestre. Em agosto, Faustão parou de bancar uma caravana que vinha do Rio de Janeiro para as gravações e deixou de pagar uma churrascaria para que a plateia comesse antes dos trabalhos. Demissões de bailarinas e produtores também entraram no roteiro.

Por causa do faturamento abaixo do esperado, a Band se viu obrigada a voltar com atrações religiosas. Johnny Saad negociou pessoalmente duas horas da faixa matinal para R.R. Soares, que ocupava a faixa de Faustão até o ano passado.

O fato deixou principalmente gente do Jornalismo triste, já que a Record era ameaçada no horário pelo Bora Brasil, comandado por Joel Datena, filho de José Luiz Datena.

Recentemente, Faustão recebeu uma sondagem da Record para trocar de emissora. A ideia foi do comercial da empresa e um jantar com Antônio Guerreiro, vice-presidente de Jornalismo da TV de Edir Macedo aconteceu. Fausto, no entanto, recusou e ficou na Band. "Lá na Band tenho liberdade e me pagam direitinho", disse o apresentador com exclusividade ao Notícias da TV.

Procurada sobre as demissões, a Band não comentou o assunto.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.