Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

EXCLUSIVO!

Apesar de frustração com ibope e vendas, Faustão na Band continua diário em 2023

Renato Pizzutto/Band

Fausto Silva usa camiseta verde e blusa multicolor durante gravação do Faustão na Band

Fausto Silva durante gravação do Faustão na Band; apresentador continuará no ar todos os dias em 2023

DANIEL CASTRO

dcastro@noticiasdatv.com

Publicado em 9/12/2022 - 14h48

Apesar da frustração com os resultados financeiros e de audiência, o Faustão na Band vai continuar diário, de segunda a sexta, das 20h30 às 22h. Essa será a configuração do programa em 2023, idêntica à de 2022. A atração, que volta a ter edições inéditas após o Carnaval, será adaptada "à nova realidade brasileira e da empresa", disse Fausto Silva com exclusividade ao Notícias da TV.

Havia a possibilidade de o Faustão na Band passar a ter duas edições semanais, uma aos domingos e outra às sextas. Mas tanto o apresentador quanto os acionistas da Band optaram por manter o programa como está. Seria um contrassenso reduzir o número de edições após o pesado investimento para uma atração diária, com a alocação de um estúdio, construção de modernos cenários e contratação de centenas de profissionais.

Depois de 33 anos de sucesso na Globo, Fausto Silva enfrentou uma realidade adversa em seu primeiro ano na Band, daí a hesitação em continuar no ar todos os dias úteis em 2023. Para o apresentador, 2022 foi um ano "desastroso". Guerra na Ucrânia, eleições no Brasil e inflação fizeram grandes anunciantes, como as redes varejistas, reduzirem sensivelmente seus investimentos publicitários.

A audiência e o faturamento do programa frustraram as expectativas. Na média, o Faustão na Band tem registrado 3 pontos no Ibope da Grande São Paulo, menos da metade do esperado pela área comercial (7 pontos).

Na última quarta, em seu melhor dia no segundo semestre, a atração cravou 4,1 pontos. O faturamento também melhorou nos últimos meses, e o Faustão na Band, segundo Fausto Silva, já responde por 60% das receitas da emissora.

A decisão de manter o programa diário em 2023 também levou em conta que, se fosse ao ar apenas às sextas e domingos, seria inviável manter a estrutura da atração, porque as receitas cairiam drasticamente.

Conversas com a Record

Antes de definir seu futuro na Band, Fausto Silva teve conversas com a Record e com o SBT. Apesar de ter contrato de cinco anos com a Band, o apresentador pode rompê-lo sem pagar multa (a emissora também pode fazer o mesmo).

Com a Record, Faustão dividiu um jantar com Antonio Guerreiro, vice-presidente de Jornalismo. A rede de Edir Macedo o queria para um programa aos domingos, no lugar do Hora do Faro. A proposta financeira da Record, no entanto, não agradou ao apresentador.

Ele optou por seguir na Band, como informou em primeira mão o Notícias da TV na última segunda-feira (5). "Lá [na Band] tenho liberdade e me pagam direitinho", justificou. As conversas com o SBT não evoluíram.

De volta para casa

Faustão tem ótima relação com os principais acionistas da Band, Johnny e Ricardo Saad. Ele é grato à emissora, que o projetou nacionalmente nos anos 1980.

Embora tenha estreado na TV Gazeta em 1984 e passado pela Record pré-Igreja Universal, foi na Band que Fausto Silva alcançou todo o país com o lendário Perdidos da Noite (1984-1988), programa que expunha bastidores e erros de produção, um marco para sua época e que se tornaria sua característica original na Globo.

Quando deixou a Band, em 1988, Faustão comunicou aos donos da emissora seis meses antes que estava indo embora. No ano passado, fez questão de dar o mesmo tratamento à Globo. Ele decidiu não renovar com a líder de audiência em janeiro, quase um ano antes do fim do contrato, porque não concordou em deixar os domingos e migrar para um programa de temporada às quintas.

A saída da Globo foi tumultuada. A emissora não gostou do fato de ele estar divulgando seu novo emprego e antecipou sua saída do ar, que ocorreria somente em dezembro do ano passado, para junho, durante um rápido afastamento do apresentador para tratar problemas de saúde.

Fausto Silva, depois de três décadas de liderança num dos principais horários do domingo, não teve sequer a oportunidade de se despedir dos telespectadores da Globo.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.