Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

LUTO

Sargento Pincel de Os Trapalhões, Roberto Guilherme morre aos 84 anos

ESTEVAM AVELLAR/TV GLOBO

Foto de Roberto Guilherme

Comediante Roberto Guilherme foi um dos principais parceiros de Renato Aragão na TV

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 10/11/2022 - 14h07
Atualizado em 10/11/2022 - 15h01

O ator Roberto Guilherme morreu no início da tarde desta quinta (10), aos 84 anos. O intérprete, conhecido pelo papel do Sargento Pincel em Os Trapalhões (1977-1995), estava internado na Clínica São Vicente, na Gávea, na zona sul do Rio de Janeiro. Ele lutava contra um câncer havia anos.

A informação foi confirmada pelos familiares nas redes sociais. "Apenas momentos felizes: é como ele gostaria de ser lembrado. Então algumas fotos da última viagem que ele fez com a família. Descansa em paz melhor pai, marido, avô, irmão e amigo do mundo. Te amamos para sempre", diz a nota.

O artista acompanhava Renato Aragão desde a época da extinta Tupi (1950-1980), servindo como "escada" --jargão para o ator que facilita a piada em uma esquete-- para o Sargento 49. Ele chegou a ser homenageado pelo humorista na semana passada.

Roberto, curiosamente, se alistou no Exército e se tornou um dos paraquedistas da instituição. Ele também era apaixonado por futebol, chegando a defender as Forças Armadas em campeonatos militares na América do Norte e Europa.

Ele iniciou a carreira no humor enquanto ainda era um militar da ativa, chamando a atenção de um dos produtores da TV Rio com suas peças de teatro amador. Na emissora, ele conheceu Aragão e começaram a parceira de décadas --iniciada oficialmente Um, Dois, Feijão com Arroz (1965).

Em nota, a Globo afirmou que Roberto Guilherme foi "responsável por levar o riso a gerações de espectadores que acompanharam as aventuras dos Trapalhões". O ator deixa a mulher, Sheila Nunes, com quem estava casado havia 56 anos, e os filhos Willian e Valeska.

Veja:

Do Exército para a TV

Roberto Guilherme, na verdade, se chamava Edward Guilherme Nunes da Silva. O ator, dublador e humorista começou na TV no humorístico A Cidade se Diverte (1965-1966), na TV Excelsior. O papel de Sargento Pincel apareceu pela primeira vez em Quartel do Barulho (1966-69).

O personagem passou pela Praça da Alegria (1969-1970), apresentado por Manoel de Nóbrega (1913-1976), mas ganhou força graças a Os Trapalhões. O militar sempre era passado para trás pelo Sargento 49 (Renato Aragão) e seus subalternos.

Roberto também passou por humorísticos como Viva O Gordo (1981-1982), Balança Mas Não Cai (1982-1983), Escolinha do Professor Raimundo (1994) e Zorra Total (2008-2015).

O Sargento Pincel voltaria a ganhar notoriedade com A Turma do Didi (1998-2010), na Globo. Ele ainda interpretaria outros militares como o Brigadeiro Docinho de Treme Treme (2018) e o General Armando de Dra. Darci (2018).

TUDO SOBRE

Os Trapalhões


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.