Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

NA UTI

Internado com Covid-19, Luciano Szafir é extubado após cirurgia às pressas

REPRODUÇÃO/E!

Luciano Szafir no reality show Os Szafirs, no canal E!

Luciano Szafir no reality show Os Szafirs, no canal E!; ator internado com Covid-19 no Rio de Janeiro

ELBA KRISS

elba@noticiasdatv.com

Publicado em 10/7/2021 - 14h48

Luciano Szafir foi retirado da intubação neste sábado (10). O ator de 52 anos está internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Copa Star, no Rio de Janeiro, e apresentou melhora após cirurgia às pressas feita na quarta-feira (7).

O pai de Sasha Meneghel responde bem ao tratamento e estava sendo submetido ao processo de retirada progressiva do respirador desde a operação. Na manhã de hoje, ele foi extubado. Não há previsão de alta, de acordo com nota enviada pela assessoria de imprensa do artista. Leia a íntegra:

"O ator e apresentador Luciano Szafir segue internado na Unidade de Terapia Intensiva do hospital Copa Star, no Rio de Janeiro, mas apresentando melhora evolutiva. Na manhã deste sábado, 10 de julho, o paciente foi retirado da ventilação mecânica, sendo extubado, e agora recebe apenas suplementação de oxigênio. Ainda sem previsão de alta".

Szafir apresentou sintomas da Covid-19 em 14 de junho, durante uma viagem a trabalho para a Bahia. Na região, chegou a fazer um teste, que deu negativo. Quando retornou para o Rio de Janeiro, apresentou cansaço e febre, e, ao repetir o exame, detectou o coronavírus.

Ele iniciou o tratamento em casa e isolado da família --a mulher, Luhanna Szafir, e os filhos David e Mikael não foram contaminados. No entanto, uma febre persistente o preocupou e ele foi levado ao Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, em 22 de junho.

Na unidade hospitalar, a equipe médica conseguiu amenizar a temperatura corporal do artista com aplicação de medicamentos por via endovenosa. Ele também vinha apresentando saturação considerada excelente. Em 24 de junho, sua medição registrou 95%.

A piora no quadro do ator aconteceu nesta semana, quando ele precisou ser operado às pressas na região abdominal para a retirada de um hematoma e segmento do cólon. Desde então, seu estado se manteve o mesmo.

Na quinta-feira (8), Szafir foi transferido para o Hospital Copa Star, onde permaneceu estável em leito de terapia intensiva. Na ocasião, Luhanna e Sasha compartilharam juntas um esclarecimento em suas redes sociais. Segundo elas, os médicos João Pantoja e Bruno Celoria, diretor técnico do Copa Star são os profissionais responsáveis pelo monitoramento do ator. 

Em declaração para a colunista Patricia Kogut, do jornal O Globo, Pantoja relatou que o paciente sofreu sangramento repentino no abdômen e trombose no pulmão (embolia pulmonar) como complicações do coronavírus.

De acordo com o especialista, essa última alteração aconteceu por consequência da terapia anticoagulante, que fez com que uma alça intestinal fosse perfurada. Na intervenção feita há três dias, os cirurgiões limparam a cavidade abdominal e retiraram essa alça.

Szafir desabafou sobre descaso 

Em março último, Szafir havia registrado um desabafo na web. Ele falou sobre a intransigência de algumas pessoas diante da pandemia. Em um vídeo, demonstrou indignação com o fato de não haver medição de temperatura nos aeroportos e criticou quem não usa a proteção facial corretamente em lugares como praças de alimentação.

"Acho que o pessoal pensa que o vírus respeita a área de restaurante, que é aberta. A pessoa chega para comer e o que faz? Tira a máscara. Ficam batendo papo uma [pessoa] na frente da outra antes da comida chegar. Desculpe a palavra, mas o babaca fica no WhatsApp ou no Instagram sem máscara. E não está nem aí", reclamou.

Esta é a segunda vez que o empresário é infectado pelo vírus. Em 2020, ele havia contraído a doença, mas de maneira assintomática.

No dia em que foi internado no primeiro hospital, o artista estreou seu reality show Os Szafirs, no canal E!. Com exibições semanais, o programa tem mostrado a rotina do clã, que de acordo os próprios integrantes, leva uma vida "gostosa, feliz e normal". A atração é exibida às terças-feiras, a partir das 22h40.

Veja desabafo de Luciano Szafir sobre a Covid-19: 


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.