Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

DOENÇA DEGENERATIVA

Alexandre Borges abre jogo sobre mãe com Alzheimer: 'Percebi a morte mais presente'

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

O ator Alexandre Borges em uma videoconferência com o estúdio do É de Casa

Alexandre Borges em entrevista ao É de Casa; ator cuida da mãe que sofre com Alzheimer

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 10/7/2021 - 11h50

Alexandre Borges revelou que teve um choque de realidade ao cuidar da mãe Rosa Borges, de 82 anos, que sofre com o Mal de Alzheimer. O ator avaliou que a doença degenerativa, que compromete a memória e outras funções mentais, o obrigou a lidar de frente com a finitude da vida. "Eu percebi a morte mais perto", explicou o intérprete.

O ator abriu o jogo sobre a experiência em conversa com Patrícia Poeta no É de Casa deste sábado (10). Ele já se dividia entre São Paulo e Santos, onde mora a matriarca, desde o final de 2019, mas o surto da Covid-19 o obrigou a se mudar de vez para a baixada santista.

"A pandemia me trouxe ainda mais a aproximação da minha mãe. Eu já cuidava dela, com todos os seus problemas da idade, mas descobri um quadro mais grave quando ela sofreu um AVC e começou a desenvolver o Alzheimer", contou o artista, que está na reprise de Ti Ti Ti como o estilista Jacques Leclair.

Ele, no início, chegou a contratar um cuidador de idosos para ajudá-lo, mas a quarentena o fez lidar sozinho com Rosa. "Eu tive a possibilidade e a sorte de, nesse momento crítico, realmente ter ficado com ela. Muitos filhos e filhas não podem, até porque às vezes o pai mora em outro Estado", ponderou.

Borges assumiu que o processo não é fácil. "É uma experiência que te coloca bem na realidade, que mostra o que é a finitude. Eu percebi a morte mais presente. O ser humano passa por isso. É a ordem natural da vida, ainda que dura e triste", acrescentou.

O ator aproveitou para agradecer os profissionais de saúde que participaram de um dos pontos baixos do tratamento, em que Rosa precisou de cuidados em um hospital. "Foi um momento de muita tristeza, e eu preciso ser grato aos médicos, aos enfermeiros, todo mundo. Deus sempre dá uma luz", considerou.

Ele também fez um alerta. "A minha geração já tem que procurar o médico para fazer uma prevenção. A dos meus pais não teve acesso a isso. A gente hoje pode se cuidar. A leitura é importante, assim como evitar ter uma vida de muitas angústias e preocupação", arrematou o galã.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.