DESRESPEITO
Reprodução/Instagram e Reprodução/RedeTV!
Ex-BBB Ariadna deu uma aula sobre transfobia após comentário discriminatório do apresentador Sikêra Jr.
Transgênero, Ariadna Arantes usou seu perfil no Instagram, nesta quinta-feira (24), para rebater Sikêra Jr.. O apresentador do programa Alerta Nacional, da RedeTV!, fez uma postagem transfóbica na quarta (23). A participante do BBB 11 pediu mais respeito ao comunicador e disse que o texto dele é uma "vergonha".
O apresentador publicou uma frase que ressalta o ódio das pessoas contra os transgêneros. "É uma pessoa que não aceita o próprio nome, o próprio corpo, a própria voz, a própria vida. Mas quer ser aceito por todo mundo", escreveu ele.
A modelo começou o desabafo explicando o significado de ser trans. "Me dá vergonha que em 2020 tenha gente como você, que tem o espaço que tem e, no entanto, compartilha ignorância. Transgêneros não se identificam. Se nós não nos aceitássemos, todos nós estaríamos mortos. E isso realmente acontece, sabe por quê? Porque existem pessoas como você, que não sabem o significado da palavra respeito", disparou.
Ela ainda afirmou ser um absurdo que "em pleno século 21 um comunicador incentive ao ódio com essa desinformação". "A transexualidade é estudada pela medicina e, sim, é uma condição humana. Ninguém aqui é obrigado a te aceitar sendo esse ser medieval, que está parado lá nos tempos da inquisição, da Idade Média. Mas somos todos obrigados a te respeitar", completou.
Ariadna destacou também que a postagem de Sikêra incentiva a violência contra os transgêneros: "Sua opinião, quando fere a minha integridade e a de milhões de pessoas transgêneros, está compactuando com toda violência, ataques e até mortes. E esse peso, meu querido, está em suas costas também. Eu vejo vocês falarem tanto de bons costumes, mas a empatia está desatualizada. Nós somos cidadãos íntegros, com direitos e deveres".
Por fim, a ex-BBB ainda disse que Sikêra deve responder judicialmente por suas palavras e convidou famosos transgêneros, como Lea T, Thammy Miranda, Tarso Brandt, Glamour Garcia, Pepita e Liniker para buscarem direitos penais contra o apresentador.
Tratada na novela A Força do Querer (2017), na faixa das 21h da Globo, pelo personagem Ivan (Carol Duarte), a transfobia é o preconceito contra pessoas transexuais, que não se encaixam no gênero designado no nascimento.
A discriminação trata-se do reflexo de uma aversão às pessoas trans e se manifesta em diferentes ações, como físicas, emocionais ou morais. O preconceito acontece quando o indivíduo não aceita a manifestação dessas pessoas.
Confira as postagens abaixo:
Ver essa foto no Instagram
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.