Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

DÁ PRA MELHORAR?

Record desperdiça sucesso de A Fazenda 12 com PPV ruim e grade fraca

REPRODUÇÃO/RECORD

Jojo Todynho segura uma xícara de café e manda beijinho para a câmera em cena transmitida pelo PlayPlus

Jojo Todynho e JP Gadêlha em cena transmitida pelo PlayPlus: pay-per-view de A Fazenda 12 tem defeitos

VINÍCIUS ANDRADE

vinicius@noticiasdatv.com

Publicado em 24/9/2020 - 7h10

Com duas semanas no ar, A Fazenda 12 tem importantes qualidades para um reality show: elenco explosivo, dinâmicas interessantes, audiência alta e engajamento nas redes sociais. O programa apresentado por Marcos Mion é um sucesso, mas a Record deveria aproveitar melhor esse fenômeno repentino, fazendo mudanças na grade e ajustes no pay-per-view ruim.

Exibidas entre terça e quinta-feira, as edições ao vivo de A Fazenda 12 ganham com folga do SBT e incomodam a Globo com minutos de liderança em diferentes praças do Brasil, inclusive na Grande São Paulo e no Rio de Janeiro.

No entanto, o público foge assim que o reality show acaba porque entra no ar a maluca série Mr. Robot (2015-2019), que tem um conteúdo pouco conectado com a audiência que acabou de se divertir assistindo a uma discussão entre Luiza Ambiel e Biel. O resultado dessa mudança brusca na grade é que a Record cai da primeira para a terceira colocação em poucos minutos.

A emissora tem a chance de criar um programete de 30 minutos sobre o reality para aproveitar o embalo das edições ao vivo. Seria algo semelhante ao que a Globo faz com o Multishow durante as temporadas do Big Brother Brasil, mas dentro da própria programação da Record.

Essa atração pode deixar o público dando uma "espiadinha" nas repercussões da casa após a formação da roça às terças, mostrar uma conversa de Victor Sarro com o novo fazendeiro às quartas e desenvolver um formato de entrevista rápida com o eliminado da quinta, sem estragar o especial com Rodrigo Faro aos domingos.

É uma forma de reter a audiência e ainda criar novos conteúdos para os fãs interessados no jogo e em seus peões favoritos. Outro ponto que poderia melhorar na dinâmica é a inclusão de uma edição ao vivo às segundas --um reality de confinamento com quatro dias seguidos apenas com programas gravados corre o risco de ficar cansativo.

Problemas do PlayPlus

A única forma de acompanhar o que os confinados fazem 24 horas é o PlayPlus, streaming oficial da emissora que tem planos a partir de R$ 12,90. O problema é que o serviço, além de apresentar problemas técnicos, não explora todo o potencial de um reality que conta com 19 participantes.

Ao contrário do pay-per-view do Big Brother Brasil, que dá ao usuário a opção de escolher qual cômodo quer ver e a conversa que deseja acompanhar, a plataforma da Record oferece apenas uma opção de câmera --definida pela direção do programa. Em muitas ocasiões, os papos interessantes são cortados bruscamente, e o assinante perde o desenrolar da história.

Com esse modelo, o PlayPlus ainda deixa de cumprir a promessa de mostrar "o que acontece de mais importante na casa". Momentos relevantes, como bebedeiras em festas, interações com atrações como o Hora do Faro ou provas que são feitas fora do programa ao vivo, são sonegados do assinante.

Qual é a vantagem de ter um serviço que traz pouca novidade em relação à edição que vai ao ar à noite? O que transforma o Globoplay em sucesso em tempos de BBB é justamente a possibilidade de assistir antes a atividades como a prova do anjo, o início do monstro, o mercado da semana, as visitas (mesmo virtuais) na casa ou a entrada do vencedor no quarto do líder, por exemplo.

O pay-per-view de A Fazenda 12 parou no tempo --tanto no conteúdo quanto na tecnologia. O PlayPlus ainda não está disponível para baixar em todas as versões e marcas de smarTVs --apenas nos modelos Samsung e LG. A alternativa para os usuários é espelhar o celular utilizando o serviço de Chromecast ou então acessar o site pelo computador.

Além do corte de câmeras repentino, o áudio da casa falha com certa frequência. Problemas na transmissão ao vivo também são relatados por usuários. No Google Play, plataforma usada por clientes com celulares Android para downloads, a nota de avaliação do aplicativo é de apenas 1,9 de um máximo de 5. Um bom PPV melhora a narrativa de um reality show.

Em nota, o PlayPlus alega que trabalha para entregar o melhor serviço: "O PlayPlus reafirma seu compromisso com a qualidade do serviço de streaming e marketplace de conteúdo do Grupo Record e está trabalhando em melhorias contínuas. O pacote oferecido, que contempla a exibição de A Fazenda, prevê que o sinal, o corte de câmeras e o controle de som sejam selecionados pela produção do reality show, respeitando prioritariamente a dinâmica do jogo".


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.