Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

GRUPO DE RISCO

De tristeza a receita de bolo: Como famosos idosos passam pela quarentena

Reprodução/SBT e Instagram

Carlos Alberto de Nóbrega com expressão de tristeza, choro, e Ary Fontoura sorrindo ao segurar xícara de café

Carlos Alberto de Nóbrega está sofrendo durante a quarentena, enquanto Ary Fontoura tem divertido seguidores

REDAÇÃO

Publicado em 16/6/2020 - 5h14

O período de quarentena por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) já passa dos 90 dias no Brasil, e o principal grupo de risco da doença é o de idosos. Vários atores e apresentadores com mais de 60 anos estão confinados em casa para se protegerem e têm vivido experiências bem diferentes, com tristezas e novos aprendizados.

Um dos que mais têm chamado a atenção nas redes sociais é Ary Fontoura. O ator de 87 anos está em seu apartamento, em São Paulo, e tem encantado seus seguidores ao postar fotos no Instagram no maior estilo dono de casa.

Ele já apareceu segurando esfregão em um dia de faxina, oferecendo uma xícara de café aos fãs e exibindo uma receita de bolo que deu certo, por exemplo.

Mas Fontoura é exceção entre os famosos idosos por estar lidando bem com o fato de não poder sair de casa e exercer seu trabalho. Há aqueles que estão muito tristes com a situação atual e até perderam contratos recentemente.

São os casos de Stênio Garcia e Vera Fischer. Ambos ficaram abalados ao serem dispensados do elenco fixo da Globo após décadas de trabalho. O ator de 88 anos confessou que ficou sem chão ao receber a notícia e chegou até a passar mal.

"Nunca tive problemas com a emissora e considerava a Globo como a minha casa. Na verdade, ainda considero muito a emissora, onde trabalhei bastante. Fui demitido no início da pandemia e fiquei perdido. Ainda estou", revelou ele em entrevista ao jornal O Dia. Marilene Saade, mulher de Garcia, falou durante uma live que o casal está cortando gastos após a saída dele da Globo.

Vera Fischer estava animada no início da quarentena, indicando vários filmes e séries nas redes sociais --foi até apelidada de Veraflix. No entanto, ela ficou muito abalada após ser dispensada da Globo e diminuiu a frequência nas postagens virtuais, além de recusar entrevistas.

A atriz Joana Fomm ficou mais animada ao saber que Tieta (1989) está disponível no Globoplay (a novela estreou no catálogo da plataforma no dia 8 de junho), mas em geral tem vivido dias muito parecidos em casa. Ela contou ao Notícias da TV que está em "todos os grupos de risco possíveis" e está morando com seu filho, que não a deixa colocar o pé para fora de casa.

"A gente está vivendo uma época muito difícil. É difícil não poder sair de casa, não posso fazer nada. Estou em todos os grupos de risco possíveis, então não saio. Meu filho toma conta de mim, não me deixa sair de jeito nenhum. Tem que fazer isso até acabar [a pandemia], e a gente não sabe quando acaba, né?", lamentou.

Carlos Alberto de Nóbrega também está vivendo tempos difíceis. O apresentador do humorístico A Praça É Nossa está sofrendo por passar este período em um sítio, isolado e longe da família e dos amigos.

"Eu não paro de chorar. É muita saudade dos meus filhos. É horrível. Vou até a casa do Marcelo [de Nóbrega] e fico dentro do carro na rua. Ele traz as crianças até a porta. Ele fica na porta, porque até a rua tem uns metros. Ele fica lá, e eu fico vendo meus netinhos. Sofro muito", contou ao Notícias da TV.

reprodução/TV Globo

O ator Antonio Fagundes em sua casa, durante entrevista ao Domingão do Faustão no dia 7


Críticas e criticados

Há ainda os famosos que estão se pronunciando nas redes sociais em relação a notícias e polêmicas dos últimos meses. Roberto Justus, de 65 anos, viralizou nas redes sociais ao criticar medidas de isolamento social, dizendo que 12 mil mortes por Covid-19 seriam pouca coisa e que os governos deveriam manter a economia funcionando normalmente. O Brasil já tem mais de 43 mil mortos pela doença.

Apesar de condenar a quarentena, o próprio Roberto Justus está praticando isolamento social. Em 19 de maio, nasceu Vicky, filha do apresentador com Ana Paula Siebert.

Já Antonio Fagundes ganhou repercussão ao falar sobre política em entrevista ao Domingão do Faustão, no último dia 7. Em videoconferência de sua casa, o artista criticou as manifestações antidemocráticas pelo país e afirmou que apenas o diálogo pode realmente unir os brasileiros.

"A democracia tem suas mazelas que precisam ser consertadas. Um de seus grandes méritos é que ela não está pronta, tem que ser discutida diariamente. Para isso, a gente tem que ter liberdade. Assim vai conseguir dialogar e deixar os gabinetes do ódio isolados e entender que a sociedade só vai funcionar se a gente se olhar nos olhos e resolver os problemas juntos", declarou o veterano.

O ator Lima Duarte, que passa a quarentena sozinho em um sítio no interior de São Paulo, também fez críticas, só que com outro alvo. Ele falou da atriz Regina Duarte, com quem contracenou em Roque Santeiro (1985).

Na edição do Conversa com Bial do último dia 22, o ator de 90 anos foi questionado por Pedro Bial sobre sua opinião em relação à ida de Regina para o cargo de secretária especial de Cultura do Governo Federal, e respondeu:

"Regina caiu quando entrou. Me lembrou a história da Chapeuzinho Vermelho. A Chapeuzinho perdida encontrou com o lobo, se abraçaram, vamos casar, não casou, vamos casar, casou. Eu estava esperando o resultado do casamento, e ele jantou ela", discursou o veterano, em referência ao presidente Jair Bolsonaro.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.