Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

PÚBLICO REDUZIDO

Em dois anos, As Aventuras de Poliana perde 1,3 milhão de telespectadores em SP

REPRODUÇÃO/SBT

Montagem de fotos com Sophia Valverde na estreia As Aventuras de Poliana e no capítulo de 12 de junho de 2020

Não foi só Sophia Valverde que mudou nos dois anos de Poliana no SBT: o ibope da novela também é outro

VINÍCIUS ANDRADE

Publicado em 16/6/2020 - 5h12

Única novela inédita em exibição na TV aberta, As Aventuras de Poliana está no ar há mais de dois anos. Nesse período, o folhetim do SBT perdeu mais de 1,3 milhão de telespectadores apenas na Grande São Paulo. Nos 15 primeiros meses, a trama teen se manteve acima dos 10 pontos, mas a audiência começou a despencar em outubro de 2019, e a queda não parou mais.

Nas quatro primeiras semanas de exibição, entre 16 de maio e 12 de junho de 2018, a novelinha escrita por Iris Abravanel acumulou recordes e registrou média de 15,0 pontos, com capítulos que chegaram a marcar 17,2 de ibope, índice próximo ao que a Globo tem com suas novelas no início da noite.

Os números são bem diferentes dos que foram registrados nas quatro últimas semanas de As Aventuras de Poliana. Entre 18 de maio e 12 de junho deste ano, o folhetim protagonizado por Sophia Valverde anotou apenas 8,3 de média. Nesse período, o capítulo mais visto foi o de 25 de maio, que marcou 9,3 de média.

Pela medição do instituto Kantar Ibope, essa queda de 6,7 pontos de dois anos para cá representa uma perda equivalente a 1,362 milhão de telespectadores na Grande São Paulo, com 502 mil domicílios a menos ligados na emissora de Silvio Santos no horário em que a novela infantojuvenil é exibida.

Em 2020, apenas seis capítulos da trama ficaram acima dos 10 pontos de média --o maior ibope de Poliana no ano foi 10,5 pontos, em 23 de janeiro. Antes de outubro de 2019, era raro o folhetim registrar menos de dois dígitos na Grande São Paulo.

Além da TV, a novela do SBT mantém um público fiel no YouTube, plataforma em que os episódios são disponibilizados na íntegra e de graça pela emissora. Na web, também houve uma redução no número de espectadores.

Os cinco capítulos exibidos entre 6 e 12 de junho de 2018 contam com média de 3,5 milhões de visualizações, sendo que um deles foi visto 4,1 milhão de vezes. Já os de 8 a 12 de junho deste ano tiveram média de 2,5 milhões de reproduções --uma queda de um milhão de views.

A longa primeira temporada de As Aventuras de Poliana acabará em 6 de julho. A segunda fase, chamada de Poliana Moça, tem estreia prevista para o início do ano que vem. O plano original era que a trama sequer saísse do ar. O elenco já tinha começado as gravações da segunda fase quando a pandemia do novo coronavírus forçou a interrupção dos trabalhos.

No lugar de As Aventuras de Poliana, o SBT escalou uma reprise de Chiquititas (2013), que começará a ser exibida uma semana antes do fim da novela inédita.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.