ANÁLISE
DIVULGAÇÃO/TV GLOBO
Lupita (Daphne Bozaski) com novo visual em Família É Tudo: mudança causará estranhamento
Desde o início de Família É Tudo, o público associou muito a história de Lupita (Daphne Bozaski) à da protagonista de Betty, A Feia (1999). Até por isso, a transformação de visual da guatemalteca foi bastante esperada pelo noveleiro. A mudança realmente acontecerá nesta última semana do folhetim das sete da Globo, mas de uma maneira bem mais condizente com a atualidade.
No capítulo desta segunda (23), a mocinha aceitará o convite para participar de um projeto da produtora de Tom (Renato Góes) e mudar completamente seu visual. A campanha chamada de Banho de Beleza terá como premissa aumentar a autoestima feminina.
Entretanto, os ajustes no estilo de Lupita só reforçarão os padrões de beleza propagados há anos na sociedade. A guatemalteca surgirá com o cabelo solto, sem os óculos e ainda abandonará as roupas coloridas que customiza. Ela usará uma peça preta mais ousada, maquiagem e um novo penteado.
A transformação vai impressionar todos os personagens --principalmente os pretendentes Júpiter (Thiago Martins) e Guto (Daniel Rangel). Porém, Lupita não se sentirá confortável com o visual repaginado e preferirá voltar a usar seus tradicionais coques com trancinhas, mantendo sua essência.
É assim que Família É Tudo finalmente conseguirá corrigir um erro de tantas histórias que propagaram que uma mulher considerada feia pode "virar o jogo" apenas ficando sem os óculos de grau, tirando os aparelhos dos dentes, usando uma roupa mais provocante e soltando os cabelos --como se a feminilidade estivesse apenas ligada a características físicas.
Além de Betty (Ana María Orozco), essa narrativa foi usada também com Ana Francisca (Mariana Ximenes), de Chocolate com Pimenta (2003), e Mia (Anne Hathaway) em O Diário da Princesa (2001). Já em Salve-se Quem Puder, Alexia (Deborah Secco) passou pelo processo inverso e adotou óculos "fundo de garrafa" e aparelhos para não ser reconhecida pelo ex.
O atual folhetim de Daniel Ortiz ainda dá uma lição valiosa ao mostrar que Lupita conquistou os corações de Júpiter e Guto apenas sendo ela mesma, sem precisar abrir mão de suas raízes para agradar a qualquer homem. É um avanço significativo depois de a televisão retratar tantas mulheres fazendo de tudo para se encaixar nas expectativas de outras pessoas.
Em declaração ao É de Casa de sábado (21), Daphne Bozaski ressaltou a importância dessa nova perspectiva por meio de Lupita. "Se fosse em outra época, realmente ela já teria mudado no meio da novela e se transformado. Existe esse lugar de querer mudar a pessoa, porque ela não estava nos padrões tradicionais de beleza e estéticos", comentou.
"Acho que foi bonito e muito importante a gente poder manter a personalidade dela. Ela tem uma autoestima alta, ela não está mal com ela mesma. O julgamento é do outro, geralmente é isso. E acaba você se afetando, por isso você quer mudar", analisou.
Leia também -> Resumo dos próximos capítulos da novela Família É Tudo.
Família É Tudo é escrita por Daniel Ortiz e dirigida por Fred Mayrink. O folhetim será substituído por Volta por Cima, de Claudia Souto --a mesma autora de Pega Pega (2017) e Cara e Coragem (2022).
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Família É Tudo e outras novelas.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.