Renato Góes de Oliveira é um ator brasileiro conhecido pelos papéis em novelas como Cordel Encantado (2001), Joia Rara (2013), Os Dias Eram Assim (2017), Órfãos da Terra (2019) e Pantanal (2022).
O artista é casado atualmente com a atriz Thaila Ayala, com quem tem um filho. Os dois são pais de Francisco, que nasceu em dezembro de 2021.
Natural do Recife, Góes começou a trabalhar como modelo ainda criança, aos quatro anos. Fez figuração em comerciais até os 15 anos, quando decidiu ser ator. Cursou a Escola SESC de Teatro e deu os primeiros passos na profissão ainda na capital de Pernambuco.
Participou de um desfile em 2004 no Recife Fashion ao lado de Cauã Reymond, que estava acompanhado pelo produtor Ivan Neves e o empresário Guilherme Abreu. Renato aproveitou a oportunidade para mandar seu portfólio para eles. Um ano depois, foi chamado para um teste na Globo, mas não teve sucesso na época.
A partir de 2005, fez várias peças no teatro e atuou em curta-metragens, além de aparecer nos filmes Jesus, o Nascimento (2005) e Tropa de Elite (2006). Teve uma participação especial em Pé na Jaca (2006), na qual interpretou o protagonista Lance na adolescência.
Depois, conseguiu um papel de destaque em Água na Boca (2008), da Band. Voltou para Globo para uma participação no primeiro capítulo de Cama de Gato (2009), em que interpretou Gustavo Brandão na juventude.
Entre 2010 e 2011, trabalhou como apresentador no Comentário Geral (2003-2011), programa que era exibido na TV Brasil. Começou a ganhar mais projeção depois que passou no teste da Globo para viver o vilão Fausto em Cordel Encantado (2001).
Após uma rápida passagem pela Record em Balacobaco (2012), emendou papéis importantes nos folhetins da emissora da família Marinho. Esteve ainda em Joia Rara (2013) e na primeira fase de Velho Chico (2016), na qual viveu Santo na juventude --papel assumido depois por Domingos Montagner (1962-2016).
Em 2017, Renato Góes protagonizou um climão com a Globo ao deixar o papel principal como Afonso em Deus Salve o Rei (2018) --que ficou nas mãos de Romulo Estrela.
"Teve muito da [intervenção] da casa, o que seria melhor para eles [Globo]. E eu já tinha outra novela prevista para emendar, e eu não conseguiria fazer outra trama na sequência. Deram essa segurada porque era importante eu estar nessa outra novela. Já é a terceira vez que isso acontece comigo, que eu estou em um produto, começo a gravar e sou transferido para outro", explicou ele na época.
Foi protagonista de Os Dias Eram Assim (2017) e Órfãos da Terra (2019), vencedora do prêmio Emmy Internacional de melhor telenovela.
Em 2022, atuou na primeira fase da nova versão de Pantanal como José Leôncio jovem. O ator confessou em entrevista ao Notícias da TV que já estava de olho no papel desde que o folhetim de Bruno Luperi foi anunciado pela Globo.
"Quando recebi a ligação do Papinha [Rogério Gomes, diretor da trama], tremi da cabeça aos pés. Eu já tinha expectativas [de ser chamado] há algum tempo, desde que saíram as primeiras escalações. Sabia que seria um trabalho com uma responsabilidade muito grande. Um baita desafio que se revelou muito gostoso", declarou ele.
Diante da proposta, o intérprete não titubeou em largar o Rio de Janeiro para passar uma temporada na fazenda de amigos no no Mato Grosso do Sul. Góes também reassistiu à primeira versão de Pantanal (1990), exibida pela extinta TV Manchete, para ver como Paulo Gorgulho deu vida a José Leôncio.
"Revi tudo, porque não sou besta (risos). Quis pegar tudo de bom que o Gorgulho fez, porque ele arrasou. Lembro que a exibição original, assim como a reprise no SBT, me marcaram muito. Principalmente a trilha de abertura. Eu ficava com aquela canção na cabeça."
O ator foi escalado para viver o vilão Tertulinho em Mar do Sertão, novela que vai substituir Além da Ilusão (2022) na faixa das 18h.
Tem ainda no currículo séries como Ligações Perigosas (2016) e Diário de Um Confinado (2020). Além dos filmes Pequeno Dicionário Amoroso 2 (2015), Por Trás do Céu (2017) e O Auto da Boa Mentira (2021). Interpretou o rapper Marcelo D2 no filme biográfico Legalize Já - Amizade Nunca Morre (2018), que conta a história da banda Planet Hemp.
O ator é bastante ativo nas redes sociais e compartilha sua vida pessoal e profissional. Veja os números dele, até março de 2022.
O galã já se envolveu em relacionamentos com artistas conhecidas do público. Entre 2010 e 2011, ele namorou a atriz e cantora Emanuelle Araújo.
Também teve um romance com Maria Casadevall nos bastidores de Os Dias Eram Assim, em 2017. Eles foram flagrados juntos algumas vezes, mas nunca assumiram o relacionamento. Góes já foi apontado ainda como um suposto affair de Carol Castro.
Os dois ficaram juntos durante seis meses e chegaram até a morar juntos. Segundo o jornal Extra, a humorista comentou nos bastidores da novela I Love Paraisópolis (2015) que o romance não ia muito bem. Eles romperam em novembro de 2015.
Ao apresentar o Prêmio Extra de TV em 2016, Tatá fez piada com o término com Renato Góes, que concorria ao troféu de ator revelação pelo papel de Santo em Velho Chico. "Nessa categoria, a gente vai ter um problema. Porque tem um ex meu concorrendo. Se ele ganhar, vão achar que eu manipulei. Se não ganhar, vão achar que é vingança, que na verdade, é", brincou ela.
Os artistas engataram o namoro no final de 2017, e o casamento aconteceu em outubro de 2019. O Mosteiro de São Bento, no centro de São Paulo, foi o local escolhido para a primeira parte da celebração. Depois, os noivos e os convidados se reuniram para uma cerimônia no Instituto Ricardo Brennand, em Recife.
Em 2021, o casal anunciou que esperava o primeiro filho. Thaila Ayala deu à luz Francisco em 1º de dezembro daquele ano. Para comemorar a chegada do herdeiro, Góes compartilhou nas redes sociais a imagem de seu braço com o pé do bebê carimbado na pele. "Seja bem-vindo, meu filho. Francisco nasceu. Eu tenho a mulher mais forte do mundo ao meu lado! Obrigado, meu amor!", escreveu na postagem.
35 anos.
Renato Góes nasceu em Recife, no Pernambuco, em 19 de dezembro de 1986.
Sagitário.
1,82 metros.