Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
Pesquisar

Buscar

ENTENDA!

Parada cardíaca: Médico explica quadro de Bia em Garota do Momento

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Foto de Maisa Silva em novela da Globo

Bia (Maisa) em cena de Garota do Momento; a jovem sofreu parada cardíaca no folhetim da Globo

GABRIELA RODRIGUES

gaby@noticiasdatv.com

Publicado em 23/5/2025 - 17h30

Nesta sexta (23), Garota do Momento finalmente vai revelar para Bia (Maisa) que sua vida é uma grande farsa. A jovem vai sofrer uma parada cardíaca depois de descobrir que não é filha biológica de Clarice (Carol Castro), mas sim de Valéria (Julia Stockler). De acordo com o médico cardiologista Eugênio Moraes, o quadro pode ser diagnosticado em pessoas de qualquer sexo e idade e tem relação com um conjunto de doenças. 

Em entrevista ao Notícias da TV, o especialista explica o que acontece quando o paciente sofre uma parada cardíaca e também detalha quais protocolos devem ser seguidos para evitar o pior.

"A parada cardíaca é a interrupção abrupta, súbita, da função do coração, que é o bombeamento de sangue para todos os órgãos. Então, abruptamente, por várias causas possíveis, o coração para de funcionar corretamente. Você tem uma interrupção da circulação para o corpo como um todo."

Essa é a condição mais crítica que existe dentro da Medicina. É o que existe de mais grave: a interrupção abrupta, súbita, da função do coração, que é a função de bombear o sangue para todos os órgãos.

De acordo com Moraes, o quadro pode ser causado por um conjunto de doenças --por exemplo, as cardiovasculares. A mais comum costuma ser o infarto agudo do miocárdio, quando a circulação do sangue para o coração é bloqueada.

"Esse infarto gera arritmia (batidas irregulares do coração); em geral, a arritmia ventricular grave que interrompe o correto funcionamento do coração. Mas a gente tem aí uma miríade de causas cardíacas e não cardíacas para você ter uma parada cardíaca", esclarece ele. 

Temos as miocardiopatias, que são as doenças do músculo do coração, que podem ser causadas, por exemplo, por sequelas de infarto. Pode ser também uma miocardiopatia hipertensiva, miocardiopatia valvar, miocardiopatia por arritmia. Ainda temos doenças genéticas do coração, como a cardiomiopatia hipertrófica. Existe um conjunto de doenças que podem causar a parada. 

Existem ainda doenças relacionadas aos canais, membranas dos músculos do coração, que chamamos de "canelopatias". Uma dessas enfermidades é a síndrome de Brugada, uma condição genética que afeta o ritmo dos batimentos cardíacos.

"A pessoa nasce com essa condição, ela nem sabe que tem, mas isso pode gerar arritmia ventricular e, consequentemente, parada cardíaca e morte súbita. Além disso, existem outras condições, por exemplo, alterações de eletrólitos (minerais que circulam no organismo), em especial o potássio em excesso no corpo. Isso pode também gerar parada cardíaca por alteração do ritmo", destaca o cardiologista.  

O médico também esclarece que pessoas de todas as idades e sexos podem sofrer com o quadro. "Claro que não é comum ter paciente muito jovem, crianças, por exemplo, com parada cardíaca, mas é possível." 

"No caso das crianças, nós temos as doenças congênitas cardíacas; quer dizer, a pessoa já nasceu com um problema que pode gerar uma parada cardíaca, devido ao mau funcionamento do coração. Já o adulto jovem pode ter aí o conjunto de arritmias, como a condição Wolff-Parkinson-White, que gera arritmia e pode ser potencialmente maligna", acrescenta. 

Prevenção 

Segundo Eugênio Moraes, a única maneira de prevenir uma parada cardíaca está na preservação da saúde cardiovascular. Isso tem relação com os hábitos de cada pessoas e no tratamento de condições que podem favorecer o acontecimento de um infarto. 

"É importante praticar atividade física, ter uma dieta equilibrada, não fumar, não consumir álcool. É importante ainda tratar casos de hipertensão, diabetes, colesterol", alerta. 

Além disso, é interessante se atentar se na família existe histórico de morte súbita. Saber se foi infarto ou se foi morte, por exemplo, por doenças congênitas (desde o nascimento) ou doenças hereditárias. 

O especialista também esclarece que nem sempre a cirurgia é necessária para tratar casos de parada cardíaca. Em Garota do Momento, Bia terá de ser submetida a um procedimento para corrigir o problema no coração.

"Vamos supor que o paciente teve um infarto que causou a parada cardíaca... Na grande maioria das vezes, o paciente vai para sala de hemodinâmica para fazer um cateterismo de urgência, para localizar a artéria que está obstruída e, então, desobstrui-la. Hoje, esse é o tratamento mais comum para essa condição", completa.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.