REPRESENTATIVIDADE
Reprodução/Instagram e Divulgação/TV Globo
Taís Araujo criticou espaço para protagonistas negras na TV; Camila Pitanga e Jéssica Ellen são opções
Taís Araujo agarra a causa da representatividade com unhas e dentes e critica mais uma vez o fato de negras terem pouco espaço como protagonistas na TV. Primeira atriz negra a estrelar uma novela, a mulher de Lázaro Ramos acredita em uma evolução do comportamento humano, mas acha que a transformação ainda é pequena.
"A gente pode fazer mais e trabalhar para que se faça mais. Está errado enquanto tiver só a mim como opção de protagonista negra nesse país. Não posso ser a única opção de protagonista, isso é uma mentira. Essa é a minha batalha hoje em dia", declarou ela à série comemorativa pelos 70 anos da TV brasileira Os Campeões de Audiência, da TV Cultura.
A famosa ainda contou que cresceu sem se enxergar nas personagens que acompanhava na televisão: "Eu e o Lázaro não podemos ser as únicas opções de protagonistas. Temos dois filhos, e quero que o mundo seja mais justo e próspero para a geração deles", completou.
Pensando no protesto de Taís, e no avanço da representatividade pública, o Notícias da TV fez uma lista de atrizes que estão fazendo sucesso na teledramaturgia e merecem mais espaço. Confira abaixo:
DIVULGAÇÃO/TV GLOBO
Camila Pitanga começou cedo na TV e já garantiu protanogismo na Globo
Camila Pitanga
Aos 43 anos, a atriz foi uma das protagonstas de Sex Appeal (1993), e ganhou espaço em nos papéis principais de Velho Chico (2016), Babilônia (2015), Lado a Lado (2012) e Cama de Gato (2009). Além disso, ela ainda se destacou como Bebel em Paraíso Tropical (2007), Luciana em Mulheres Apaixonadas (2002), e Alexandra em Malhação (1996).
Divulgação/TV Globo
Jéssica Ellen volta ao ar como a Camila de Amor de Mãe
No ar como a Adele na reprise de Totalmente Demais (2015), Jéssica Ellen cravou seu espaço no papel dramático de Camila em Amor de Mãe (2020), interrompida pela pandemia do coronavírus. Sua personagem ganhou destaque como filha de Lurdes (Regina Casé), uma das protagonistas. A atriz também participou de Geração Brasil (2014), Malhação (2012), e da série Justiça (2016).
REPRODUÇÃO/INSTAGRAM
Lucy Ramos se dedica ao trabalho na TV desde 2004
A atriz deu início à sua carreira na Globo em 2004, na novela Começar de Novo. Depois disso, ela conseguiu apenas papéis secundários em produções como Sinhá Moça (2006) e Pé na Jaca (2007). Em Cordel Encantado (2011), se destacou como Maria Cesária, que se casou com o rei Augusto (Carmo Dalla Vecchia). Nos próximos capítulos de A Força do Querer, Lucy pode ser vista como namorada de Caio (Rodrigo Lombardi). Ela também participa da atual temporada da Dança dos Famosos.
Divulgação/TV Globo
Sheron Menezzes tem currículo extenso, mas pouca oportunidade
Sheron é uma das atrizes negras que mais ganhou destaque na TV brasileira. Apesar disso, ainda não protagonizou nenhuma novela desde que estreou na Globo, em 2002. No currículo da artistas estão folhetins de sucesso como Esperança (2002), Celebridade e Como Uma Onda (2004), Belíssima (2006), Ti Ti Ti (2010) e Novo Mundo (2017). Seu último trabalho foi como a antagonista Gisele em Bom Sucesso (2019).
REPRODUÇÃO/INSTAGRAM
Erika Januza começou como protagonista de Suburbia (2012)
Aos 35 anos, a atriz começou a carreira em 2012 logo como protagonista na série Suburbia. Depois disso, ela atuou em Em Família (2014) e Sol Nascente (2016), mas foi em O Outro Lado do Paraíso (2017) que Erika se destacou como a juíza Raquel, vítima do racismo da sogra. Ela também está no elenco de Amor de Mãe como a tenista Marina.
REPRODUÇÃO/INSTAGRAM
Dandara Mariana espera por sua chance como protagonista
Em 2010, Dandara Mariana começou a despontar na TV. A atriz atuou em Na Forma da Lei e participou no ano seguinte da 19ª temporada de Malhação. A filha de Romeu Evaristo ganhou mais destaque após interpretar Marilda, fiel escudeira de Ritinha (Isis Valverde), em A Força do Querer (2017). Depois disso, formou par romântico com Caio Paduan em Verão 90 (2019). Dandara ainda está no time de atores "recolhidos" de Salve-se Quem Puder (2020).
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
TUDO SOBRE
Camila Pitanga
Dandara Mariana
Erika Januza
Jéssica Ellen
Lucy Ramos
Sheron Menezzes
Taís Araujo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.