Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

DILEMA CAPILAR

No BBB21, sisters voltam a reclamar dos cabelos; a culpa é do patrocinador?

REPRODUÇÃO/GLOBOPLAY

Imagem de Juliette Freire e Carla Diaz abraçadas durante o confinamento no BBB21

Juliette Freire e Carla Diaz no BBB21; advogada e atriz reclamaram dos cabelos durante o confinamento

Dentro do Big Brother Brasil 21, Carla Diaz e Juliette Freire perceberam algumas diferenças nos cabelos e já reclamaram sobre a situação dos seus fios. No entanto, durante o confinamento, elas seguem longe dos salões de beleza e contam com opções limitadas de tratamento, específicas de uma marca. A culpa para a diminuição da qualidade das madeixas é da patrocinadora do reality?

"Provavelmente, os produtos utilizados não são adequados para as necessidades dos cabelos de cada participante. São produtos de cuidados diários e boa qualidade. Porém, muitos dos participantes têm processos químicos e físicos que danificam muito o cabelo e requerem terapias mais específicas e intensivas para o cuidado das madeixas", explica a dermatologista Ana Carina Junqueira ao Notícias da TV.

Especializada em tricologia, área que estuda a saúde dos cabelos, a profissional reforça que vários motivos impactam os fios: "O estresse aumenta a secreção do hormônio cortisol, podendo interferir negativamente no ciclo capilar e levar a uma queda precoce e aumentada dos fios de cabelo".

"Além disso, comumente durante o período em que o indivíduo está sob estresse, ele não se alimenta corretamente, ingerindo quantidades insuficientes de proteínas, vitaminas e minerais, as quais são necessárias para manter a estrutura e saúde do fio de cabelo", complementa a profissional, que cita uma das consequências da convivência na Xepa do reality, área com restrições alimentares.

A exposição à luz solar e à água da piscina também podem ocasionar danos aos fios. Mesmo com os recursos limitados do confinamento da Globo, a médica aponta algumas alternativas para que as sisters mantenham a saúde e a qualidade das madeixas.

"Elas podem utilizar produtos capilares antes de se exporem ao sol e à água da piscina, como protetores térmicos ou leave-ins, e preparar máscaras capilares caseiras dependendo da disponibilidade de alimentos que possuam, como azeite, mel e café. Os participantes ainda devem evitar procedimentos que danificam mais o cabelo, como o excesso do uso de babyliss e chapinha e dormir com os cabelos molhados", aconselha Ana Carina.

Próximos passos

No BBB20, Ivy Moraes e Rafa Kalimann reforçaram o coro das críticas sobre os cabelos. A sister selecionada na Casa de Vidro afirmou que uma das primeiras coisas que faria após o reality seria um tratamento capilar, e a atual contratada da Globo pontuou que seus fios estavam ressecados na ocasião. A direção do reality chegou a cortar o desabafo na época.

Neste ano, mesmo com a mudança de patrocinador, as reclamações continuaram. Além dos comentários da atriz, Juliette chegou a pontuar que as suas madeixas estavam "duras, parecendo um dread".

Com este cenário, a fundadora do Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisa em Medicina Capilar explica que, antes de um novo procedimento, as atuais sisters precisam procurar os seus cabelereiros de confiança para retomarem os cuidados com os fios danificados, além de buscarem orientação de um médico dermatologista/tricologista.

Para quem acompanha a atração de casa e passa por dilemas similares aos das confinadas, Ana Carina reforça que devem ser utilizados produtos adequados para o tipo de cabelo de cada indivíduo. "Isso deve ser orientado por um médico tricologista após avaliação clínica do paciente. Importante destacar que o couro cabeludo (raiz) necessita de um tipo de cuidado, e os fios (comprimento e pontas) necessitam de outro."

"Algumas vezes, produtos cosméticos são suficientes para manter a saúde capilar, em outras são necessários medicamentos, sejam eles de uso tópico ou de uso sistêmico (oral). O mais importante é que cada indivíduo seja avaliado por um profissional experiente e conheça suas necessidades capilares para poder manter os cuidados em casa a longo prazo", finaliza.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube para conferir nossos boletins diários sobre BBB21


Saiba tudo sobre o BBB21 com o podcast O Brasil Tá Vendo

Ouça "#30 - O paredão falso e os novos vilões do BBB21" no Spreaker.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.