Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

BOYS LIXOS

Abusivos, tóxicos e embustes: Ainda existem mocinhos em novelas?

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Cauã Reymond está caracterizado como Christian/Renato em Um Lugar ao Sol, novela das nove da Globo

Cauã Reymond interpreta os irmãos gêmeos Christian e Renato em Um Lugar ao Sol, da Globo

LUANA BENEDITO

luanab@noticiasdatv.com

Publicado em 23/12/2021 - 6h40

Houve um tempo em que os mocinhos das novelas despertavam a paixão do público feminino. Atualmente, tem sido difícil engolir o comportamento abusivo, tóxico ou o jeito embuste. Os suspiros deram espaço à raiva. Os protagonistas não estão diferentes agora --na verdade, eles não mudaram ao longo dos anos. Mas as mulheres, sim. Na última década, os debates feministas se popularizaram, o faro para boy lixo (pelo menos para os da ficção) está cada vez mais apurado, e o estoque para passar pano se esgotou.

Em Um Lugar ao Sol, o protagonista Christian/Renato (Cauã Reymond) choca ao fazer gaslighting, traduzido livremente do inglês como manipulação, com Bárbara (Alinne Moraes). Nessa prática de violência, o parceiro fere o emocional da mulher através de mentiras para se safar de situações, levando a vítima a duvidar da própria sanidade

Além do protagonista, outros dois personagens pintados como bonzinhos também derrapam no machismo no folhetim de Lícia Manzo. O "sensível" Breno (Marco Ricca) aparece sempre preocupado com ele mesmo, falando sobre sua busca por propósito social na fotografia, além de ter voltado as atenções para Cecília (Fernanda Marques), enquanto Ilana (Mariana Lima), sua mulher, enfrenta um turbilhão de hormônios com a gravidez.

Ravi (Juan Paiva) quis bancar o dono de corpo de Joy (Lara Tremouroux) e decidiu por ele mesmo que a namorada não deveria abortar. 

A novela das seis também tem o seu representante de mocinho boy lixo. Dom Pedro 2º (Selton Mello) ganhou até o apelido de parte do público de esquerdomacho --expressão usada para se referir a homens com inclinações políticas de esquerda, que se dizem defensores das mulheres, mas têm atitudes contrárias ao que pregam com as que convivem ou se relacionam. 

Na saga histórica, o imperador trai a mulher, Teresa Cristina (Leticia Sabatella), com Luísa (Mariana Ximenes). Apesar de defensor dos direitos e bem à frente do seu tempo na trama, o monarca é um tanto controlador com a amante e fica incomodado quando algum homem demonstra interesse na oficial. O amor é livre só para ele.

Reprodução/TV Globo

Christian está ao lado de Bárbara

Christian manipula Bárbara

Para a pesquisadora Ana Paula Gonçalves, os movimentos sociais, incluindo o feminismo, são pautas presentes no cotidiano, e as novelas sempre beberam da realidade para criar a ficção. "Sendo assim, a tendência é que o mocinho clássico não tenha mais lugar, com as mulheres sendo mostradas nas telas como pessoas fortes e aptas a se defender, o oposto do romance romântico do folhetim tradicional", diz a doutora em Comunicação pela PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica). 

Estudiosa da temática feminista, Júlia dos Anjos aponta que o machismo não se manifesta somente entre os "vilões", entre os homens "malvados", facilmente identificados como perversos.

Ele faz parte da cultura e dos códigos sociais. O machismo pode ser entendido como uma ideologia que coloca o homem e a mulher em uma relação de oposição e hierarquia, em que a mulher é vista como diferente e inferior ao homem. Por isso, ela deveria a ele obediência e servidão. Aqueles que defendem o machismo gostam de dizer que o homem machista deve proteção à mulher --mas, na prática, o compromisso do homem machista é com outros homens.

Júlia alerta que apesar do machismo ser cultural, ele não é inevitável, seja na ficção ou na vida real, e os homens ou os personagens devem quebrar essa corrente. "É preciso que se coloquem como aliados das mulheres, inclusive em oposição a outros homens, caso seja necessário", afirma a pesquisadora da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). 

Reprodução/TV Globo

Rafael Cardoso está caracterizado como Rodrigo de A Vida da Gente

Rodrigo provocou raiva no público

Mocinhos envelhecem mal 

Na reprise de A Vida da Gente (2011), dez anos após a estreia, alguns fãs da novela se contorceram com o comportamento de Rodrigo (Rafael Cardoso). Se antes o mocinho dividia o público na torcida por quem merecia o seu coração, Ana (Fernanda Vasconcellos) ou Manu (Marjorie Estiano), em 2021 foi o time para as irmãs se livrarem do rapaz que ganhou força. 

Outrora visto como romântico e coitado, o protagonista foi tachado de egoísta e irresponsável afetivamente com as irmãs. "Os últimos 30 anos foram de muita transformação na sociedade brasileira. Acredito que, apesar do retrocesso por conta de um governo de extrema-direita, nossa sociedade avançou muito em diversas questões, e as pessoas começam a perceber comportamentos machistas, homofóbicos e racistas com olhar mais crítico",  observa Ana Paula. 

"O personagem em questão era um mocinho que não cabe mais em nossas reflexões sobre relações abusivas, afinal, ele se manteve casado com a irmã da Ana, e em determinado momento se envolveu com as duas ao mesmo tempo", conclui a pesquisadora. 


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Ouça "#86 - Bárbara termina o ano desmascarada em Um Lugar ao Sol" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Um Lugar ao Sol e outras novelas:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.