Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

TEMPORADA DE SUCESSO

Com fã-clubes poderosos, As Five emendam projetos e viram queridinhas da Globo

VICTOR POLLAK/TV GLOBO

Atrizes Daphne Bozaski, Ana Hikari, Heslaine Vieira, Manoela Aliperti e Gabriela Medvedovski posam para foto nos bastidores de As Five

As protagonistas de Malhação: Viva a Diferença (2017) consolidaram seu espaço na Globo

GUILHERME MACHADO E DANIELE AMORIM

guilherme@noticiasdatv.com

Publicado em 23/12/2021 - 6h25

Encerrada pela Globo após 26 anos, Malhação sairá do ar de vez com o fim da reprise da temporada Sonhos (2014). Entretanto, uma análise breve dos projetos atuais da emissora deixa claro que o legado da novelinha continua vivo. Malhação: Viva a Diferença (2017), uma das temporadas de maior sucesso, rendeu a suas protagonistas o status de queridinhas da líder de audiência. Tanto que as atrizes não só emplacaram novos projetos na casa, como também ganharam um spin-off chamado As Five, que da Globoplay pulou para a TV aberta e já tem mais duas temporadas confirmadas.

Ana Hikari, Daphne Bozaski, Gabriela Medvedovski, Heslaine Vieira e Manoela Aliperti conseguiram angariar uma verdadeira legião de fãs, que seguem quase religiosamente as trajetórias artísticas de cada uma. Aliás, as atrizes atribuem o sucesso que colhem após Malhação a esses mesmos seguidores. 

"Ninguém espera um sucesso desse tamanho. Ganhar Emmy? Um spin-off? Não! Essa repercussão veio graças ao público. Ao nosso fandom, que é um dos melhores do Brasil e, é claro, ao match perfeito que foi juntar tantos profissionais competentes. A história de cinco mulheres, amigas e diferentes entre si trouxe muitos debates importantes e gerou identificação", afirma Heslaine Vieira.

A opinião é compartilhada por Manoela Aliperti. "Eu me sinto feliz em receber tanto carinho do público. É muito gostoso poder sentir o quanto a história ainda reverbera nas pessoas que assistiram. Foi graças ao pedido do público que a série aconteceu, e sou muito grata por esse acontecimento. As Five é uma série que sinto muito orgulho de ter feito parte", destaca a intérprete.

Em Malhação: Viva a Diferença, escrita por Cao Hamburger, Keyla (Gabriela Medvedovski), Benê (Daphne Bozaski), Ellen (Heslaine Vieira), Tina (Ana Hikari) e Lica (Manoela Aliperti) se conheciam por acaso no metrô e viravam grandes amigas. A partir daí, a trama acompanhava as idas e vindas das cinco, ao mesmo tempo em que analisava dramas contemporâneos da juventude.

A Globo percebeu o sucesso alcançado pela novela e decidiu capitalizar em cima dele. Com isso, foi encomendado um spin-off, As Five, disponível no Globoplay. Nele, as amigas se encontram alguns anos depois do final da história original e precisam lidar com questões da vida adulta.

A empolgação foi tamanha que a emissora tratou de encomendar mais duas temporadas do seriado. Além disso, Viva a Diferença foi reprisada com sucesso durante a pandemia do novo coronavírus, e As Five foi levada para a TV aberta. As protagonistas também viraram apostas da TV: Gabriela, Daphne e Heslaine têm papéis de destaque em Nos Tempos do Imperador, enquanto Ana marca presença em Quanto Mais Vida, Melhor!

"Se estamos eu, Gabi e Heslaine juntas, todo mundo fala: 'Olha as Five ali! Mas estão faltando duas'. É muito bom, porque é um trabalho que teve um grande reconhecimento. É um projeto que amamos muito. Foi a primeira Malhação que teve uma continuidade, isso nunca tinha acontecido e só ocorreu devido a todo o fã-clube, ao barulho dos fãs", frisa Daphne. 

Temas complexos

Uma marca de Malhação: Viva a Diferença foi a maneira como a novela tratou de temas muitas vezes considerados tabu, sobretudo para uma história voltada a adolescentes. Assédio, consumo de álcool e drogas, homofobia, racismo e preconceito social foram alguns dos assuntos abordados na trama.

A história também fugia do clichê de triângulos amorosos e focava no protagonismo das cinco jovens. Para Ana Hikari, ter explorado tais questões é um dos fatores que explica o sucesso do folhetim.

"Acho que os maiores acertos são o protagonismo feminino e o texto abordar assuntos que são tão importantes para a sociedade nesse momento, que o público quer falar sobre. Ver uma produção bem-feita tocando nessas questões é o que faz com o que os espectadores reverberem tanto esse produto", opina a atriz. 

As Five segue a mesma abordagem, mas de uma maneira mais ousada, algo permitido pelo novo formato. "A linguagem de série já permite que a gente aprofunde um pouco mais os assuntos em geral. Acho que a nossa Malhação mesmo já tocou em assuntos considerados polêmicos de uma maneira muito inteligente, que trouxe o público para o debate", define Ana.

Heslaine segue a mesma visão e não esconde o entusiasmo com o futuro das personagens. "Estamos animadas e curiosas. Essas temporadas estão sendo muito aguardadas por nós! Quero dar sequência com personagens potentes como as que tenho tido oportunidade de interpretar", diz a intérprete.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com entrevistas e revelações do do que vai acontecer nas novelas:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.