Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ANÁLISE

Lucas e Hariany: Por que o público apoia relacionamentos abusivos em A Fazenda?

REPRODUÇÃO/YOUTUBE

Imagem de Hariany Almeida e Lucas Viana discutindo no deque de A Fazenda durante festa irlandesa

Hariany Almeida e Lucas Viana se desentenderam durante a festa irlandesa por causa de bebida em A Fazenda 11

PAOLA ZANON

Publicado em 21/11/2019 - 5h19

Hariany Almeida e Lucas Viana estavam mantendo um namoro conturbado em A Fazenda 11, mas são apoiados pelos fãs, que se intitulam "Lurianys". Em pouco mais de um mês, o relacionamento acabou e retornou, pelo menos, quatro vezes. Apesar de atitudes do modelo consideradas abusivas e do constante choro da ex-BBB, os fãs celebram todas as reconciliações. Por que isso acontece?

Para a socióloga Eva Blay, professora emérita e coordenadora do USP Mulheres, esse fenômeno se dá porque no Brasil existe uma visão de que as relações afetivas são pacíficas e levam à felicidade: "As mulheres são 'educadas' para acreditar que o amor é eterno; já os homens, para dominar", disse ao Notícias da TV. O público acredita que, só quando os dois estão juntos, estão plenamente felizes.

Os primeiros a "shippar" (querer o casal junto) foram os "grudinhos", fãs que Hariany conquistou depois de participar do BBB19. Embora tenha entrado no reality da Record com um namorado, o público gostou das investidas do ex-MTV e passou a apoiar uma traição ao médico Paulo Henrique Pereira, taxado de abusivo após algumas declarações de Hariany sobre o relaconamento de quatro anos.

Pouco depois de o primeiro beijo acontecer, no entanto, Lucas começou a apresentar um comportamento possessivo e manipulador, que aos olhos de boa parte do público, não passava de amor e cuidado, mesmo quando a goiana declarou que estava com seu psicológico abalado. Alguns fãs, inclusive, culparam a modelo de 22 anos pelas brigas do casal:

No começo do reality, Hari era apontada como uma das favoritas ao prêmio. Após o romance com Viana deslanchar de maneira conturbada, ele acabou ganhando força por ser visto como vítima e, até agora, teve o maior índice de aprovação nas eliminações, com 78% dos votos para continuar confinado.

"As mulheres são 'educadas' para acreditar que o amor é eterno, e se unem aos companheiros sob essa ilusão. Os homens são educados para o contrário, dominar, dispor das mulheres, controlar e ser dono dos corpos delas", analisou Blay.

Isso quer dizer que uma relação de abuso entre homem e mulher exposta em rede nacional, por obedecer tal visão, acaba se tornando um conto de fadas. Segundo Eva, esse é um problema antigo, que cresceu com a literatura e aparece até hoje, seja em livros, séries, novelas, filmes ou realities.

A obra Dom Casmurro, um dos maiores sucessos de Machado de Assis, é um exemplo dessa cultura: Bentinho, personagem principal, tem um relacionamento afetivo com Capitu e passa a nutrir um ciúme obsessivo por ela, desconfiando até do melhor amigo Escobar, que era casado.

O enredo machadista tem lá suas semelhanças com o casal rural: depois de beber muito, Lucas revelou sentir ciúme da namorada com Netto Rodrigues, com quem tinha uma amizade fora do confinamento. Esse foi, inclusive, o motivo do terceiro término do casal. O DJ, por sua vez, teve um breve relacionamento com a ex-panicat Aricia Silva, eliminada na segunda semana. Confira a confissão do Bebezão:

A reprodução do relacionamento abusivo na televisão significa que nada mudou: "Quando a violência cresce, e o público acha linda a reconciliação, está apenas alimentando essa ilusão e a ausência de mudança", observou a socióloga sobre os fãs que apoiam o casal do reality da Record.

A coordenadora do USP Mulheres lamentou a reação positiva dos espectadores diante do relacionamento entre Hariany e Lucas. "Esse tipo de programa ajuda a alimentar a violência doméstica e o feminicídio", concluiu.

A assessoria de imprensa de Hariany foi procurada pela reportagem para saber o que a família pensa do relacionamento, após a goiana declarar, às lágrimas, que quer o colo da mãe, mas seus porta-vozes não responderam até a publicação deste texto.

reprodução/tv globo

Marcos Harter foi expulso do BBB17 depois de agredir Emilly Araújo, com quem se relacionou


Não é só com Luriany

Casais de outros realities, como Emilly Araújo e Marcos Harter, do Big Brother Brasil 17, também viveram relacionamentos conturbados, porém aclamados pelo público. Harter, inclusive, chegou a ser expulso por agredir Emilly, que cega pelo abuso, chorou com a saída do cirurgião.

Mais tarde, o agressor participou de A Fazenda 9: Nova Chance e era um dos favoritos ao prêmio em dinheiro, permanecendo no confinamento até o último dia. No entanto, a vencedora foi Flávia Viana.

reprodução/mtv

Lipe recebe a ex Marcelle na praia; o veterano pediu para os amigos não ficarem com ela

No De Férias com o Ex Brasil: Celebs, o (ex-)casal formado por Lipe Ribeiro e Marcelle Casagrande tem rendido boas polêmicas. O veterano do programa de pegação recebeu sua ex-namorada logo no início do confinamento e logo avisou aos amigos que a loira ainda mexe com ele.

Gui Araújo, que participou da primeira edição do reality da MTV, foi selecionado para dar um passeio com a novata, advertida pelo ex: "Já fica longe do Gui". Como já havia feito amizade com os homens da casa, Lipe conseguiu "blindar" a ex de ficar com qualquer um dos garotos, até surgir um novo, que ainda não sabia da história.

João Brey, ex de Any Borges, saiu para um encontro com Marcelle e os dois acabaram se beijando. Lipe ficou visivelmente incomodado ao vê-los de mãos dadas. Ele, no entanto, não se privou de beijar outras meninas. E nas vezes em que fez isso, provocou a ex em tom de deboche, fazendo ela chorar.

O programa da MTV é pré-gravado e não sofre com a interferência do público, mas nas redes sociais é perceptível que a relação não tem boa aceitação entre os fãs. 

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.