Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

VIOLÊNCIA VERBAL

A Fazenda: Cinco frases de Lucas para Hari que alertam para relacionamento abusivo

REPRODUÇÃO/YOUTUBE

Imagem de Lucas Viana no cenário da brincadeira Eu Sou Mais que Você, no deque de A Fazenda 11

Lucas Viana durante a brincadeira que foi estopim para o segundo término do namoro com Hariany Almeida

PAOLA ZANON

Publicado em 6/11/2019 - 4h50

Lucas Viana terminou seu namoro com Hariany Almeida pela segunda vez em A Fazenda 11. Em menos de um mês, eles já discutiram em inúmeras ocasiões por causa das escolhas da ex-BBB dentro do jogo e, durante as brigas, o ex-MTV soltou algumas frases que acenderam o alerta para um possível relacionamento abusivo.

Alguns desabafos de Hariany sobre a relação, como "está acabando com o meu psicológico" e "eu não aguento essa pressão", deixaram parte do público preocupada com a saúde mental da modelo. Lucas já foi acusado de machismo no Are You the One? Brasil 4, e Tati Dias tentou avisar a amiga sobre a fama tóxica do peão.

A pedido do Notícias da TV, a psicóloga Laiz Chohfi, especialista em atendimento social para mulheres pela Universidade de São Paulo, avaliou as falas de Lucas Viana e concluiu que, de fato, algumas delas podem ser consideradas desmedidas e excessivas. Ela explicou que há violência nas coisas que são ditas para Hariany, porque elas violam a liberdade de escolha da peoa.

"Existe alguém que abusa de outra pessoa. Na sociedade patriarcal, o homem ocupa um lugar de poder, e Lucas faz uso disso em relação a ela", analisou Laiz. Abaixo estão cinco exemplos dessas falas violentas:

'Só para te colocar no seu lugar'

Durante uma discussão por causa da última prova de fogo, que Hariany disputou e perdeu, Lucas reclamou sobre a escolha de quem ela havia levado para a baia e ouviu como resposta da então namorada que não aguentava mais ser cobrada.

"Só para te colocar no seu lugar, eu nunca fiz isso [cobrar atenção] com mulher nenhuma. Se eu tiver que cobrar, prefiro não estar junto", rebateu ele. Segundo a psicóloga, esse tipo de fala pressupõe que ele se coloca um lugar que pode movimentar a mulher como se fosse um objeto. Assista:

'Você teve chance de provar que está comigo, não provou'

Apesar de Hariany ter terminado um namoro de quatro anos ao trair o médico Paulo Henrique Pereira em rede nacional, Viana ainda precisa de provas do sentimento dela. Durante a formação da quinta roça, o lampião determinou que uma brincadeira de resta um seria responsável pelo terceiro indicado para a berlinda. 

Ao ter que escolher entre Lucas e Thayse Teixeira, a ex-BBB preferiu a amiga, por acreditar que o namorado voltaria como fazendeiro. Furioso, o modelo terminou o romance: "Você teve chance de provar que está comigo, mas não provou". 

A fala é abusiva porque presume que declarações de amor são necessárias por parte da mulher. "O homem é quem sabe quais são essas provas, a mulher não. Ou seja, são impostas provas que ela nunca poderá executar. É fadada ao fracasso sempre", explicou Laiz. Confira uma das discussões em que Lucas cobra declaração:

'Você escolhe as amizades em vez de mim'

Sempre que tem chance, Viana faz questão de jogar na cara de Hari a brincadeira do resta um. Ele já reclamou que a namorada sempre dá preferência para as amizades e argumentou que, fora do confinamento, amigas sempre serão só amigas, mas a seu lado ela poderia construir uma vida, casar e ter filhos.

Incomodada, a peoa respondeu: "Calma, não faz nem um mês [de namoro] ainda". Na discussão que decretou o fim do relacionamento pela segunda vez, o modelo disparou: "Chego no quarto e você está na cama com a Thayse. Às vezes, não sei se você namora comigo ou com ela".

A especialista considerou essa uma das frases mais abusivas. "Ele quis dizer que a obrigação dela é para com ele. Não tem que ter amigos ou vida própria", analisou Laiz. Esse tipo de pensamento viola diretamente a liberdade da mulher. Relembre a primeira vez em que Lucas reclamou sobre as amizades da ex:

'Vai colocar um sutiã'

Lucas não gostou quando Hariany usou uma camiseta sem sutiã por baixo, por deixar seus seios "visíveis". Ele falou várias vezes para ela colocar um top e depois alegou que estava apenas brincando. A goiana avisou que não gostou.

A psicóloga explicou que essa exigência indica uma sensação de posse do modelo: "Ele quer ser o dono de Hari e do corpo dela. Trata a mulher como um bem, uma propriedade. Só ele pode ver os seios dela, e ele diz quando". Thayse, que observou a cena, disse que o modelo exagerou na reação:

'Você não retribui meu sentimento'

Cada escolha de Hariany que não beneficia Lucas é interpretada por ele como falta de sentimento. Além do jogo do resta um, que acabou enviando o modelo para a roça, o casal se desentendeu depois da prova de fogo especial. Hari seguiu as instruções do namorado para tirar Diego Grossi da disputa. Quando o publicitário reclamou, ela justificou: "Só fiz isso porque o Lucas mandou". 

A revelação deixou o modelo irritado. Ele alegou que sempre joga pensando no melhor para os dois, por causa do que sente, e disse que não vê reciprocidade. Segundo a psicóloga, essa é outra cobrança de provas impossíveis, em que Hari precisa fazer o que está na cabeça de Lucas.

"Ela nunca vai cumprir, sempre será cobrada. Além de mostrar o quanto o homem está em posição de ditar o que a mulher tem que fazer pra mostrar que o ama", esclareceu a expert. Relembre o primeiro término do casal, em que Viana alegou que seu sentimento não era retribuído:

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.