Séries

UMBRELLA ACADEMY

Atriz de Revenge e toque brasileiro: cinco curiosidades sobre a nova série da Netflix

Christos Kalohoridis/Netflix

Série tem um visual que surpreende: seus vilões, Hazel e Cha-Cha, usam capacetes de bichinhos - Christos Kalohoridis/Netflix

Série tem um visual que surpreende: seus vilões, Hazel e Cha-Cha, usam capacetes de bichinhos

LUCIANO GUARALDO - Publicado em 16/02/2019, às 06h25

Lançada na sexta-feira (15) pela Netflix, a série The Umbrella Academy é mais uma investida da plataforma em heróis. Desta vez, porém, nada de advogados cegos ou guerreiros místicos: a atração é baseada em uma HQ menos conhecida, escrita por Gerard Way (ex-cantor da banda My Chemical Romance) e desenhada pelo brasileiro Gabriel Bá.

O elenco liderado por Ellen Page conta ainda com atores que já deram as caras em programas muito populares, como Revenge (2011-2015), Game of Thrones, House of Cards (2013-2018), Orange Is the New Black e Grey's Anatomy.

Confira cinco curiosidades para ver a primeira temporada de Umbrella Academy:

divulgação/netflix

Ellen Page "contracena" com o macaco Pogo, dublado pelo veterano dos palcos Adam Godley

'Macaco cidadão' e outros personagens bizarros
Para adaptar a HQ homônima, os roteiristas de Umbrella Academy tiveram que suar. É que a trama original abusa da liberdade narrativa dos quadrinhos para usar personagens como o macaco Pogo (dublado por Adam Godley), espécie de mordomo da mansão onde os protagonistas moram, ou Grace (Jordan Claire Robbins), a androide que serve como mãe dos heróis.

Mas a produção consegue fazer a transição do papel para a TV com sucesso, e abusa do carisma de seus atores para convencer o público de que as situações mais absurdas podem acontecer de verdade. Destaque para o ótimo Robert Sheehan, que rouba a cena como o imprevísivel, viciado e médium Número Quatro.

Christos Kalohoridis/Netflix

A cantora Mary J. Blige e o ator Cameron Britton interpretam os vilões Cha-Cha e Hazel

Vilões com sérias restrições orçamentárias
Apesar de Umbrella Academy não ser uma série sobre o embate entre mocinhos e bandidos, os protagonistas têm uma dupla de vilões de peso para enfrentar na primeira temporada. A fria Cha-Cha (a cantora Mary J. Blige, indicada ao Oscar por sua atuação no filme Mudbound) e o emotivo Hazel (Cameron Britton) ficam na caça do Número Cinco (Aidan Gallagher) e entram na mira dos outros heróis.

Só que os dois, apesar de trabalharem para uma organização aparentemente milionária, sofrem com as restrições orçamentárias da empresa. Hazel reclama constantemente das condições dos hotéis de beira de estrada em que precisam se hospedar, o que irrita a sempre dedicada Cha-Cha. É um respiro cômico para as situações mortais em que os dois estão envolvidos.

fotos: divulgação/abc

Kate Walsh esteve em Grey's Anatomy e 13 Reasons Why; já Ashley Madekwe fez Revenge

Você conhece esses rostos...
Indicada ao Oscar pelo filme Juno (2007), a atriz Ellen Page é apontada como a protagonista de Umbrella Academy. Mas o elenco coadjuvante conta com rostos conhecidos dos fãs de séries: entre os "irmãos" da personagem de Ellen, estão Tom Hopper (o Dickon Tarly de Game of Thrones) e Robert Sheehan, que já havia interpretado um jovem superpoderoso na britânica Misfits (2009-2013). Colm Feore, que interpreta o patriarca da família, esteve em duas temporadas de House of Cards.

Já fãs da série Revenge poderão matar as saudades de Ashley Madekwe, que vivia a melhor amiga da vingativa Emily Thorne (Emily Vancamp) e agora interpreta uma policial. Já Kate Walsh, a doutora Addison Montgomery de Grey's Anatomy e a mãe de 13 Reasons Why, aparece com um visual bem diferente na nova série. 

Christos Kalohoridis/Netflix

Robert Sheehan tem alguns dos melhores momentos da série em cenas que "viaja" nas drogas

Trilha e visual de encher os ouvidos
Como seu criador era conhecido pela carreira musical antes de se envolver com quadrinhos, Umbrella Academy chama a atenção pela trilha sonora. Cenas marcantes da série contam com músicas que vão do pop chiclete de I Think We're Alone Now (da cantora Tiffany) ao dramalhão de Never Tear Us Apart (um cover de Paloma Faith para o clássico do INXS). Vale ficar com os ouvidos atentos para escutar ainda Queen, Toploader, Gin Wigmore, The Doors e Nina Simone.

Mas o cuidado do showrunner Steve Blackman (de Fargo) não se restringiu apenas à música. O visual da série também é espetacular. Altamente estilizada, com uma mistura de tecnologia futurista a objetos que parecem saídos da década de 1980, a atração ainda brilha nas cenas em que Número Quatro delira após usar drogas. É uma experiência lisérgica para o personagem, e surreal para o público.

reprodução/youtube

O brasileiro Gabriel Bá (à esq.) e o músico Gerard Way dão entrevista sobre Umbrella Academy

Um toque brasileiro na produção
Um dos mais premiados quadrinistas do mundo, o brasileiro Gabriel Bá aparece nos créditos de Umbrella Academy como coprodutor da série. É que ele desenhou os quadrinhos em que a trama é baseada. Ao seu lado, o outro criador da HQ: o músico Gerard Way, que fez sucesso nos palcos com a banda My Chemical Romance.

Apesar do sangue tupiniquim nos bastidores, a produção não faz nenhuma referência ao Brasil. Mas também não é um ode à soberania norte-americana, como acontece com outras séries de heróis. Os personagens principais vieram de várias países: há um representante latino, um asiático e uma russa, por exemplo.

Compartilhe: Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe no Twitter Compartilhe no Twitter

Curta no Facebook Curta no Facebook
Siga no Twitter Siga no Twitter

Leia também

Imagem de Jesus Cristo crucificado aparece na abertura de Big Bang Theory, que lembra fatos históricos - Imagens: Divulgação/CBS

Viagem no tempo

Como a abertura de Big Bang Theory conta a história do mundo em 16 segundos

Eugênio (Felipe Camargo) em cena com Cris/Julia (Vitória Strada) na novela das seis da Globo - Reprodução/TV Globo

Pai vilão

Espelho da Vida: Cris é obrigada a se casar com Gustavo sob ameaça

Laryssa Ayres (Diana), Giulia Gayoso (Rivalda) e Gabriel Stauffer (Walid) em O Sétimo Guardião - REPRODUÇÃO/TV GLOBO

MENTIRINHA

Pressionada, carateca de O Sétimo Guardião finge que é lésbica

Maycon Santos é alvo de inquérito da Polícia do Rio de Janeiro após declarações polêmicas no BBB19 - REPRODUÇÃO/TV GLOBO

SERÁ DESCLASSIFICADO?

BBB19: Polícia avalia intimar Maycon por apologia a maus-tratos a animais

O atacante Gustavo (à esq.) comemora gol do Corinthians, ao lado de Ralf, em empate contra o Racing - DIVULGAÇÃO/CORINTHIANS

RESULTADO SURPREENDENTE

Corinthians faz RedeTV! crescer 340% e chegar à vice-liderança no ibope

Fátima Bernardes no Encontro de 31 de janeiro: último programa dela antes das primeiras férias de 2019 - REPRODUÇÃO/TV GLOBO

50 DIAS DE FÉRIAS

Fátima Bernardes saiu da Globo? Público questiona faltas da apresentadora

+ Lidas

1

O Sétimo Guardião: Nicolau leva voadora e apanha até sangrar

2

Silvio manda trocar diretor do Fofocalizando, e Lívia Andrade chora

3

O Sétimo Guardião: Judith usa feitiço contra Luz e a irrita

4

Ex-câmera de Faustão saiu da Globo para fazer novelas na Record

5

Poliana: Pendleton descobre plano de Roger para desmascará-lo

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

ENQUETE

Enquete

Que reality show você pretende assistir agora?

Últimas notícias

Kevin Costner na 1ª temporada de Yellowstone, atração que será exibida no Brasil pelo canal Paramount - Divulgação/Paramoun
Christine Baranski em imagem da terceira temporada de Good Fight; drama foi renovado para mais um ano - Divulgação/CBS
Marcius Melhem, chefe de Humor da Globo, criticou postura do comediante Danilo Gentili, do SBT - Carol Caminha/TV Globo e Reprodução/SBT
Renata Fan no comando do Jogo Aberto; o programa foi o mais visto da Band na segunda-feira (22) - DIVULGAÇÃO/BAND