Viagem no tempo
Imagens: Divulgação/CBS
Imagem de Jesus Cristo crucificado aparece na abertura de Big Bang Theory, que lembra fatos históricos
JOÃO DA PAZ
Publicado em 16/2/2019 - 6h20
A cada episódio da comédia The Big Bang Theory, o telespectador vê a história do mundo passar em sua TV. Em 16 segundos, a vinheta de abertura exibe 109 imagens rapidamente, traçando uma linha do tempo, desde a explosão que provocou o surgimento do universo aos fogos celebrando o começo do terceiro milênio depois de Cristo.
A trilha sonora fica por conta da banda canadense Barenaked Ladies, que canta The History of Everything (A História de Tudo). "Nosso universo estava em um estado denso e quente, e há quase 14 bilhões de anos a expansão começou", dizem os primeiros versos da música, antes de acelerar enlouquecidamente para tentar acompanhar as imagens sobrepostas.
Células e dinossauros brilham na vinheta. Seguindo a lógica da Teoria da Evolução, um macaco aparece antes do primeiro humano dar às caras. Monumentos históricos da humanidade marcam presença, como as pedras de Stonehenge, a pirâmide de Kukulcán (erguida pelos maias) e as grandes estruturas egípcias.
Ao entrar no período da Grécia Antiga, considerado o berço da civilização ocidental, a vinheta de Big Bang Theory traz uma imagem religiosa. Mesmo em uma série que apresenta a criação e evolução do mundo pelo ponto de vista científico (e que tem personagens racionais em destaque), surge Jesus Cristo crucificado.
O significado dessa aparição cabe à interpretação de cada um, mas chama a atenção pelo registro de um homem que é considerado filho de Deus por cerca de um terço da população mundial e que influencia a contagem dos anos no nosso calendário.
Como para os americanos patriotismo pouco é bobagem, The Big Bang Theory faz questão de mostrar vários personagens importantes para a nação. Tudo começa com Cristovão Colombo (1451-1506), passando pelos presidentes George Washington (1732-1799) e Abraham Lincoln (1809-1865). Ganham espaço imagens de Guerra Civil (1861-1865) e do período de corrida ao ouro na região oeste do país.
No fim do século 19, mulheres britânicas lutaram pelo direito ao voto; movimento virou filme
Mulheres e a arte
As mulheres têm sua importância ao longo da história, e The Big Bang Theory não as escondeu. Aparecem Joana D'Arc (1412-1431), heroína francesa e canonizada pela Igreja Católica; Clara Barton (1821-1912), fundadora da Cruz Vermelha americana; as integrantes do Women's Land Army, grupo de mulheres britânicas trabalhadoras do campo; e as sufragistas, militantes que lutaram pelo voto feminino no Reino Unido.
A arte tem seu momento com obras de Michelangelo (1475-1564) e sua escultura de Davi, e de Leonardo da Vinci (1452-1519) e seu desenho clássico do Homem Vitruviano. No campo das grandes invenções, são lembrados a roda, o telégrafo, o automóvel e o avião. Entre torres, monumentos e estátuas famosas estão a Grande Muralha da China, o palácio Taj Mahal (na Índia), a Torre de Pisa (Itália), a Tower Bridge (Londres), a Torre Eiffel (França) e a Estátua da Liberdade (Estados Unidos).
Ao se aproximar dos dias atuais, a vinheta faz menção a objetos, itens tecnológicos e fatos marcantes do tempo contemporâneo: a cirurgia moderna, a pílula anticoncepcional, os processadores Pentium, computador da IBM, disquete, discman da Aiwa, celulares tilojão (tipo Motorola TAC) e o videogame PlayStation.
Por fim, os aspectos culturais e esportivos são representados pelo globo das discotecas, jukebox, patins, dançarinos b-boys, skate, snowboard e a placa que simboliza Hollywood, meca do cinema e da TV.
Os atores principais de Big Bang encerram a vinheta, a mesma imagem desde a 6ª temporada
Desde a estreia de Big Bang Theory, em 2007, a vinheta de abertura só passou por três alterações, todas elas na cena que reúne os atores. A original mostrava Raj (Kunal Nayyar) de boné. Depois, tiraram o chapéu dele. A segunda mudança foi mostrar Penny comendo camarão. E, a partir da sexta temporada, o quinteto original ganhou a companhia de Amy (Mayim Bialik) e Bernadette (Melissa Rauch).
Série mais vista dos Estados Unidos, The Big Bang Theory chegará ao fim após o último episódio da 12ª temporada, que atualmente é exibida pela Warner, nas noites de domingo. As quatro primeiras temporadas da comédia nerd estão disponíveis no Globoplay, a plataforma de streaming da Globo.
Confira a abertura de Big Bang Theory:
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.