BEBER O MORTO
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Padre Santo (Chico Diaz) durante a cena de morte súbita em Renascer, novela das nove da Globo
A despedida de padre Santo (Chico Diaz) será uma celebração à vida em Renascer. A novela terá rituais e cantos de religiões de matriz africana no velório do sacerdote. Está previsto também um porre coletivo, com moradores de todo o vilarejo bebendo o morto na porta da igreja. O pastor Lívio (Breno da Matta) quebrará suas regras aderindo à bebedeira após ser convencido por José Inocêncio (Marcos Palmeira) na novela das nove da Globo.
Ao dar a notícia da morte do padre ao coronel, o pastor o avisará que mudou de ideia e decidiu ficar para dar continuidade ao legado deixado pelo religioso. Lívio, porém, afirmará que o ricaço não lhe colocará cabresto.
"Nunca fiz caridade pensando no que ia recebê em troca, até porque chamo isso de política. E eu nunca tive sangue pra isso. Ou, então, porque o amigo acha que padre Santo tinha tanta estima por mim?", indagará o fazendeiro, que será questionado sobre o tamanho de sua estima pelo morto. "Eu tinha aquele padre no mais alto conceito", afirmará Inocêncio.
Lívio pedirá que eles continuem a prosa no velório. "Só me vô até lá se o pastor Lívio me dissé que vai bebê padre Santo mais eu!", soltará o coronel. "Eu num tenho costume de beber, o amigo sabe", responderá o personagem interpretado por Breno da Matta. "E a vida d'um sujeito como padre Santo num merece de sê celebrada com toda reverência?", argumentará Inocêncio.
Lívio concordará. A partir daí, o público verá o adeus ao padre por parte de vários personagens. A maioria virará um copinho de pinga em homenagem ao morto. O autor Bruno Luperi indicou à direção do remake que toda a vila beberá o padre Santo do lado de fora da igreja.
"Pelo fogo que as pessoas pegaram, vê-se o tamanho da admiração que todos tinham por ele. José Inocêncio e pastor Lívio estão no meio daquele ritual que, agora, tem ares de festa. É a celebração da vida e não da morte. Podemos escolher uma música para marcar bem esta ocasião, dando um tom ecumênico ao ritual de despedida, onde canções de matriz africana marcam a despedida de um padre católico para o outro plano", escreveu o novelista.
Antes mesmo da notícia da morte do padre, Inácia (Edvana Carvalho) terá uma cena fazendo preces para os orixás do candomblé para que Santo descanse em paz.
Renascer foi escrita e criada pelo autor Benedito Ruy Barbosa. A primeira versão foi ao ar na Globo em 1993. Bruno Luperi é neto do novelista e responsável pela adaptação da saga rural que estreou no horário nobre em janeiro. O remake ficará no ar até setembro.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas:
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Resumo de Renascer: Capítulos da semana da novela da Globo - 4 a 7/9
Quarta, 4/9 (Capítulo 195)
Delegado Nórcia confirma que os tiros disparados contra Venâncio, Egídio e José Inocêncio saíram da mesma arma. Kika comenta com José Inocêncio que o resultado da perícia não atesta a inocência de Egídio.
João Pedro anuncia ... Continue lendo
Mais lidas