Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ESPERANÇA

Renascer: Após morrer, padre Santo salva assentados e dá sinal de nova missão

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Caracterizado como o padre Santo, Chico Diaz está sentado em um jipe e contracena com Breno da Matta em Renascer

Padre Santo (Chico Diaz) em cena de Renascer: ele deixa herança para pastor na novela das nove

MÁRCIA PEREIRA, colunista

marcia@noticiadastv.com

Publicado em 25/3/2024 - 18h00

Personagem de Chico Diaz, padre Santo vai se despedir de Renascer e escolher seu substituto praticamente na hora da morte. Ele encherá seu carro de doações para assentados de uma comunidade da região. O sacerdote defenderá que eles não são invasores de terras e afirmará que levará "esperança" àqueles que precisam. O pastor Lívio (Breno da Matta) só entenderá as palavras do amigo depois da morte dele.

Na novela das nove da Globo, Inácia (Edvana Carvalho) vai sentir a chegada da morte e surgirá fazendo uma prece, em um fenômeno com ventos que vão varrer as plantações de toda a região. Em seguida, Santo dirá suas últimas falas na novela ao pastor. Eles estarão no jipe do padre a caminho do acampamento dos assentados. 

Lívio perguntará o que o padre está levando no carro. "Um bocado de muita coisa, mas, basicamente, esperança", declarará Santo. O pastor perguntará para quem é a entrega de esperança. No começo dessa sequência, o evangélico estará se despedindo do amigo, indo embora da região, mas o padre não permitirá que ele parta sem ir com ele até os assentados. 

"A quem precisa, meu filho... É a nossa missão, não é? Levar esperança a quem precisa. Juntos. Nem que seja uma última vez", dirá o padre, antes de continuar a plantar a semente da herança que deixará para o pastor na novela.

"Deus está na Igreja, mas não se limita a ela! E eu demorei tanto pra entender isso. Oxalá tivesse compreendido isso antes. Quanto mais nos apegamos aos dogmas e ao moralismo, mais nos afastamos de Deus. Deus é o equilíbrio, a lei que rege o universo. É o bem, mas não apenas ele. Afinal, são os erros que cometemos, até mais que os acertos, que nos levam até ele. 

O padre divagará, deixando o pastor sem entender a previsão de que ele tem uma missão importantíssima que será guiada por Deus.

"Alguém tem que questionar o que precisa ser questionado, você não acha? Eu também acho que chegou a hora de pendurar a batina. Eu não quero convencer ninguém a nada... Eu não quero mais ter que convencer ninguém... Vou só entregar isso no acampamento e depois vou para onde você for", afirmará Santo.

Em seguida, ele fechará os olhos e sentirá uma imensa paz. Quando Lívio tentar acordá-lo, verá que o amigo já está morto e nada mais pode ser feito. Ele sairá dando a notícia da morte e organizando o velório. Só mais tarde o pastor entregará aos assentados as doações, com diversos tipos de sementes para que eles semeiem a prosperidade nas terras que ocuparam.

Renascer foi escrita e criada pelo autor Benedito Ruy Barbosa. A primeira versão foi ao ar na Globo em 1993. Bruno Luperi é neto do novelista e responsável pela adaptação da saga rural que estreou no horário nobre em janeiro. O remake ficará no ar até setembro.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas:


Resumos Semanais

Renascer: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 27/4 a 11/5

Sábado, 27/4 (Capítulo 84)
João Pedro deixa Eliana no meio da estrada depois que a moça o insulta. Morena nota que Lu esteja interessada em Bento. Eliana pede abrigo na casa de Sandra, e afirma à filha de Egídio que ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.