Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

PARTIDA

Em Renascer, padre Santo morre e leva pastor Lívio à agonia: 'Não estou pronto'

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Padre Santo (Chico Diaz) em cena derradeira de Renascer

Padre Santo (Chico Diaz) em cena derradeira de Renascer; sacerdote morre após conversa filosófica

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 24/3/2024 - 9h53

Padre Santo (Chico Diaz) está prestes a partir em Renascer. Durante uma conversa filosófica e profunda com pastor Lívio (Breno da Matta), o sacerdote morrerá e deixará o amigo completamente desesperado. "Não estou pronto para me despedir do senhor", declara Lívio em um grito de desespero.

Em cena prevista para ir ao ar nesta segunda (25), o padre dá uma carona para o pastor depois que ele abandonou sua missão na vila. Santo, então, para seu jipe em um mirante para que eles possam conversar. Mais uma vez, os dois iniciam reflexões sobre os mistérios divinos.

"Deus é um mistério, não é?", questiona o pastor. "E nós, incapazes de decifrá-lo. Deus é o equilíbrio, a lei que rege o Universo. É o bem, mas não apenas ele. Afinal, são os erros que cometemos, até mais que os acertos, que nos levam até Ele... por isso Deus é, também, o perdão", reflete Santo, um tanto ofegante.

O pastor indaga se Deus irá perdoá-lo por ter deixado a missão na vila para trás, e tem uma resposta que o emociona: Santo reflete que, talvez, a verdadeira missão do amigo seja se revoltar com o que precisa ser questionado e combatido.

"O senhor faz isso com muito mais competência do que eu e vai continuar fazendo... por muitos e muitos anos...", diz Lívio, sem imaginar o que está por vir. 

A conversa continua, até que padre Santo fecha os olhos e parece cochilar. Então, o pastor questiona se o amigo está sentindo alguma coisa. "Não... Só uma paz. Uma imensa paz", declara. 

Lívio assume o volante por acreditar que o companheiro precisa de um descanso. Ao falar com o padre, no entanto, ele não tem mais respostas --até que se dá conta de que o amigo morreu. 

O pastor, então, entra em um estado de agonia e desespero. "Padre, não... Padre Santo, não me deixe! Eu não estou pronto pra me despedir do senhor! Eu não estou pronto pra isso!", grita, completamente aflito.

Mudança no remake

Desta vez, a sequência de morte do padre Santo vai trazer mais emoção do que a que foi exibida na versão original da novela, em 1993. No remake, o padre e seu parceiro de obras religiosas, Lívio, terão mais companheirismo no momento derradeiro da novela das nove da Globo.

Diferentemente da versão original, Lívio já vinha desenvolvendo uma parceria com a comunidade da região de Ilhéus, na Bahia, onde a trama é ambientada. Pastor, embora um tanto quanto desiludido com sua religião, ele já havia feito obras com os fiéis e tinha planos para o futuro dali.

É uma situação diferente da versão original, quando Lívio (Jackson Costa) era um padre em formação. Ele havia acabado de sair do seminário e foi mandado para ali justamente para substituir Santo --interpretado por Jofre Soares (1918-1996)--, que já estava com a saúde debilitada.

Por isso, a relação entre eles era bem mais hierárquica e distante. O novato sabia que não poderia contar com o colega durante muito tempo, e, por isso, não se envolveu emocionalmente com ele. Na nova versão, os dois trocam elogios e têm uma conversa bem mais profunda sobre o trabalho.


Inscreva-se no canal do Notícias da TVno YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas.


Resumos Semanais

Renascer: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 27/4 a 11/5

Sábado, 27/4 (Capítulo 84)
João Pedro deixa Eliana no meio da estrada depois que a moça o insulta. Morena nota que Lu esteja interessada em Bento. Eliana pede abrigo na casa de Sandra, e afirma à filha de Egídio que ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.