Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

CENA IMPACTANTE

Renascer: Antes de morrer, padre Santo se rende aos orixás e pede perdão

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Chico Diaz está em cena de Renascer como padre Santo

Chico Diaz está em cena de Renascer como padre Santo; personagem morre no próximo dia 25

MÁRCIA PEREIRA, colunista

marcia@noticiadastv.com

Publicado em 17/3/2024 - 13h00

Renascer tem pregado o respeito a todas as religiões e oferecerá aos telespectadores um momento especial ao colocar padre Santo (Chico Diaz) para confessar que errou por preconceito no passado. Ele verá Inácia (Edvana Carvalho) colher ervas para um banho e irá atrás dela. O sacerdote pedirá licença aos orixás no templo sagrado cultuado pela empregada e reconhecerá que errou por ignorância.

Na novela das nove da Globo, está previsto que o religioso vai morrer em uma sequência que já foi gravada e vai ao ar no próximo dia 25. Ele estará em seu jipe com o pastor Lívio (Breno da Matta) quando terá um mal súbito.

Antes disso acontecer, ele terá uma verdadeira aula sobre o que é o candomblé. Inácia vai pilar ervas para fazer um banho, entoando um mantra da sua religião em iorubá. O padre perguntará se aquela é a língua dos escravos, e ela explicará cuidadosamente que é dos escravizados. 

"Digo isso porque uma pessoa pode até escravizada pela ôtra, mais escrava ela num é! Esse mantra qué dizê que sem folha num há vida, e sem folha num há orixá", dirá a idosa, que ouvirá o religioso falar que sabe que o candomblé é uma celebração à natureza.

Por isso que cada orixá representa a força que emana de cada elemento. Oxalá é o ar, Iemanjá o mar, Iansã representa os vento, e os rio são de Oxum. As mata são de Oxossi, e as cachoêra é dos fio deles, Logun Edé. O metal é de Ogum, o vulcão de Xangô, o arco-íris de Oxumaré, a chuva de Ewá, a lama de Nanã. O tempo é de Iroco, o mais complexo dos orixás. E por aí vai...

Ele concordará que a força da natureza habita o sagrado e se envergonhará de não ter enxergado isso antes. Inácia falará que também lutou por ignorância contra seu dom. "O sinhô foi ensinado a medo deles. Assim como eu fui ensinada a sentî vergonha. Tem muita história por trás de nossos passo. Se a gente vivê se lamentâno pelos erro do passado, nunca que vâmo olhá pra frente", completará a personagem de Edvana Carvalho.

Intuitiva, ela dirá que o banho que preparava era para ele e que sua ida até lá só lhe poupou tempo. O padre aceitará participar do ritual que vai encher José Inocêncio (Marcos Palmeira) de alegria. Afinal, será inegável o poder de um gesto de humildade por parte de um sacerdote da Igreja Católica.

Renascer foi escrita e criada pelo autor Benedito Ruy Barbosa. A primeira versão foi ao ar na Globo em 1993. Bruno Luperi é neto do novelista e responsável pela adaptação da saga rural que estreou no horário nobre em janeiro. O remake ficará no ar até setembro.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas:


Resumos Semanais

Renascer: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 27/4 a 11/5

Sábado, 27/4 (Capítulo 84)
João Pedro deixa Eliana no meio da estrada depois que a moça o insulta. Morena nota que Lu esteja interessada em Bento. Eliana pede abrigo na casa de Sandra, e afirma à filha de Egídio que ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.