Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

BEBER O MORTO

Renascer: Adeus ao padre Santo tem macumba, porre e quebra de regras

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

O ator Chico Diaz está com cabeça apoiada e olhos fechados em cena da morte do padre Santo na novela Renascer

Padre Santo (Chico Diaz) durante a cena de morte súbita em Renascer, novela das nove da Globo

MÁRCIA PEREIRA, colunista

marcia@noticiadastv.com

Publicado em 26/3/2024 - 12h00

A despedida de padre Santo (Chico Diaz) será uma celebração à vida em Renascer. A novela terá rituais e cantos de religiões de matriz africana no velório do sacerdote. Está previsto também um porre coletivo, com moradores de todo o vilarejo bebendo o morto na porta da igreja. O pastor Lívio (Breno da Matta) quebrará suas regras aderindo à bebedeira após ser convencido por José Inocêncio (Marcos Palmeira) na novela das nove da Globo.

Ao dar a notícia da morte do padre ao coronel, o pastor o avisará que mudou de ideia e decidiu ficar para dar continuidade ao legado deixado pelo religioso. Lívio, porém, afirmará que o ricaço não lhe colocará cabresto. 

"Nunca fiz caridade pensando no que ia recebê em troca, até porque chamo isso de política. E eu nunca tive sangue pra isso. Ou, então, porque o amigo acha que padre Santo tinha tanta estima por mim?", indagará o fazendeiro, que será questionado sobre o tamanho de sua estima pelo morto. "Eu tinha aquele padre no mais alto conceito", afirmará Inocêncio.

Lívio pedirá que eles continuem a prosa no velório. "Só me vô até lá se o pastor Lívio me dissé que vai bebê padre Santo mais eu!", soltará o coronel. "Eu num tenho costume de beber, o amigo sabe", responderá o personagem interpretado por Breno da Matta. "E a vida d'um sujeito como padre Santo num merece de celebrada com toda reverência?", argumentará Inocêncio.

Lívio concordará. A partir daí, o público verá o adeus ao padre por parte de vários personagens. A maioria virará um copinho de pinga em homenagem ao morto. O autor Bruno Luperi indicou à direção do remake que toda a vila beberá o padre Santo do lado de fora da igreja. 

Sincretismo religioso

"Pelo fogo que as pessoas pegaram, vê-se o tamanho da admiração que todos tinham por ele. José Inocêncio e pastor Lívio estão no meio daquele ritual que, agora, tem ares de festa. É a celebração da vida e não da morte. Podemos escolher uma música para marcar bem esta ocasião, dando um tom ecumênico ao ritual de despedida, onde canções de matriz africana marcam a despedida de um padre católico para o outro plano", escreveu o novelista. 

Antes mesmo da notícia da morte do padre, Inácia (Edvana Carvalho) terá uma cena fazendo preces para os orixás do candomblé para que Santo descanse em paz. 

Renascer foi escrita e criada pelo autor Benedito Ruy Barbosa. A primeira versão foi ao ar na Globo em 1993. Bruno Luperi é neto do novelista e responsável pela adaptação da saga rural que estreou no horário nobre em janeiro. O remake ficará no ar até setembro.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas:


Resumos Semanais

Renascer: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 29/4 a 11/5

Segunda, 29/4 (Capítulo 85)
Morena demonstra a Deocleciano seu encantamento por Teca. Bento se prontifica a convencer o pai a abrir uma sala de aula para adultos, como deseja Lu. Sandra confessa a Eliana que alugou a casa de Jacutinga ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.