Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

GALÃ PORTUGUÊS

Guaracy de Fina Estampa, Paulo Rocha menosprezou papel e reconhece injustiça

Sergio Zalis/TV Globo

O ator Paul Rocha posa apoiando um braço na cabeça e outro na perna no sítio em que está confinado na quarentena

O ator Paulo Rocha está confinado com o filho e a mulher em um sítio, mas não tem tempo de ver TV

REDAÇÃO

Publicado em 26/5/2020 - 21h01

Intérprete de Guaracy em Fina Estampa, Paulo Rocha confessa que menosprezou o papel do comerciante que passou metade da novela implorando o amor de Griselda (Lilia Cabral). O dono do Tupinambar está virando a página na trama, mas somente agora, após oito anos, o ator percebeu que fez uma avaliação equivocada do seu trabalho.

"Acredito que Fina Estampa está me ensinando mais agora, pois eu menosprezei muito o Guaracy durante um tempo. Fiquei feliz de perceber que a memória que eu tinha do Guaracy era um pouquinho injusta com ele e comigo também", comentou Paulo Rocha durante um bate-papo virtual com jornalistas nesta terça (26).

O galã não deu detalhes sobre o motivo de ter sido injusto com o papel, mas deixou no ar que só pode ter a ver com a autocrítica que fez de sua atuação.

"Fina Estampa tem a particularidade de ter sido a primeira novela que fiz no Brasil. Não vou dizer que foi uma adaptação, porque eu não tinha qualquer expectativa de ficar. Eu chegava para trabalhar em um lugar enorme como a TV Globo, que fazia parte de meu imaginário de criança, contracenando com colegas que eu admirava."

Guaracy é um homem bom-caráter, que traz à história o saudosismo que os portugueses têm de sua terra quando vivem no Brasil. É um patrão bacana para seus funcionários, mas não tem nenhuma sofisticação. Nos capítulos que estão sendo exibidos nesta semana, ele perde Griselda para René (Dalton Vigh). 

reprodução/TV globo

Paulo Rocha (Guaracy) contracena com Lilia Cabral  (Griselda) em Fina Estampa em 2011 

Porém, o dono do Tupinambar não vai ficar chupando dedo. Logo terá suas primeiras cenas quentes na novela. Ele vai engatar um romance com Esther (Julia Lemmertz) e terá a sua primeira vez na cama com a gestante. 

Rei das reprises

Curiosamente, o ator está no ar em dose tripla. É "o rei das reprises". Ele vive o padrasto safado de Eliza (Marina Ruy Barbosa) em Totalmente Demais, e também está no ar como um vilão Avilez em Novo Mundo.

"Totalmente Demais foi muito especial para mim, porque eu vinha de um trabalho que não tinha sido particularmente feliz. Eu tinha recebido uma avaliação que não ajudou ao meu ego artístico. Então, esse foi um personagem que me curou da insegurança momentânea. Estava todo mundo envolvido, fomos muito bem cuidados artisticamente, e acho que isso ajudou no resultado final do meu personagem", avaliou. Seu trabalho anterior à trama das sete foi na novela Império.

"Foi interessante voltar a fazer um personagem português depois de anos tentando desmitificar a questão do sotaque. E ainda era um personagem histórico. Cada uma das novelas teve um exercício especial", declara o artista de 42 anos sobre o vilão da novela das seis.

Segundo ele, o público tem se divertido com sua aparição tripla na TV. "Fazem alguns comentários engraçados pela diversidade de caráter dos personagens. Falam que me detestam às 19h e que me adoram às 21h", comentou.

Enquanto os noveleiros assistem às reprises de três trabalhos que o galã fez na Globo, ele está curtindo a natureza, porque se confinou em um sítio com a família durante a quarentena. Paulo Rocha é casado com Juliane Pereira desde 2012, e o casal teve José Francisco em 2018.

"No meu caso, eu tenho reavivado memórias da adolescência. Tenho procurado cavar a terra, rachar a lenha, fazer adubo. Sou eu quem está fazendo o pão aqui em casa, reavivei algumas receitas de pães diferentes de Portugal, voltei a cozinhar."

Com filho pequeno, ele diz que não passa tédio e não teve tempo nem para ver um seriado desde que se isolou com a família. "A gente mal tem tempo para se coçar, como se diz em Portugal. Mas tem dias que são mais difíceis de levar, principalmente se você não fizer uma triagem e quiser ser o para-raios de todas as informações que circulam."

A conversa com jornalistas foi uma ação da Globo com atores que estão em mais de uma reprise de novela durante a pandemia. Adriana Birolli, Malu Galli e Aline Fanju, que estão em dose dupla na TV, também participaram do encontro pela internet. 

Resumos Semanais

Resumo da novela Fina Estampa: Capítulos de 18 e 19 de setembro

Sexta, 18/9 (Capítulo 155)
Tereza Cristina obriga Griselda a implorar pela sua vida. Crô entrega plano de Tereza Cristina para não ser preso. Tereza Cristina arrasta Ferdinando para a cama. Antenor decide ir atrás de Griselda. Zuleika interrompe o casamento ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.