Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Joana de Verona

Estreante na Globo, atriz portuguesa rouba a cena com farras e transgressão

Divulgação/TV Globo

A atriz Joana de Verona caracterizada como a personagem feminista Adelaide, de Éramos Seis

A atriz Joana de Verona caracterizada como a personagem feminista Adelaide, de Éramos Seis

FERNANDA LOPES

Publicado em 14/12/2019 - 5h31

A personagem Adelaide mal entrou em Éramos Seis e já está causando na novela das seis. Ela é interpretada por Joana de Verona, que tem uma carreira de sucesso na teledramaturgia portuguesa. É sua primeira trama no Brasil, e a atriz está empolgada para ser cada vez mais transgressora e rebelde na história de época da Globo.

Adelaide é uma jovem que desafia os padrões: nos anos 1930, já usa calças compridas, gosta de atividades que são consideradas masculinas, como jogos de azar e bebida alcoólica, e é adepta de ideias do feminismo.

Para a atriz, é um privilégio interpretar uma personagem tão empoderada. "Adelaide é impulsiva, determinada e transgressora. Eu me divirto muito com ela e a admiro. Poder dar corpo a uma mulher livre, segura de si, da sua sexualidade, das suas potencialidades, da sua inteligência e de suas ideias é maravilhoso", afirma.

A jovem tem roubado a cena na novela das seis porque seus embates com a mãe, Emília (Susana Vieira), muitas vezes são muito mais emocionantes e instigantes do que os dramas sem fim do núcleo familiar de Lola (Gloria Pires).

Nos últimos capítulos, por exemplo, Emilia rasgou os livros feministas de Adelaide e mandou a polícia seguir a própria filha ao descobrir que ela está tendo um caso com um rapaz de classe social mais baixa, um mecânico. O público também viu Adelaide assumindo para a mãe que não é mais virgem, um baque para a madame.

Joana diz que não se intimidou ao contracenar com Susana Vieira. Essa é a primeira novela dela na Globo, e no passado a veterana já deixou claro que "não tem paciência com quem está começando". 

"Não fiquei nervosa, mas sim curiosa. A Susana Vieira tem uma presença muito forte, e eu gosto de trabalhar com ela, aprendo e me divirto. É sempre bom poder observar de perto alguém com tamanha experiência", declarou.

Joana de Verona, de 30 anos, nasceu no Brasil, em São Luís, Maranhão, mas se mudou para Portugal aos nove meses de vida. Foi lá em que ela conquistou fama como atriz e fez novelas nas principais emissoras do país. Ela foi protagonista, aliás, de Ouro Verde (2017), novela portuguesa atualmente exibida pela Band.

A atriz afirma que a maior diferença entre fazer novelas no Brasil e em Portugal é a dimensão --aqui, a infraestrutura e a audiência são muito maiores. Mas ela diz que não pretende se fixar em um ou outro país ao longo de sua carreira.

"Pretendo continuar tendo a sorte de viajar e trabalhar em bons projetos, com o privilégio de circular entre países fazendo o que realmente amo. O Brasil é também o meu país, com múltiplas linguagens artísticas possíveis", conclui.


Além de acompanhar o resumo de Éramos Seis aqui no site, inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em outras novelas.

Resumos Semanais

Resumo da novela Éramos Seis: Capítulos de 24 a 27 de março

Terça, 24/3 (Capítulo 151)
Isabel comemora a presença de Lola. Inês teme a proximidade de Lola e Leon. Olga e Zeca se preparam para sua viagem de navio. Lola se sente desconfortável na casa de Isabel e Felício, e comunica ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.