Carregando...

PROCEDIMENTO DE EMERGÊNCIA

Pior mioma de Cariúcha era maior que o próprio útero, revela cirurgiã

REPRODUÇÃO/SBT

Alessandra Cariúcha no Fofocalizando, no SBT; apresentadora segue internada em São Paulo

Compartilhe
  │ 

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 21/6/2024 - 17h11

A cirurgiã ginecológica Silva Haick deu detalhes sobre a cirurgia de emergência feita por Alessandra Cariúcha nesta sexta (21). A apresentadora do Fofocalizando, do SBT, retirou 17 miomas. O pior deles era maior do que o próprio útero. "Eram enormes [os tumores], mas agora ela está livre deles", explicou a profissional da saúde.

A cantora segue internada no Hospital São Luiz, no Morumbi, na zona oeste de São Paulo. Ela está em uma unidade semi-intensiva e se recupera bem. O procedimento durou mais de seis horas.

"Ela está muito bem, estamos esperando as primeiras 24 horas, porque são as mais decisivas. A gente decidiu mantê-la na semi-intensiva por segurança", comentou Silvia.

De acordo com a médica, o cirurgião-chefe Fabrício Haick conseguiu salvar o útero de Cariúcha, que era a principal preocupação dela. "Era o sonho dela [manter o órgão], mas não imaginávamos que seria tão complicada [a cirurgia]", seguiu.

A "Garota da Laje" agora deve ficar algum tempo afastada do Fofocalizando e do Programa do Ratinho para se recuperar:

Por ela, já voltava amanhã. Mas o ideal são 15 dias. Vamos conversar. Ela nem queria parar de trabalhar, mas até já tinha se programado para que fosse eletiva [cirurgia marcada com antecedência]. Mas o sangramento obrigou [que o procedimento fosse realizado] hoje

Mioma de Cariúcha

O problema é comum entre mulheres em idade fértil. Cerca de 80% delas sofrem com miomas no Brasil, de acordo com dados da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo). A maioria deles, porém, não manifestam sintomas. 

Apenas alguns casos apresentam aumento do fluxo menstrual, muitas vezes com coágulos, que podem evoluir a uma hemorragia --como aconteceu com Cariúcha. Inchaço na região abdominal, dor pélvica, e aumento ou diminuição da frequência urinária também são indicativos de miomas.

Em poucos casos, é necessária a remoção do útero (histerectomia), pela impossibilidade de recuperá-lo cirurgicamente após a retirada dos tumores.

{ "https://whatsapp.com/channel/0029VaB2x7UKwqSURT7D8z28":"uploads/banners/otm_banner_whatsapp_10-10_vf2.gif" }

TUDO SOBRE

Cariúcha

COMPARTILHE
  │ 
Comente esta notícia

Mais lidas

Leia também