Atriz e apresentadora caracterizada pela irreverência, Monica Iozzi de Castro nasceu em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, em 2 de novembro de 1981. Monica começou a assistir novelas aos seis anos. Logo passou a cultivar a ideia de se tornar atriz e começou a participar de aulas de teatro na escola. Ela despontou em 2009, aos 28 anos, como repórter do programa CQC - Custe o que Custar (Band), e foi contratada pela Globo em 2014.
A atriz vem de uma infância humilde. Sua mãe, Vanda Iozzi, era telefonista; seu pai, Joaquim Iozzi, eletricista --ele morreu em um acidente de trabalho em 1998, quando Monica tinha 16 anos. A mãe e as duas filhas (Monica tem uma irmã chamada Aline) tiveram que se virar, e a matriarca comprou um trailer de cachorro-quente para conseguir o sustento da casa.
Monica cursou Artes Cênicas pela Universidade de Campinas, a Unicamp. Após a formatura, em 2005, ela trabalhou no Núcleo Experimental do Sesi (Serviço Social da Indústria). Em 2008, foi aceita na Companhia de Teatro Os Satyros e atuou na peça O Instante, O Escuro.
A sua estreia na televisão foi em 2009, quando venceu o concurso para repórter do CQC. Nos primeiros seis meses no humorístico, Monica fez reportagens de comportamento, entrevistando pessoas na rua e famosos em eventos. Durante uma licença médica de Danilo Gentili, que até então era o correspondente do programa em Brasília, ela foi escalada para correr atrás de deputados e senadores temporariamente, mas fez sucesso e desempenhou a função durante três anos e meio.
Monica chamou a atenção por questionar os políticos de forma incisiva, com bom humor e um pouco de cinismo. O clima do Congresso Nacional tornou o trabalho cada vez mais pesado, e depois de muito desgaste, Monica decidiu deixar o CQC após quebrar um dedo acidentalmente ao tentar entrevistar o pastor Silas Malafaia.
Ela anunciou a saída do CQC em dezembro de 2013 para investir na carreira de atriz. Um mês depois, surpreendeu ao assinar contrato com a Globo para ser repórter da 14ª temporada do Big Brother Brasil. Pouco tempo depois, fez novo contrato, agora também como atriz.
Em 2015, Monica teve seu primeiro papel em uma novela da Globo, a patricinha Scarlet de Alto Astral, trama das sete escrita por Daniel Ortiz. Depois vieram participações no humorístico Tomara Que Caia (2015), na novela Babilônia (2015), em dois esquetes do Tá No Ar: A TV na TV (2016 e 2018), e nas séries Assédio (2018) e Carcereiros (2019). Na série Vade Retro, em 2017, Monica interpretou sua primeira protagonista ao lado de Tony Ramos.
Entre abril de 2015 e fevereiro de 2016, ela dividiu a bancada do Vídeo Show com Otaviano Costa. Ela também apresentou a temporada de verão de 2018 do Papo de Segunda, do canal GNT.
Em 2019, a atriz dá vida à trambiqueira Kim, uma especialista em redes sociais que assessora Vivi (Paolla Oliveira) e Josiane (Agatha Moreira) em A Dona do Pedaço. Em entrevista ao site Gshow ela contou detalhes: "Kim é uma mulher moderna, independente, muito ligada em moda, aficionada no trabalho, mas completamente desequilibrada na vida pessoal."
No cinema, Monica Iozzi estrelou Superpai (2015), A Comédia Divina (2017), Mulheres Alteradas (2018) e fez a dublagem da personagem Judy Hopps na animação Zootopia (2016). Em 2019, ela interpreta Luisa Sousa, a mãe da Mônica no live-action Turma da Mônica: Laços. A atriz também atuou em dois curta-metragens: Dente de Leão (2008), e Real Utopia (2013).
Em 2017, a atriz foi condenada pela Justiça a pagar uma indenização de R$ 30 mil para o ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, por difamação.
No ano anterior, a atriz havia criticado o ministro por conceder um habeas corpus ao médico Roger Abdelmassih, condenado por estuprar 58 pacientes. Monica publicou uma foto de Gilmar Mendes em sua conta do Instagram, com a legenda "Se um ministro do Supremo Tribunal Federal faz isso.. Nem sei o que esperar...' mais a expressão "cúmplice", destacada sobre o rosto do ministro.
Desde 2018, a atriz namora com Gabriel Moura, que trabalha em uma ONG que auxilia crianças em situação de risco. Em 2017, ela rompeu o namoro de seis meses com o diretor Felipe Flores.
A atriz só possui conta em rede social no Instagram. Além de compartilhar seus momentos pessoais e profissionais, ela expõe suas opiniões políticas (de esquerda) e comenta acontecimentos cotidianos no Brasil e no mundo.
Programas:
CQC - Custe o Que Custar (2009-2013) - Reportagem
Big Brother Brasil (14ª temporada - 2014) - Reportagem
Vídeo Show (2015-2016) - Apresentação
Papo de Segunda (temporada de verão 2018) - Apresentação
Novelas:
Alto Astral (2014) - Scarlett
A Dona do Pedaço (2019) - Kim
Séries:
Vade Retro (2017) - Celeste
Assédio (2018) - Carmen
Carcereiros (2019) - Daniela