NOVOS TEMPOS
JOÃO COTTA/TV GLOBO
Mateus Solano caracterizado como Félix de Amor à Vida (2013); ator vê personagem obsoleto
Mateus Solano acredita que seu personagem mais icônico envelheceu mal. Se Amor à Vida (2013) fosse ao ar em 2022, o intérprete aposta no cancelamento de Félix. Na visão dele, a figura carrega "estereótipos muito fortes". "Era muito afetado. Mais afetado do que poderia ser um diretor de hospital. Hoje, não seria bem visto", declarou o artista.
Para o ator, esse pode ser o motivo de a novela nunca ter sido reprisada. Ainda assim, os trejeitos do personagem faziam sentido com a história que estava sendo construída. Era uma forma de "brincar com os preconceitos das pessoas", avaliou ele em entrevista ao jornal Extra.
"Até os mais conservadores, mais homofóbicos, olhavam para mim, davam uma risada e diziam: 'Pô, você tem que dar um beijo naquele cara [Niko, interpretado por Thiago Fragoso]!'. Foi muito especial essa unanimidade. Com Félix, eu consegui cumprir um dos objetivos do artista: fazer com que o público reveja seus preconceitos", ressaltou.
Cancelado ou não, o personagem deu ao artista algumas de suas maiores realizações. Tarcísio Meira e Glória Menezes, por exemplo, enviaram um e-mail a Solano para parabenizá-lo pela interpretação. Tony Ramos e Antonio Fagundes telefonaram para comentar cenas. Além disso, conquistou popularidade "imbatível" comparada a seus outros personagens.
O ator desenvolveu vitiligo há pouco tempo. As manchas estão pouco aparentes, embora seja possível ver uma acima da boca durante seu trabalho em Quanto Mais Vida, Melhor!, atual novela das sete da Globo. O ator creditou a doença à morte de uma tia --na maioria das vezes, a doença é desencadeada por fatores emocionais.
Ainda assim, a vitiligo não o preocupa. Ele chegou a brincar que é uma "homenagem ao Michael Jackson (1958-2009)" --o cantor norte-americano também era portador da doença--, de quem é muito fã.
"É claro que tenho os meus abismos, mas busco sempre o olhar positivo. Me lembro do Paulo José (1937-2021). A mão dele não parava de tremer, e ele chamava a doença de Parkinson de diversões. Brincava com a própria dor, tentava enxergar de forma criativa sua condição. E é nesse lugar em que me coloco", declarou.
O intérprete também é calvo, mas os maquiadores usam spray para esconder as áreas sem cabelo. Isso, porém, está longe de ser uma preocupação para o artista. Aliás, ele gostaria de aparecer careca em cena.
"Os diretores não relacionam a calvície com a imagem do galã, o que eu acho um absurdo, porque tivemos Raul Cortez [1932-2006] e tantos outros lindos homens carecas. Hoje em dia, com essa coisa de plásticas e implantes, está tudo artificial demais", destacou. Na entrevista, ele revelou que, apesar de cuidar do corpo, se nega a fazer qualquer procedimento estético.
Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros
Ouça "#92 - Será o fim de Christian e Lara em Um Lugar ao Sol?" no Spreaker.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Quanto Mais Vida, Melhor!.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.