Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ÚLTIMO CAPÍTULO

Além da Ilusão liga as turbinas e arranca lágrimas no final; Saiba o que rolou

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

A atriz Larissa Manoela como Isadora em Além da Ilusão; ela está olhando para o lado e chorando

Isadora (Larissa Manoela) caiu no choro ao ver o sufoco de Davi (Rafael Vitti) em Além da Ilusão

ARTHUR PAZIN

arthurpazin@noticiasdatv.com

Publicado em 19/8/2022 - 19h52

O último capítulo de Além da Ilusão ligou as turbinas nesta sexta (19). Para dar um panorama da vida dos personagens, a novela das seis da Globo avançou com por meio de clipes, costurando as cenas com narração, recheada de poesia e músicas. O final do folhetim também arrancou lágrimas do público com uma sequência de casamentos, crianças e finais inusitados aos vilões.

O capítulo começou com tensão. Davi (Rafael Vitti), que estava prestes a se afogar, foi salvo por seu maior rival, Joaquim (Danilo Mesquita). O vilãozinho arrependido usou um machado para quebrar o tanque d'água e fez respiração boca a boca no ilusionista. Posteriormente, ele juntou suas trouxas e partiu em busca do pai biológico.

O rapaz passou um tempo fora, mas teve de voltar a Campos dos Goytacazes (RJ) para o julgamento. Ele foi condenado a quatro anos de prisão por ter ocultado o cadáver de Abel (Adriano Petermann). Após cumprir a pena, se tornou um vendedor de tecidos ao lado do pai.

Enquanto isso, Úrsula (Bárbara Paz) morreu engasgada com uma pipoca depois de aparecer perambulando pelas ruas. Já Matias (Antonio Calloni) surgiu revirando lixo para comer e em seguida, foi até o túmulo de Elisa (Larissa Manoela) para ficar ao lado da filha . O ex-juiz, no entanto, escreveu uma carta de suicídio antes disso e se jogou no rio, sendo dado como morto.

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Matias no final da novela

Matias no final da novela

Casório coletivo

Sem o marido por perto, Violeta (Malu Galli) enfim se casou com Eugênio (Marcello Novaes), na igreja e tudo. Este também foi o destino de Arminda (Caroline Dallarosa) e Inácio (Ricky Tavares).

Durante a cerimônia dos pombinhos, Santa (Arlete Salles) aproveitou os comes e bebes para oficializar seu namoro com Geraldo (Marcello Escorel). O casório duplo foi um dos destaques do folhetim de Alessandra Poggi.

Margô (Marisa Orth) não se casou, mas depois de ajudar Joaquim a encontrar o pai, a vedete apareceu ao lado de Eugênio (Thierry Tremouroux), marido da Condessa de Barral (Mariana Ximenes) de Nos Tempos do Imperador, novela anterior na faixa. Ela revelou a ele que se chama Margarida e não é francesa.

Apesar de haver a expectativa, o casal protagonista não teve a mesma sorte dos outros personagens em subir ao altar, uma vez que, no papel, Isadora (Larissa Manoela) é casada com Joaquim.

Geraldo, Santa, Arminda e Inácio dividirão o mesmo casamento

Geraldo, Santa, Arminda e Inácio dividem casório

Passagem de tempo

Como um bom final de novela, cinco anos se passaram, e o telespectador pôde descobrir como os personagens seguiram a vida até ali. Davi armou um show de mágica na cidade e reuniu quase todos os amigos.

Até Heloísa esteve presente, mesmo após ter passado uns bons anos com Leônidas (Eriberto Leão) na Inglaterra. O ex-tecelão se formou em Medicina, como o pai tanto desejava. O filho do casal, Fernando, já apareceu com cinco anos.

Quem também teve uma criança para chamar de sua foi Violeta. Ela e Eugênio adotaram uma menina de oito anos, considerando que o empresário sempre sonhou em ser pai. Olívia (Debora Ozório) e Tenório (Jayme Matarazzo) também apelaram à adoção: duas crianças formaram a família do ex-padre.

Após casamento, Violeta (Malu Galli) e Eugênio (Marcello Novaes) adotam filho

Após casamento, Violeta e Eugênio adotam filho

Letícia (Larissa Nunes) carregou um bebê de um ano, fruto da relação com Bento (Matheus Dias). Lorenzo (Guilherme Prates) não se tornou pai, mas superou o amor platônico e arrumou uma nova namorada. Ele também conseguiu sucesso nos negócios, assim como Onofre (Guilherme Silva) e Lucinha (Zu Vedovato) no futebol.

Após cumprir pena na prisão, Emília (Gaby Amarantos) saiu da cadeia e recebeu convite para ser a estrela da rádio. A personagem apareceu cantando o tema de abertura da novela. 

Isadora e Arminda se esforçaram para completar a creche. Ambas surgiram como amigas inseparáveis que sempre foram, mas dessa vez grávidas de cinco meses.

Isadora (Larissa Manoela) e Arminda (Caroline Dallarosa) estarão grávidas de cinco meses

Isadora e Arminda grávidas

Em meio a tanto acerto de contas, casório e final feliz, o público da trama caiu no choro e registrou a emoção nas redes sociais. "O último capítulo de Além da Ilusão foi lindo! Estou emocionada aqui", escreveu Alexa no Twitter.

Confira as reações:

A novela das seis da Globo será substituída por Mar do Sertão, trama escrita por Mario Teixeira e protagonizada pelos atores Isadora Cruz, Renato Góes e Sergio Guizé. A estreia é segunda (22).


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Ouça "#114 - Tudo sobre o final de Além da Ilusão!" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Além da Ilusão e outras novelas.


Resumos Semanais

Além da Ilusão: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 19 a 20/8

Sexta, 19/8 (Capítulo 167)
Matias conseguirá se safar do manicômio judiciário --mas enfrentará um destino terrível de miséria e fome. Ele vai até revirar lixo para comer. Já Úrsula comerá a pipoca que o diabo amassou. Ela morrerá engasgada após ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.