Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

DOCUMENTÁRIO SOBRE ABUSO

Sem futebol às quartas, Globo exibe série sobre João de Deus depois do BBB21

REPRODUÇÃO/GLOBOPLAY

João de Deus com uniforme de presidiário amarelo em frente a uma escala de altura

João de Deus em cena do documentário que mostra a trajetória do médium condenado por abuso

PIERO VERGÍLIO

pierovergilio@gmail.com

Publicado em 11/2/2021 - 7h00

Com as transmissões dos campeonatos estaduais restritas aos fins de semana nas primeiras rodadas, a Globo vai exibir às quartas-feiras, entre 3 e 17 de março, a série documental Em Nome de Deus. Na TV aberta, os seis episódios originais do Globoplay serão condensados em três, que vão ao ar logo depois do BBB21.

O documentário nasceu a partir das denúncias feitas por vítimas ao programa Conversa com Bial em 2018. O talk show trouxe relatos de mulheres que foram vítimas de abuso sexual cometidos pelo médium João Teixeira de Faria, o João de Deus, até então um dos nomes mais respeitados do país.

"Quando você começa a cavar um túnel, você vai percebendo que vai chegando em algum lugar e vai descobrindo também novos caminhos, e a história vai crescendo", relata Pedro Bial, que assina o argumento e é responsável pela criação da série documental.

Encontro das vítimas

Além do depoimento das vítimas, o documentário também promoveu um encontro entre sete delas, que aceitaram mostrar seus rostos. Trechos dessa conversa costuram os episódios.

Outro destaque de Em Nome de Deus é o depoimento de Xuxa Meneghel, que conviveu com o médium. A apresentadora, que também foi molestada na infância e na adolescência por outras pessoas, não esconde a sua decepção com as denúncias.

"Em Nome de Deus é a história de mulheres e de sua coragem de reagir. Mais do que resistir, de agir, a partir do sofrimento, da humilhação e do massacre que elas sofreram. É um documentário sobre a voz das mulheres", conclui Bial.

Março turbinado

A exibição de Em Nome de Deus se junta a uma série de outras novidades que a Globo confirma para março. Já no dia 1º estreia a edição especial de A Vida da Gente. Horas mais tarde, o público começa a assistir ao compacto dos capítulos da "primeira temporada" de Amor de Mãe, que dividirá horário com a reta final de A Força do Querer.

Sem futebol durante essas três semanas, a programação não precisará ser adiantada às quartas, e novelas e Jornal Nacional começarão em seus horários habituais. Assim, as duas tramas das nove pouparão cortes nos capítulos durante a inédita dobradinha (em uma quarta com jogos, o tempo de arte da faixa é mais curto).

A grade especial também beneficia o BBB21, que será exibido colado nas novelas, como nos outros dias. A Globo tem em mãos a oportunidade de incrementar as edições do reality às quartas --nesse dia da semana, o programa não exibe grandes acontecimentos.

Para fechar a semana de reestreias, a volta do Se Joga está confirmada para sábado, 6 de março. Com Fernanda Gentil sozinha no comando e Érico Brás em externas, o programa sofrerá uma reformulação para tentar cair nas graças do público.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.