Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

BASTIDORES DA FOFOCA

Salários atrasados e ameaça de morte: Entenda a crise no programa de Sonia Abrão

FOTOS: REPRODUÇÃO/REDETV!

A apresentadora Sonia Abrão no cenário do A programa Tarde É Sua, da RedeTV!, na quarta-feira (19)

Sonia Abrão no comando do A Tarde É Sua de quarta-feira (19); futuro ameaçado na RedeTV!

REDAÇÃO

Publicado em 20/2/2020 - 5h44

Antes tida como intocável, Sonia Abrão já não é mais a menina dos olhos da RedeTV!. Atrasos de salários e escândalos protagonizados por colaboradores do A Tarde É Sua, incluindo até ameaça de morte, são os aspectos mais visíveis da pior crise da história do programa. A apresentadora, na verdade, está ameaçada: a emissora já acionou possíveis substitutos para ocupar a faixa de seu vespertino.

O programa A Tarde É Sua é resultado de uma sociedade entre a RedeTV! e a produtora Câmera 5, que pertence a Sonia e a Elias Abrão, seu irmão. A emissora entra com o espaço na grade e fornece estrutura para reportagens externas, enquanto a empresa da apresentadora é responsável por toda sua execução. Os ganhos comerciais são repartidos em 50%.

Nos últimos meses de 2019, a RedeTV! passou a atrasar com mais frequência os repasses para a Câmera 5. Em janeiro, a emissora chegou a acumular R$ 2 milhões em valores atrasados, provocando uma crise na produtora.

Fontes do Notícias da TV relatam que a relação entre a Câmera 5 e a RedeTV! azedou depois que a produtora enviou uma notificação extrajudicial cobrando o pagamento dos atrasados. Elias Abrão e a emissora negam (leia ao final do texto).

No início de fevereiro, poucos dias depois dessa cobrança formal, vazou-se um áudio de uma reunião interna da produtora, em que Margareth Abrão, irmã de Elias e de Sonia e responsável pela administração, avisava aos funcionários que não havia previsão para o pagamento dos salários atrasados e dos que estavam prestes a vencer por conta da falta de repasse da RedeTV!. Ela ainda sugeriu que todos ali procurassem outros empregos, dada a gravidade da situação.

Os funcionários não engoliram as justificativas dos donos da produtora para o não pagamento dos salários. Na ocasião, Margareth disse que Sonia e Elias também estavam enfrentando problemas financeiros.

No entanto, o irmão da apresentadora ostentou nas redes sociais fotos de uma viagem a Nova York, nos Estados Unidos, durante o mês de janeiro. Enquanto isso, um dos fofoqueiros do programa mostrava para os colegas imagens de sua geladeira vazia e confessava que vinha se alimentando apenas de feijão.

Felipeh Campos (à esq.) e Guilherme Beraldo (à dir.) se revelaram inimigos após escândalo

Quando o áudio de Margareth vazou, veio à tona uma briga de bastidores entre os fofoqueiros Felipeh Campos e Guilherme Beraldo. Nos corredores da RedeTV! e da Câmera 5, surgiu a informação de que Campos teria espalhado o áudio para jornalistas --fato que ele negou, colocando a culpa no colega.

No dia seguinte, Beraldo foi à delegacia e registrou um Boletim de Ocorrência contra o fofoqueiro, dizendo ter sido ameaçado de morte via telefone. Os dois acabaram suspensos por um dia, e Elias Abrão optou por manter Campos no programa e demitir o outro jornalista.

Todos esses escândalos e o desgaste com a Câmera 5 fizeram a RedeTV! repensar se vale a pena manter a sociedade com a produtora de Sonia Abrão. Foi constatado que a emissora lucra muito pouco com o A Tarde É Sua.

Ao analisar o sucesso comercial do Tricotando, percebeu-se que o programa de fofocas apresentado por Lígia Mendes e Franklin David enche mais o caixa da RedeTV! do que o A Tarde É Sua. Diariamente, são apresentadas entre nove e onze ações de merchandising em uma hora --e todo o valor arrecadado fica para a emissora. O progama de Sonia, em seus melhores dias, tem 14 ações em duas horas.

A RedeTV! também entende que a reputação de parte dos colaboradores do A Tarde É Sua compromete o faturamento, já que há empresas que deixariam de anunciar no vespertino por não quererem associar seus produtos a personalidades que consideram controversas.

Diante desse cenário, a emissora pediu a Leo Dias, editor-executivo do TV Fama, que desenvolvesse um projeto de um programa de fofocas para o horário que hoje pertence a Sonia. O jornalista tem analisado formatos estrangeiros para criar o seu próprio vespertino. A segunda ideia aventada pela cúpula da RedeTV! é se aproveitar da força comercial do Tricotando e usá-lo no horário do A Tarde É Sua. 

Procuradas pelo Notícias da TV, a emissora e a produtora negaram haver problemas de relacionamento e disseram que estão satisfeitas com a sociedade. "As informações não procedem. A RedeTV! e a Câmera 5 possuem uma história de sucesso, resultado de uma parceria que se mantém há 13 anos", disse a RedeTV!. Já Elias Abrão afirmou nunca ter notificado a RedeTV! por conta dos atrasos nos repasses.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.