Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

DOMINGÃO DO FAUSTÃO

Representatividade, surpresas e homenagem póstuma marcam o Melhores do Ano

FOTOS: REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Imagem de Alice Wegmann, Grazi Massafera e Juliana Paes no palco do Domingão do Faustão

Juliana Paes vence categoria de melhor atriz de novela; Alice Wegmann e Grazi Massafera também estavam concorrendo

PAOLA ZANON

Publicado em 15/12/2019 - 22h08

A premiação do Melhores do Ano, que acontece na Globo desde 1995, ficou marcada, sobretudo, pela representatividade com Maju Coutinho, Kaysar Dadour e Glamour Garcia vencedores. Mas também tiveram algumas surpresas e emoções com homenagens póstumas tanto nas atrações quanto nos discursos dos ganhadores.

Uma das surpresas foi o fato de Bom Sucesso ter empatado com A Dona do Pedaço em número de vitórias, mesmo com três indicações a menos. Fabiula Nascimento desbancou Paolla Oliveira e Agatha Moreira de uma só vez, como melhor atriz coadjuvante por sua atuação como a Nana na novela das sete.

A melhor atriz de série desta vez não foi Marjorie Estiano, apesar de sua atuação impecável (e indicada ao Emmy Internacional) em Sob Pressão. Leticia Colin, também indicada, entrou no palco já conformada com a derrota e aproveitou a pergunta de Fausto Silva para fazer seu discurso. O prêmio ficou com Adriana Esteves, que não compareceu por ser o dia de seu aniversário.

Ivete Sangalo e Marília Mendonça, indicadas como cantoras do ano, também não estavam presentes, deixando Iza sozinha no palco na hora do anúncio. Ivete ainda conseguiu fazer um link ao vivo de Natal, onde estava fazendo um show. A estatueta ficou com a sertaneja, que está prestes a dar à luz.

Gabriel Diniz (1990-2019), morto em um acidente em maio deste ano, teve sua música Jenifer indicada como uma das três melhores de 2019, mas não venceu. Apesar disso, os cantores Felipe Araújo, Iza e Ferrugem interpretaram a música chiclete no palco do Domingão do Faustão ao vivo.

Jorge Fernando (1955-2019), que morreu em outubro, também foi lembrado. Em seu discurso, Sergio Guizé agradeceu ao diretor por seus ensinamentos. O marido de Bianca Bin venceu a categoria de melhor ator coadjuvante. Claudia Raia, que recebeu o prêmio especial de personagem do ano pela Lidiane de Verão 90 (2018), dedicou sua vitória ao diretor e disse que ele foi o responsável por seu sucesso.

Juliana Paes redimida

A intérprete de Maria da Paz levou para casa o prêmio de atriz de novela. Após a derrota controversa para Paolla Oliveira dois anos atrás, quando Juliana concorreu com o papel da celebrada Bibi Perigosa na novela A Força do Querer (2017), a atriz foi redimida ao receber seu primeiro Troféu Domingão.

A personagem foi o grande destaque do folhetim de Gloria Perez, mas perdeu para a policial Jeiza, vivida por Paolla. A vitória foi contestada pelo público e rendeu rumores de que ambas criaram uma rivalidade e sequer dividiam o camarim durante as gravações da trama de Walcyr Carrasco. 

Juliana Paes se emociona ao ganhar seu primeiro Troféu Domingão com Maria da Paz

Com um vestido chamativo, que lembrou o figurino da boleira em A Dona do Pedaço, Juliana levou para o palco Grazi Massafera e Alice Wegmann: "Eu queria trazer as meninas que estavam concorrendo comigo, porque é tanta coisa que a gente vê nas redes sociais, essa tentativa de sempre colocar a gente em competição. Isso é um saco! Parem!", disse ela, em referência à situação de dois anos atrás.

Representatividade

Com refugiado, transexual e mulher negra, não faltou diversidade entre os vencedores do Melhores do Ano. Maria Júlia Coutinho conquistou a categoria jornalismo. Ela já havia sido um marco na representatividade ao ser a primeira mulher negra a apresentar o Jornal Nacional e agora, está a frente do Jornal Hoje.

Maju Coutinho vence a categoria jornalismo, do Melhores do Ano no Domingão do Faustão

Renata Vasconcellos e Sandra Annenberg foram as outras jornalistas indicadas. As mulheres dominam a categoria, e os únicos homens que já venceram foram William Bonner e Tiago Leifert.

O sírio Kaysar Dadour foi o melhor ator revelação, pelo personagem Fauze, de Órfãos da Terra. Refugiado quando chegou ao Brasil, ele se destacou desde sua participação no BBB18. Participou da Dança dos Famosos e estreou como ator na novela das seis, além de atuar no filme Carcereiros nos cinemas. 

Glamour Garcia venceu a categoria de atriz revelação e dedicou o prêmio às mulheres trans

Glamour Garcia foi a primeira mulher trans a ser premiada no Melhores do Ano. O apresentador ressaltou a questão da violência e do preconceito que pessoas transsexuais sofrem. A intérprete de Britney em A Dona do Pedaço venceu a categoria de atriz revelação. Nas redes sociais, o troféu foi comemorado:

Confira os ganhadores, em negrito, do Troféu Domingão - Melhores do Ano 2019:

Ator/atriz mirim:
João Bravo, o Peter, de Bom Sucesso

Maria Alice Guedes, a Valentina, de Malhação – Vidas Brasileiras
Valentina Vieira, a Sofia, de Bom Sucesso

Jornalismo:
Maria Julia Coutinho

Renata Vasconcellos
Sandra Annenberg

Ator revelação:
Kaysar Dadour, o Fauze, de Órfãos da Terra

Orlando Caldeira, o Catraca, de Verão 90
Rafael Queiroz, o Rael, de A Dona do Pedaço

Comédia:
Dani Calabresa (Zorra)

Marcelo Adnet (Tá no Ar: A TV na TV)
Welder Rodrigues (Tá no Ar: A TV na TV)

Atriz revelação:
Carol Garcia, a Sabrina, de A Dona do Pedaço
Glamour Garcia, a Britney, de A Dona do Pedaço
Nany People, o Marcos Paulo, de O Sétimo Guardião

Cantor:
Dilsinho
Ferrugem
Luan Santana

Ator coadjuvante:
Armando Babaioff, o Diogo, de Bom Sucesso
Malvino Salvador, o Agno, de A Dona do Pedaço
Sergio Guizé, o Chiclete, de A Dona do Pedaço

Atriz coadjuvante:
Agatha Moreira, a Josiane, de A Dona do Pedaço
Fabiula Nascimento, a Nana, de Bom Sucesso
Paolla Oliveira, a Vivi Guedes, de A Dona do Pedaço

Ator de série:
Antonio Calloni, o Roger Sadala, de Assédio
Julio Andrade, o Dr. Evandro, de Sob Pressão
Rodrigo Lombardi, o Adriano, de Carcereiros

Atriz de série:
Adriana Esteves, a Stela, de Assédio

Letícia Colin, a Marylin, de Cine Holliúdy
Marjorie Estiano, a Dra. Carolina, de Sob Pressão

Música do ano:
Atrasadinha, do Felipe Araújo e do Ferrugem

Dona de Mim, da Iza
Jenifer, do Gabriel Diniz

Ator de novela:
Jesuíta Barbosa, o Jerônimo, de Verão 90

Renato Góes, o Jamil, de Órfãos da Terra
Reynaldo Gianecchini, o Régis, de A Dona do Pedaço

Cantora:
Ivete Sangalo
Iza
Marília Mendonça

Atriz de novela:
Alice Wegmann, a Dalila, de Órfãos da Terra
Grazi Massafera, a Paloma, de Bom Sucesso
Juliana Paes, a Maria da Paz, de A Dona do Pedaço

Personagem do ano (prêmio especial)
Alberto (Antonio Fagundes), de Bom Sucesso

Lidiane (Claudia Raia), de Verão 90
Olavo (Tony Ramos), de O Sétimo Guardião

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.