Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
twitter
Instagram
YouTube

LUTO

Morre aos 64 anos o ator e diretor da Globo Jorge Fernando, vítima de parada cardíaca

REPRODUÇÃO/GLOBO

O ator e diretor Jorge Fernando em cena da novela Verão 90, da Globo

Jorge Fernando na novela Verão 90, em julho deste ano: último trabalho na Globo como ator e diretor

REDAÇÃO

Publicado em 28/10/2019 - 4h47
Atualizado em 28/10/2019 - 14h26

O ator e diretor da Globo Jorge Fernando morreu no domingo (27), aos 64 anos, vítima de uma parada cardíaca. Ele estava internado no Hospital CopaStar, no Rio de Janeiro, onde deu entrada no começo da tarde, após passar mal. O último trabalho de Jorginho --como era conhecido-- foi na novela das sete Verão 90, exibida entre janeiro e julho de 2019.

Em nota, o hospital disse que a parada cardíaca foi "em decorrência de uma dissecção de aorta completa", um distúrbio em que a camada interna da maior artéria do corpo se rompe e se separa da camada intermediária, o que resulta em um aneurisma. A causa mais comum que leva à dissecção aórtica é um quadro de pressão alta.

O velório de Jorge Fernando acontecerá no Teatro Leblon, na sala Marília Pera, nesta terça-feira (29), e será aberto ao público entre 8h e 10h. Após esse horário, a cerimônia ficará reservada para familiares e amigos do dramaturgo. A cremação do ator também será fechada à família.

Jorge Fernando teve um AVC em 2017 e se recuperava desde então. Após quase dois anos afastado da televisão, foi chamado para ser o diretor artístico de Verão 90 e também fez uma ponta como ator nos capítulos finais da trama.

Nascido em 29 de março de 1955, Jorge Fernando teve seu primeiro contato com a atuação na adolescência, enquanto estudava em uma escola do Méier, na zona norte do Rio.

Na televisão, estreou como ator em 1978, no seriado Ciranda, Cirandinha, e começou sua carreira como diretor em Coração Alado, de Janete Clair, em 1980. Desde então, dirigiu 34 novelas, minisséries e seriados, e esteve à frente de vários sucessos na Globo, como as novelas Rainha da Sucata (1990) e Alma Gêmea (2005). 

Um dos trabalhos mais relevantes do diretor foi a primeira versão de Guerra dos Sexos (1983), protagonizada por Fernanda Montenegro e Paulo Autran. A cena clássica da guerra de comida no café da manhã dos personagens de Fernanda e Autran é considerada uma das mais importantes da teledramaturgia brasileira.

Por seu trabalho na trama das 19h, Jorge Fernando foi premiado pela Associação Paulista de Críticos de Arte como o melhor diretor, em 1983, ao lado de Guel Arraes. Quase 30 anos depois, ele teve a chance de fazer tudo de novo, quando dirigiu o remake de Guerra dos Sexos, em 2012.

Outros sucessos foram Vamp (1991), Deus nos Acuda (1992) e A Próxima Vítima (1995), que fez o Brasil parar no último capítulo, à espera da revelação de quem era o grande assassino.

Além das novelas, Jorge Fernando também fez história no humor. Com Sai de Baixo (1996-2002), ele levou o teatro de volta à TV e obrigou muita gente a dormir mais tarde nos domingos. Um de seus sucessos mais recentes foi Alma Gêmea, em 2005, uma das novelas das seis com melhor média de audiência da história da Globo.

Depois de uma longa temporada como diretor, Jorge Fernando voltou a atuar em 2011, no seriado Macho Man. Ele também dirigiu Cláudia Raia no musical Não Fuja da Raia. O diretor atuou ainda na peça autobiográfica Salve Jorge, em que reuniu histórias que marcaram sua trajetória profissional na TV, no cinema e no teatro.

Famosos lamentaram 

Gloria Perez foi uma das primeiras colegas a se despedir de Jorge Fernando em suas redes sociais. "Mais um amigo querido indo embora tão cedo! Você vai fazer tanta falta, Jorginho, com sua alegria, seu entusiasmo, seu talento... Sem palavras aqui!", escreveu a autora em seu Facebook. 

Xuxa Meneghel se despediu com um registro do diretor usando um chapéu de paquita. "Você vai deixar muitas saudades nessa vida, sua alegria era única!", escreveu a rainha dos baixinhos.

Confira algumas reações de amigos e colegas de Jorge Fernando: 

View this post on Instagram

A sua alegria sempre será lembrada... descanse em paz! #Ripjorgefernando #JorgeFernando 🙏💔

A post shared by Adriane Galisteu 🅰️ ✚ (@galisteuoficial) on

Leia também


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Mais lidas

Enquete

Você já tem seu favorito em A Fazenda 12?