BRIGA NO FUTEBOL
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Luís Roberto: Globo pode ter derrota histórica na licitação da Libertadores contra o SBT
A Globo vive um momento de grande apreensão em seu núcleo de Esportes. A emissora corre risco sério de ficar sem a Libertadores até 2026. Trazer a principal competição de futebol da América do Sul de volta era uma prioridade absoluta da direção para este ano. A perda dos direitos assusta ainda mais porque o grupo tem em seu caixa R$ 12 bilhões para investimentos. Mas dinheiro não é exatamente o fator principal da conta para levar o pacote de jogos.
Na TV por assinatura, o conglomerado de mídia já está fora da disputa. Sua proposta financeira foi a menor para esta mídia, bem abaixo do que ofereceram as gigantes estrangeiras que seguem na disputa --Disney, Amazon e Paramount. Com isso, o SporTV ficará sem o torneio, que costuma fazer a diferença na audiência.
Na TV aberta, a emissora segue no páreo, juntamente com o SBT. Segundo apurou o Notícias da TV, as propostas das duas no primeiro round foram bem parecidas em todos os quesitos. Isso inclui financeiro, plano de negócio para patrocinadores e ideias de coberturas. Por isso, ambas foram escolhidas para enviarem novas propostas, com ajustes, até a sexta-feira (29).
Outra explicação importante é que, como os valores para a TV aberta costumam ser mais baixos do que os pagos por TV paga e streaming, as propostas se equivalem bastante. A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) deseja arrecadar, mas a Libertadores em rede nacional está longe de ser seu maior ganho. Ou seja, dinheiro não é o principal ponto para decidir quem levará os direitos.
Uma questão que a Globo precisa deixar mais clara é a exibição dos patrocinadores da Libertadores durante os jogos. Na primeira proposta, a emissora não explicou se daria espaço para as marcas que pagam para a federação da América do Sul. Nos bastidores, deu a entender que só resolveria isso após a licitação. Mas a Conmebol não vai abrir mão disso.
Assim como faz desde que herdou o contrato rescindido pela Globo em agosto de 2020, no auge da pandemia de Covid-19, o SBT afirmou que seguirá mostrando empresas como o banco Santander em suas transmissões. Os patrocinadores não escondem que preferem a Globo pelo seu alcance, mesmo que gostem do trabalho feito pela emissora de Silvio Santos. .
Por fim, a relação do SBT com a Conmebol é muito próxima e considerada "excelente". A entidade reconhece que o trabalho feito foi muito bom e que a empresa ainda apoiou projetos importantes, como a realização da Copa América de 2021 no Brasil. Os índices de audiência também são bem avaliados.
Globo e SBT brigam por 23 jogos por ano da Libertadores na TV aberta. Ambas colocaram o torneio como sua prioridade no ano por conta da audiência que podem alcançar.
A emissora de Silvio Santos tem seus melhores resultados com as partidas nas noites de terça. Já a Globo deseja recuperar a Libertadores para alcançar índices que não consegue com outras competições. Quem ganhar leva a Recopa Sul-Americana como "brinde" até 2026 também.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.